Red Bull Racing: 20 anos que mudaram a face da F1

Por a 17 Fevereiro 2024 10:17

20 anos de paixão, duas décadas de adrenalina, Red Bull Racing, uma história de amor com a velocidade com excelente capítulos escritos no asfalto, numa jornada inspiradora e emocionante…

David Coulthard marcou presença na apresentação da Red Bull Racing, uma equipa que completa este ano 20 anos de Fórmula 1, num percurso absolutamente fantástico duma estrutura em que poucos acreditavam de início, mas que hoje… é o que é: “Há 20 anos, e olhando para os vídeos, somos todos mais jovens! Tem sido uma grande jornada. E na verdade, estes 20 anos têm sido fenomenais. Alguns altos e baixos ao longo do caminho, mas muitos altos” começou por dizer Christian horner que passou a palavra a David Coulthard, piloto que estava com a Red Bull no seu primeiro ano de F1 em 2005: “Na verdade, eu tinha visto o que o Christian (Horner) tinha feito com sua equipa, a Arden (ndr, fundada por Horner em 1997). Eu já tinha decidido que não iria correr por eles porque simplesmente não acreditava no investimento futuro. Mas quando os conheci, tudo ficou absolutamente claro. Isto era muito mais do que apenas um exercício de ‘branding’.

Era um compromisso absoluto e logo no primeiro encontro ele disse que o nosso objectivo era vencer o Campeonato do Mundo e isso realmente fez-me recuar, porque ainda nem tínhamos chegado à primeira corrida. Construir uma equipa que possa competir contra a Ferrari e todas as outras, mas a sua visão, seu compromisso, junto com todos os grandes homens e mulheres técnicos que fizeram parte desta jornada foi simplesmente incrível.

Quando começamos, havia algumas centenas de pessoas na fábrica no final desta estrada.

Agora temos todo o ‘campus’ de Milton Keynes e cerca de 1.500 pessoas empregadas, e aumentando. Tem sido uma jornada tão incrível, e claro que ficou claro desde o início que eles estavam a falar a sério porque na duas primeiras corridas de 2005 a Red Bull marcou mais pontos do que a Jaguar teve no toda a temporada anterior”, disse Coulthard, que explicou depois como chegou ao primeiro troféu da Red Bull, o pódio do GP do Mónaco de 2006: “O Mónaco é um circuito que quase sempre estive bem. Então, eu estava confiante de que, apesar de ainda sermos uma equipa em desenvolvimento, havia uma oportunidade de obter um resultado numa pista como essa. Então eu estava convencido de que éramos capazes de chegar a uma boa posição, mas um pódio, claro, é um marco para a equipa.

Foi o primeiro troféu e está com muito orgulho no gabinete do Christian na Red Bull”, disse Coulthard.

Já Christian Horner,

O David foi uma parte importante do início da Red Bull na F1, e novamente aqui estamos 20 anos depois com ele ainda associado e trabalhando com a marca. Mónaco 2006 foi um momento importante porque aquele troféu representava o que estava por vir. E também representou que estávamos preparados para fazer as coisas de forma um pouco diferente, vendo o David em pé no pódio na frente do Príncipe Albert do Mónaco como um Superman. O primeiro pódio só mostrou o que estávamos a fazer diferente. Estávamos a fazê-lo de forma rebelde. É muito importante mencionar naquele momento.

A Fórmula 1 era algo bastante ‘fechado’. Você não entrava nas outras equipas, e a Red Bull, abriu a porta do Paddock e disse que as outras equipas eram bem-vindas. E no início, você podia ver outros membros das equipas, meio nervosos, entrando na ‘Station Energy’ pensando que algo iria acontecer.

E com o tempo, mudou toda a filosofia da Fórmula 1.

E o Paddock é agora um lugar muito mais amigável por causa disso. Absolutamente. Tem a ver com a cultura da equipa, os homens e mulheres aqui em Milton Keynes. Todas as pessoas nos bastidores dizem que foi nesses edifícios industriais que criamos alguns dos carros mais incríveis das últimas 19 temporadas. As madrugadas, as horas, os sacrifícios que são feitos, é uma cultura. É uma cultura muito inclusiva, é uma cultura de equipa. A F1 é o maior desporto motorizado coletivo do mundo e sem as pessoas você não tem nada, as pessoas são o maior património”, disse.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado