Red Bull assume “o controlo da única variável” que faltava com divisão de motores

Por a 12 Novembro 2023 18:38

É um desafio enorme, admite Christian Horner, mas é a única forma da Red Bull poder “assumir o controlo da única variável” que faltava à estrutura de Milton Keynes, de forma a poder competir na Fórmula 1 sem qualquer restrição de terceiros. A Red Bull Ford Powertrains é “uma experiência emocionante e tensa ao mesmo tempo”, avisa o responsável. 

Para os fãs ainda falta muito tempo para a temporada de 2026, ano em que novos ‘players’ entram oficialmente na Fórmula 1 e os carros da Red Bull e AlphaTauri vão entrar em pista com uma unidade motriz produzida e montada em Milton Keynes, designada por Red Bull Ford Powertrains, mas para quem trabalha para o projeto em Milton Keynes não sobra muito tempo. Christian Horner garante que está bem ciente da dimensão do desafio que a estrutura assumiu, mas diz que não tem medo dele. 

“2026 é o próximo capítulo para nós e é assumir o controlo da única variável que faltava”, explicou Horner, citado pelo Motorsport.com. “Penso que as pessoas talvez não compreendam a dimensão do desafio que assumimos para 2026. Mas a forma como a equipa o encarou é exatamente a mesma que fazemos com o chassis”. 

A Red Bull apostou na produção da sua própria unidade motriz depois do anúncio da saída da Honda da Fórmula 1, que voltou atrás na sua decisão, anunciando uma nova parceria com a Aston Martin a partir de 2026, o primeiro ano da nova regulamentação sobre as unidades motrizes. Juntou-se a Ford ao projeto da Red Bull, o regresso do construtor automóvel norte-americano à F1, mais de 22 anos depois do fim da última aventura na competição em 2004.

“Temos dois anos, o que parece ser muito tempo, mas temos praticamente 100 semanas até estarmos a rodar no pitlane com um motor concebido e fabricado pela Red Bull na parte de trás do carro”, argumentou Horner. “Por isso, é uma experiência emocionante e tensa ao mesmo tempo, mas estamos em bom rumo. Temos algumas pessoas fantásticas envolvidas e temos uma ótima cultura. Estamos ansiosos”. 

No final de abril de 2021, a Red Bull anunciou a contratação de Ben Hodgkinson para a função de diretor técnico da nova divisão, depois de ter trabalhado na Mercedes High Performance Powertrains (MHPP) durante 20 anos, tendo começado a trabalhar no projeto a partir de 24 de maio de 2022. Este anúncio seguiu-se a outros nomes de vários funcionários da Mercedes que a Red Bull contratou, como por exemplo Steve Blewett, que passou a exercer as funções de diretor operacional durante o ano passado.

Sem alcançar acordo com a Porsche numa primeira instância, a Red Bull Ford Powertrains vai enfrentar Audi, Mercedes, Ferrari e Renault ao produzir os seus primeiros motores dentro do seu campus de Milton Keynes, o que para o tricampeão de Fórmula 1, Max Verstappen, é um projeto impressionante e que promete resultados bons para a equipa.

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