Red Bull ameaça sair da Fórmula 1 | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Red Bull ameaça sair da Fórmula 1

José Luis Abreu by José Luis Abreu
21 Abril, 2017
in Destaque Homepage, F1, FÓRMULA 1, Newsletter, Newsletter destaque
A A
Red Bull ameaça sair da Fórmula 1

Share on FacebookShare on Twitter

Não é a primeira vez que acontece, e curiosamente a razão são novamente os motores. Em entrevista ao site oficial da Fórmula 1, o consultor da Red Bull, Helmut Marko disse que a FIA e os novos responsáveis da F1 vão ter que encontrar uma solução para os motores, que contemple um construtor não ligado a uma marca, e se isso não suceder a Red Bull pode sair da Fórmula 1.

A tática já não é nova. Ler-se que a Red Bull pode estar a considerar deixar a Fórmula 1 é um “assunto” muito forte e por isso Helmut Marko, como é habitual, “largou a bomba”. Não é novidade para ninguém que os austríacos continuam incomodados com a vantagem que deixaram de ter depois do período 2010-2013, mas esta é novamente a utilização duma arma com pólvora seca, ainda que isso possa mudar no futuro. Portanto, a ameaça atual é só pressão política mas, se for mantida a ausência de perspetivas que a situação melhore no curto prazo há uma coisa que todos temos de estar cientes: ao contrário da Ferrari, McLaren ou Williams – marcas que para alem da sua participação no Mundial de Formula 1 têm outras divisões empenhadas na indústria automóvel, suficientemente lucrativas para até suprirem alguns problemas financeiros das suas equipas de competição – a Red Bull está na Fórmula 1 apenas por uma questão de marketing e poderá abandonar os Grande Prémios quase a qualquer momento, leia-se no final de um época desportiva. Pode, mas dificilmente o fará. Pelos motivos que explicamos à frente.

Bastará que na Áustria se chegue à conclusão que a participação nos Grande Prémios já não ajuda a vender o produto da marca de bebidas energéticas ou que a equipa registe uma quebra de receitas comerciais por falta de resultados e/ou perda de patrocinadores e Mateschitz poderá muito bem dar ordem para vender as estruturas de Milton Keynes e de Faenza.

Artigos relacionados

GP do Azerbaijão F1: McLaren domina TL1 encurtado

GP do Azerbaijão: Horários, 5ª Feira, TL1 – 09h30; TL2 – 13h00

23 Setembro, 2026

F1: Esteban Ocon vai deixar a Haas no final da temporada

23 Setembro, 2026

Mas a saída de cena da Red Bull nunca implicaria o fecho da equipa, até porque isso representaria um enorme prejuízo para Mateschitz e o austríaco só virará as costas à Fórmula 1 se lhe aparecer um comprador com meios para assumir uma das estruturas mais avançadas do Mundial. A equipa que começou como Stewart Grand Prix, foi Jaguar Racing e é, há 13 anos, a Red Bull Racing, não irá desaparecer se Mateschitz se cansar da Fórmula 1, mas poderia passar a existir sob outra denominação. Como aconteceu com a Jordan, que foi Midland e Spyker antes de ser Force India; como foi o caso da Toleman, que passou a Benetton, Renault, Lotus e é agora Renault outra vez; ou como foi a Minardi, desde há 12 anos denominada Toro Rosso. E como poderá acontecer a curto prazo com a Sauber, se os suíços continuarem a revelar-se completamente incapazes de encontrarem patrocinadores para a sua equipa.

A verdade é que a Red Bull não tem mesmo grandes alternativas. Em 2015, a Mercedes, a Ferrari e a Honda (depois da nega de Ron Dennis) nunca se mostraram interessadas em colocar em risco as suas equipas de ponta com a venda de motores à Red Bull e a construção dum motor próprio em Milton Keynes, mesmo se projetado por um génio como Mario Illien, teria custos muito elevados e teria também dificuldades em ser bem sucedida face à complexidade dos sistemas que são utilizados atualmente. Para além disso há ainda a questão financeira, que é complexa, por isso a única alternativa disponível é a de pressionar a FIA/Liberty Media o mais possível, mas dada a passividade de que Jean Todt tem dado mostras desde que foi eleito há sete anos, não será por ai que a Red Bull irá conseguir atingir os seus intentos.

“Em 2021 a F1 deve ter um construtor independente de motores” disse Marko. “Isto é mais do que necessário e esse motor tem que ser simples, barulhento e e custar menos que 10 milhões de euros. Estamos a falar de um motor muito menos sofisticado que os atuais, um motor de corridas simples. Há várias empresas no mundo automóvel capazes de o fazer. Portanto o que esperamos dos novos donos da F1 é que conjuntamente com a FIA encontrem uma solução no máximo até ao final desta época desportiva. Se isso não suceder, a nossa permanência na F1 para lá de 2020 não é segura” disse Marko.

Tags: Red Bull
José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

GP do Azerbaijão F1: McLaren domina TL1 encurtado
Destaque Homepage

GP do Azerbaijão: Horários, 5ª Feira, TL1 – 09h30; TL2 – 13h00

by Fábio Mendes
23 Setembro, 2026
FÓRMULA 1

F1: Esteban Ocon vai deixar a Haas no final da temporada

by José Luis Abreu
23 Setembro, 2026
Next Post
Niki Lauda: “Motor alternativo poderia destruir a F1”

F1: Ferrari acionou os alarmes da Mercedes, diz Lauda

World RX: Novidades nos regulamentos 2017

World RX: Novidades nos regulamentos 2017

Subscribe
Login
Notify of
Please login to comment
14 Comentários
Não me chateies
Não me chateies
9 anos atrás

A FIA já tentou isso com os cosworth , não resultou em termos de desempenho. A red bull quer um motor de marca branca melhor que a Renault? O problema é que a Mercedes só devia vender motores, a única marca que esteve historicamente como construtor é a Ferrari.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
9 anos atrás

Outra vez? Devem querer ficar à rasca para a época de 2018 outra vez, pelos vistos. Da última vez que ameaçaram sair, ninguém lhes ligou nenhuma e foram obrigados a ficar com os motores em que tanto cuspiram.

Se estão assim tão incomodados, a porta é ali ->

Flávio 1982
Flávio 1982
9 anos atrás

Mas porque é que estes tipos não se dedicam mas é a construir um carro que os faça ganhar corridas em vez de virem ameaçar que vão embora, ou dizer que as t wings deviam ser banidas, etc, etc, só querem ganhar? Já ganharam é verdade mas e depois, sempre que ficaram para trás a culpa é sempre dos outros. Bem se olhassem ao que uma equipa como a force Índia faz com o orçamentado limitado que tem talvez ganhassem vergonha na cara. A Williams e a McLaren também estão a passar uma fase não ganhadora e não é por… Ler mais »

« Anterior 1 2
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
GP do Azerbaijão F1: McLaren domina TL1 encurtado

GP do Azerbaijão: Horários, 5ª Feira, TL1 – 09h30; TL2 – 13h00

23 Setembro, 2026
Mercedes-AMG CLA 45 4MATIC+: 680 cv por 80.600 €

Mercedes-AMG CLA 45 4MATIC+: 680 cv por 80.600 €

23 Setembro, 2026

F1: Esteban Ocon vai deixar a Haas no final da temporada

23 Setembro, 2026
Nova Classificação do Mundial de Fórmula 1 após penalizações no GP do Mónaco de F1

Isack Hadjar renova com a Red Bull para 2027

23 Setembro, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright

wpDiscuz