Red Bull ameaça sair da Fórmula 1… mais uma vez

Por a 18 Maio 2017 10:31

É uma questão já antiga a ameaça da Red Bull em sair da Fórmula 1 se não existirem mudanças nas regras dos motores e esta temporada não é a primeira vez que acontece. E Helmut Marko exigiu que os regulamentos para a próxima geração de motores seja significativamente melhor que os atuais e que se tal não acontecer a sua equipa será forçada a abandonar a competição. As conversações já começaram e para depois de 2020 a Red Bull impôs as seguintes condições.

“A ideia é muito simples. Queremos um motor de 1000 CV, com um KERS padrão e bateria, e que o desenvolvimento não custe mais que 15 a 20 milhões. Devem ter som e que permitam ao piloto fazer a diferença e algumas companhias independentes como Ilmor e Cosworth devem poder fazer motores e que equipas como a nossa ou a McLaren os usem caso queiram”, afirmou o conselheiro da Red Bull Racing. Caso estas condições não sejam reunidas Marko confirmou que a equipa deve sair da F1. “Sim, porque o ano passado a Mercedes não nos deu um motor, a Ferrari também não e a Renault só nos deu porque foi obrigada pelo Ecclestone. Queremos ter uma situação igualitária em que não sejamos chantageados por um construtor”, acrescentou o austríaco.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
2fast4u
2fast4u
6 anos atrás

Todas as equipas “garagistas” estão dependentes de ter um bom construtor a apoiar, e de preferência a nível oficial. E basta analisar a história da F1 para perceber que, tirando a Ferrari, os construtores passam mas as “garagistas” ficam (de forma geral durante mais tempo). E os seus resultados oscilam consoante o compromisso que é feito. Agora vem a Red Bull e acha que não pode ser assim, que eles têm de ter acesso a um motor competitivo só porque sim! Mais arrogantes era impossível. Fico muito contente que todos os fornecedores de motor façam o mesmo que a Mercedes… Ler mais »

MVM
MVM
6 anos atrás

Quem é que chantageia quem? O problema da Red Bull é que nunca mais se encontrou depois do êxito das temporadas de 2010 a 2013. Nessas épocas não tinham o melhor motor, mas ganhavam tudo o que havia para ganhar. Qual será a diferença entre esses anos e estas últimas épocas? O projectista – por mais que o neguem – é o mesmo, a equipa técnica também, tal como o fornecedor de motores e de pneus. Que mudou? Foi só as regras? E a Red Bull começa a tornar-se ridícula e a não ser levada a sério quando repete sistematicamente… Ler mais »

ernie
ernie
6 anos atrás

A culpa de terem visto a Renault, Ferrari e a Mercedes negarem-lhe motores, deve-se exclusivamente ao facto de este senhor e o seu patrão terem a boca grande, e mandarem bocas que não deviam. Quando a Renault teve problemas em 2015, disseram, fizeram e aconteceram coisas que eles deviam ter calado ou pelo menos não trazer a público da forma como o fizeram. A Mclaren está com imensos problemas há 2 anos e meio que todos conhecemos, em muito pior situação que a Red Bull esteve em 2015, e ainda não teve criticas destrutivas em relação em relação à Honda.… Ler mais »

2fast4u
2fast4u
Reply to  ernie
6 anos atrás

Acrescento que o último título que a Red Bull/Vettel teve ficou-se a dever a um Sr. que não me lembro o nome, engenheiro da Renault, que fez um mapeamento de motor que até dava a sensação que o carro tinha controlo de tracção. Isto permitiu a Vettel fazer ainda mais a diferença. E se na altura eu tinha dúvidas quanto à mais valia que era Vettel, no sentido de realmente extrair mais do carro, agora tenho a certeza que ele é mesmo um fora de série. E basta ver o que ele tem feito com o Ferrari, porque o Kimi… Ler mais »

ZeCambota
ZeCambota
Reply to  2fast4u
6 anos atrás

Essa sua teoria poderia ser muito interessante se não tivesse omitido o último ano do Vettel na Reb Bull com o Daniel Ricciardo. Aí a “mais valia” Vettel perdeu todo o sentido.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
6 anos atrás

Por muito que a posição da Red Bull vos apoquente, têm razão. Os motores estão demasiado caros o que alienou construtores independentes. Claro que há a estória do Pedro e do Lobo e o crédito que vão perdendo.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  sr-dr-hhister
6 anos atrás

E nos outros anos porque não falaram sobre isto? Quando ganharam não os vi queixarem-se que a F1 era demasiado cara e já nessa altura tinhamos equipas pequenas em sérias dificuldades.

Só falam disso porque lhes convém, para suportar o argumento contra a FIA. Além que já usaram esta carta tanta vez que já está bem gasta, já quase nem dá para ver a impressão.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Mas isso é óbvio. O que não invalida o facto das unidades de potência serem demasiado caras e construtores independentes terem sido completamente alienados! A verdade é que temos um motor Renault que anda há anos em subdesenvolvimento e a Honda nem se fala. Metam-se na posição da Red Bull que está obrigada a usar Renault. Aliciar constructores depois do falhanço da Honda e com o preço que custam? Boa sorte!

Pity
Pity
6 anos atrás

Querem sair? Saiam! Chantagem é que não. Da mesma forma que a Honda entrou com “a carruagem em andamento”, a Red Bull que convença um construtor a entrar, mas faça-o desde já, para que, quando vierem as novas regras, esse construtor esteja em condições de avançar.
Esta gente achava que chegava e ficava a dominar ad eternun, humilhando as equipas históricas.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Enfim, sempre que falham culpa a F1, as novas regras, o motor, a pista, a FIA… Já fazer mea-culpa, aceitar que falharam e fazer melhor para a próxima é que nada.

Ficaram mal habituados de 2010 a 2013 ou lhes saiu tudo bem, agora que não cosneguem chegar ao nível das da frente, ficam todos amuadinhos.

Continuem lá a fingir que vão sair e depois metem a viola no saco e continuam.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
6 anos atrás

Tin, tin, tin… dor de cotovelo!
Pomada durante alguns dias e isso passa, sr. Helmut.

MiguelCosta
MiguelCosta
6 anos atrás

Eu deixava-os ir, alguém compra as equipas e pode ser que não passe a vida a chorar, parecem aqueles putos na escola que são os donos da bola e se eles não jogam ninguém mais joga!

dumberdog
dumberdog
6 anos atrás

Parece uma carta de um puto mimado ao Pai Natal!!

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado