Recordar Gilles Villeneuve

Por a 8 Maio 2017 22:45

Foi precisamente há 35 anos que perdemos Gilles Villeneuve, um piloto que depressa se tornou herói de muitos, devido aos seus enormes feitos em pista. Ironicamente, nunca conquistou um título mundial. Joseph Gilles Henri Villeneuve nasceu em 1950 em Richelieu, província do Quebec, teve o seu primeiro contato com um volante aos sete anos de idade, aos 17 anos iniciou sua carreira no automobilismo, em corridas de motos de neve. Em 1973 rumou à Fórmula Ford, onde venceu o Campeonato do Quebec e ‘Rookie’ do Ano. Em 1974 rumou à Fórmula Atlantic, e em 1976 vence nove de dez corridas, alcançando os títulos norte-americano e canadiano. Era daqueles pilotos raros que aliavam garra e vontade de vencer a um jeito nato para a condução. No final desse ano vários pilotos de Fórmula 1 foram participar numa corrida de Fórmula Atlantic no Canadá e ficaram espantados ao serem batidos por este piloto local.

Repararam nele e depois de ser chamado pela McLaren para disputar o GP de Pau de F2, em França, foi posteriormente convidado para disputar a temporada de 1977 pela McLaren, como terceiro piloto, estreando-se na Formula 1 sem nunca ter corrido na Europa, depressa deixando fascinados todos os que acompanharam a sua curta carreira.

Na primeira das corridas, em Inglaterra, 1977, com a McLaren, Villeneuve, sem nunca ter conduzido um Fórmula 1, atacou os primeiros treinos livres com uma técnica até então desconhecida: começou por fazer cada curva do circuito o mais depressa que podia até entrar em pião e assim conhecer os limites do carro e dele próprio. Fez piões em todas as curvas, mas quando chegaram os treinos cronometrados classificou-se entre os dois carros de fábrica.

A partir desse fim de semana todos sabiam que Villeneuve ao volante era sinónimo de espetáculo e que não havia outro piloto que tirasse mais de um carro do que ele podia dar. Enzo Ferrari quis conhecê-lo e ficou encantado não só com a sua personalidade como pela paixão que Villeneuve tinha pela Fórmula 1 e pela Ferrari. Contratou-o de imediato, mesmo não sendo o tipo de piloto que mais falta fazia à Ferrari na altura. Este foi só o começo, o resto da história e bem mais conhecida.

Nas próximas duas edições do Autosport Histórico, o AutoSport vai recordar detalhadamente a carreira do mágico. Serão 12 páginas de um piloto de F1 que encantou e nunca será esquecido. “Gilles, ti ricordiamo cosi…”

villeneuve

Foto de Bianchetti Luigi/Galeria Maranello

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
15 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
webcat
webcat
8 anos atrás

Simplesmente, o maior de sempre.
Ponto final.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
8 anos atrás

Um piloto que mesmo não tendo sido campeão merece estar no mesmo patamar de muitos campeões do mundo, teria-o sido se não fosse aquele maldito acidente em Zolder.

Era por exemplo, um dos pilotos favoritos do Ayrton Senna “Meus ídolos como pilotos sempre foram Niki Lauda e Gilles Villeneuve. O primeiro pela frieza e Villeneuve pela agressividade”. Gilles e Ayrton em vários aspectos eram muito parecidos.

MiguelCosta
MiguelCosta
8 anos atrás

Grande Gilles, mesmo sem títulos e apenas com 6 vitórias (se não me engano), será sempre dos meus pilotos preferidos desde que assisto e gosto de F1. No meu top 3 é o único por quem torci.

Ligier
Ligier
8 anos atrás

Villenuve em Jarama 81 protagonizou um dos maiores espectáculos de sempre. Pena a sua rivalidade com o Pironi ter dado naquele acidente. Os dois foram perdas irreparáveis.

kanSan27
kanSan27
Reply to  Ligier
7 anos atrás

…e Zeltweg GP Austria protagonizou situação semelhante enquanto os pneus Michelin e o Ferrari o permitiram, GP Monaco foi buscar Alan Jones que estava com 20 e tal segundos de vantagem com a vitória no bolso e Gilles faz uma recuperação memoravel e uma ultrapassagem fabulosa na linha de meta e vence categoricamente num Ferrari sem suspensão e pneus nas lonas! Momentos Magnificos.

MVM
MVM
Reply to  Ligier
7 anos atrás

A maneira como ele manteve cinco carros atrás de si, todos eles mais rápidos que o Ferrari, foi simplesmente empolgante!
Mas o GP anterior também tinha sido interessante: embora a vitória se tenha devido aos problemas do Alan Jones, foi a primeira de um turbo no Mónaco. Só o Gilles podia ter feito aquilo.

lemans1969
lemans1969
Reply to  MVM
7 anos atrás

Tive o privilégio de assistir, ao vivo, ao GP de Espanha de 1981 naquela que foi a última vitória de Villeneuve.

Que luta memorável entre Gilles Villeneuve (Ferrari), Jacques Laffite (Ligier), John Watson (McLaren), Carlos Reutemann (Williams) e Élio de Angelis (Lotus).

Estes cinco pilotos terminaram a corrida pela ordem que os descrevi e com a diferença entre o 1º e o 5º classificado a cifrar-se em 1 segundo e 24 centésimos.

Belos tempos em que as corridas de F1 se ganhavam na pista e não nas boxes como agora tantas vezes acontece.

lemans1969
lemans1969
Reply to  Ligier
7 anos atrás

Tive o privilégio de assistir, ao vivo, ao GP de Espanha de 1981 naquela que foi a última vitória de Villeneuve.

Que luta memorável entre Gilles Villeneuve (Ferrari), Jacques Laffite (Ligier), John Watson (McLaren), Carlos Reutemann (Williams) e Élio de Angelis (Lotus).

Estes cinco pilotos terminaram a corrida pela ordem que os descrevi e com a diferença entre o 1º e o 5º classificado a cifrar-se em 1 segundo e 24 centésimos.

Belos tempos em que as corridas de F1 se ganhavam na pista e não nas boxes como agora tantas vezes acontece.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
8 anos atrás

Dijon 1979: https://www.youtube.com/watch?v=fhxMnYlkHeIhttps://www.youtube.com/watch?v=fhxMnYlkHeI

Todos os pilotos de F1 actuais, incluindo dirigentes da FIA deveriam ver este vídeo todos os dias. Um espectáculo!

kanSan27
kanSan27
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Fenomenal. Na F1 atual face às características tecnicas dos F1 creio que não seria possivel, no entanto creio que não temos pilotos com as características de Gilles por outro se fizessem semelhante “brincadeira” esperava-lhes uma valente suspensão ou exclusão dos GP 😂

kanSan27
kanSan27
7 anos atrás

Gilles Villeneuve é o culpado por ter começado a gostar de F1. Piloto Genial, Magistral, passou pela F1 que nem um cometa mas o seu legado será eterno. Quis o destino que não fosse campeão do mundo, no entanto encontra no Olimpo dos Grandes Campeões. O duelo com Arnoux em Dijon 1979 e as suas 6 vitorias representam dos momentos mais belos da F1. Obrigado Villeneuve

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
7 anos atrás

Tal pai, tal filho. Muitos tomates e pouca cabeça.

trackback
7 anos atrás

[…] Recordar Gilles Villeneuve […]

rodríguezbrm
rodríguezbrm
7 anos atrás

Contra-ordenação por emissão de ruído superior ao limite máximo permitido. Do resto, a imagem diz tudo !

http://i.imgur.com/qDu7Gyl.jpg

can-am
can-am
7 anos atrás

Um doido. Rapidíssimo mas não tinha qualquer noção de estratégia ou do que era gerir uma corrida. Típico pé na chapa e fé em Deus. Sempre a fundo em todo o lado. Ou ganhava fabulosamente, ou partia o carro (era o terror dos mecânicos de Maranello),ou se partia a ele, como infelizmente veio a acontecer. Faltava-lhe muito para ser um piloto completo. Mas como morreu cedo tornou-se uma lenda.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado