Q&A, Lewis Hamilton: “Se tivéssemos parado mais cedo, e saído à frente, poderia ter ganho a corrida”

Por a 21 Junho 2021 12:45

Lewis Hamilton voltou a não conseguir bater os Red Bull, O inglês assumiu a liderança na volta de abertura, antes da perder fruto de um ‘undercut’ de Max Verstappen depois da Mercedes ter desencadeado a sequência de pit stops com Valtteri Bottas na volta 17, devido a uma vibração crescente dos pneus do Mercedes do finlandês.

Verstappen voltou a colocar pneus médios na volta 32, a Mercedes não quis seguir uma estratégia de duas paragens devido a ter de ceder a posição da pista a Perez, Lewis Hamilton e Valtteri bottas mantiveram a posição bem os seus pneus desgastados, mas Verstappen apanhou Hamilton na penúltima volta e passou-o. Também Perez conseguiu passar Valtteri Bottas já que o finlandês tinha os pneus mais velhos dos quatro.

Lewis Hamilton garantiu o 170º pódio da sua carreira na F1 com o seu segundo lugar.

Lewis, isto pareceu uma inversão de Barcelona. Desta vez foste tu o perseguido. Como foi perder a corrida tão perto do fim?

“Nada de especial, penso que fizemos um excelente trabalho. Apenas não resultou, mas não me sinto particularmente mal. Não estou massivamente desapontado. Penso que fiz o melhor trabalho que pude e, claro que houve coisas que podíamos ter feito um pouco melhor, mas no geral eles foram mais rápidas do que todos nós no fim-de-semana, por isso é um verdadeiro reflexo do ritmo que eles têm”.

Tendo em conta onde começaste o fim-de-semana e as mudanças que tiveste de fazer antes da qualificação, quão melhor sentiste o carro na corrida?

“Em comparação com os treinos, não diria que esteve muito melhor. Na corrida, a pista tinha muita poeira e estava escorregadia, por isso foi bastante complicado. Foi apenas inconsistente em todas as voltas”.

Dado o ritmo da Red Bull, achas que uma estratégia mais agressiva poderia ter feito alguma diferença?

“Ao olharmos à posteriori, se tivéssemos parado mais cedo, antes deles terem parado, e se saíssemos à frente, provavelmente poderia ter ganho a corrida mas ainda assim teria sido muito difícil. O seu ritmo era geralmente muito, muito forte. Consegui mantê-los à distância quando ele estava atrás de mim, mas se ele não tivesse cometido um erro na Curva 1, eles teriam apenas liderado a corrida do princípio ao fim, provavelmente”.

O Nico Rosberg disse que ficou um pouco surpreendido ao ver que não te defendeste mais duramente contra o Max, quando ele passou por ti. Haveria algo mais que pudesses ter feito naquela situação ou foi apenas uma indicação de quanto os teus pneus tinham ‘desaparecido’?

“Em primeiro lugar, havia muita borracha fora da trajetória no interior, por isso não queria tornar os meus pneus piores do que já estavam. Ele tinha o DRS aberto, por isso se não passasse por mim ali, teria passado na reta a seguir, por isso teria feito zero diferença e eu não ‘tinha’ nenhuma frente, por isso ele ter-me-ia apanhado de qualquer maneira.

Era inútil defender com mais vigor. Acho que viram o que aconteceu ao Valtteri. Portanto, já não fazia sentido estragar mais os pneus.

Duas paragens, provavelmente teriam potencialmente feito o trabalho, mas não estava de todo nas cartas para nós, por isso vamos fazer algumas análises e tentar perceber porquê”.

Porque achas ter sido a degradação dos pneus tão inesperadamente elevada?

“Não sei bem porquê. Obviamente que no dia anterior estava mais quente, por isso, talvez se assumisse que a pista mais quente tivesse mais degradação. Mais fresco – não faço ideia, mas o degrau era muito maior do que alguém da minha equipa pensava que pudesse ser”.

A tua paragem nas boxes foi de 2,2s, o que é excelente, por isso…

“Bom pit stop, sim, grande pit stop, grande esforço por parte dos rapazes. De resto não sei. Terei de voltar atrás e olhar para tudo, mas estive em baixo na minha volta, os meus pneus estavam a piorar, por isso não há muito mais a acrescentar…”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
2 anos atrás

Fez tudo o que podia,não cometeu erros, mas desta vez não deu, até porque a vantagem técnica de que tem usufruído tem-se vindo a esbater. ( salvo os pneus que são como as Duracell no carro dele !), Mas está perfeitamente na luta por novo mundial,- vai ter de suar mais do que nos anteriores.
Tudo em aberto.

*RPMS*™
2 anos atrás

“Se” Hamilton, “se”… Isso não conta!
Trata de arregaçar as mangas que este ano o campeonato não vai ser “oferecido” como em 2018. Do outro lado está um tipo chamado Max!

Cumprimentos

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

e que tal aprender os textos completos para não escrever palhaçadas??

no-team
2 anos atrás

Estas declarações demonstram que a diferença entre ambas as equipas é mesmo muito pouca, estará nos detalhes o segredo das vitórias. Erros como o do Max no arranque de ontem, ou como o do Hamilton no restart em Baku, podem ter consequências dramáticas, têm de ser evitados a todo custo. Dois pilotos acima da média a lutar de igual para igual, ou muito perto disso, é uma enorme prenda para os fãs de F1, que vença o melhor!

filano
filano
2 anos atrás

Há que dá os parabéns á RB pela estratégia inteligente e ganhou a corrida ai… F1 está muito boa competitiva e emocionante e é isso que se quer e que ganhe o melhor… Hamilton deveria ter ido para a box quando o Max foi a segunda vez… RB fez o mesmo que a Mercedes fez e deu-se bem… Wolf desta vez foi batido pela tática os carros estão muito iguais os pormenores fazem a diferença…

Augustin
2 anos atrás

Pessoal, já repararam como a RedBull melhorou após a contratação de vários profissionais da Mercedes? Ou seria mera coincidência? Sem contar que Peres também está lá a repassar alguns segredinhos do motor.
Mas procede essa minha colocação? Se eu estiver errado me corrijam por favor.

Last edited 2 anos atrás by Augustin
MLS_OLD
Reply to  Augustin
2 anos atrás

Isso não faz sentido algum…
Essas contratações foram muito recentes e são praticamente todas direcionadas para o departamento motores

Pity
Pity
Reply to  Augustin
2 anos atrás

Essas pessoas já estarão a trabalhar? Não tiveram de fazer um tempo de “jardinagem”?
Porque não aceitar que a Mercedes, simplesmente, não acertou no novo fundo plano, e que a Honda evoluiu bem o seu motor, enquanto a Mercedes já não tem mais a tirar do motor?

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Pois é, essa é a única diferença que podem fazer face a um monolugar melhor que o deles. Mas é assim Hamilton, tens um monolugar inferior assim que tudo conta! É aprender e melhorar porque ainda há muito campeonato.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado