Proposta milionária da Apple para a transmissão da F1
Não há qualquer confirmação oficial, nem por parte da Fórmula 1/Liberty Media ou da Apple, mas o mais recente número da revista Business F1 dá como certa uma proposta milionária da Apple TV pelos direitos de transmissão televisiva do mundial.
Segundo a publicação, a Apple está preparada para pagar até dois mil milhões de dólares por temporada (o equivalente a 1,9 mil milhões de euros) para transmitir os fins de semana de corridas de Fórmula 1, incluindo o pré e pós-reportagem, na plataforma Apple TV.
A plataforma do gigante tecnológico norte-americano comprou os direitos de transmissão, exceto para os EUA, da liga de futebol daquele país, e desde que Lionel Messi joga em Miami, a Apple terá um milhão de novos assinantes em todo o mundo. O negócio com a F1 parece ser o próximo grande objetivo.
Os 2 mil milhões de dólares são quase o dobro do que é atualmente pago pelos direitos televisivos mundiais da competição, mas em contrapartida pede exclusividade. Inicialmente, a F1 poderia oferecer 25% de exclusividade, podendo chegar aos 100% ao fim de cinco anos, quando os atuais contratos de transmissão terminarem. O acordo proposto pela Apple envolveria um montante fixo de durante sete anos.
Segundo a publicação alemã Motorsport-Total, 1,54 mil milhões de pessoas viram pelos menos uma corrida transmitida na temporada passada, tendo crescido esse número no mercado norte-americano, tão próximo da Liberty Media.
Caso o negócio avance, o modelo atual de transmissão televisiva, seja através dos canais pagos, como a SportTV, ou através da plataforma F1TV, pode acabar. Falta saber se a F1 não consegue ganhar mais com a negociação individual para cada mercado ou se opta por deixar nas mãos da Apple toda esta parte do negócio. Pode dar-se o caso deste negócio poder servir para a F1 ter mais argumentos nas negociações futuras.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Para mim, mais de do que uma questão da Liberty ganhar mais ou ganhar menos, é quanto é que vão perder em audiência, já que (penso) a Apple TV não estará presente em todos os países, e mesmo que venha a estar, não deverão pedir preços baratos.
Sem esquecer que existe uma lei da concorrência na União Europeia que proíbe monopólios.
O que é que um contrato de exclusividade tem a ver com “monopólios”??
Mais uma “bitaitada” completamente ao lado…
Exclusividade no mundo inteiro é monopólio.
🤦♂️
O problema deste tipo de contratos é que vamos pagar por programas que não queremos ver ( e portanto mais caro na factura mensal), pois não acredito que a Apple vá fazer um canal só com a F1.