Projetista italiano defende que a F1 pode estar a ir no sentido errado

Por a 8 Fevereiro 2017 14:51

 

Conhecido pelas suas passagens por equipas como a McLaren, a Toro Rosso e mais recentemente a Manor, Luca Furbatto é crítico em relação aos novos regulamentos da Fórmula 1

O projetista considera que as novas regras talvez sejam nocivas para a modalidade. O primeiro motivo de preocupação de Furbatto é que as equipas de topo consigam distanciar-se ainda mais de todas as outras. “A Mercedes e a Red Bull constroem sempre chassis melhores do que os adversários com recursos mais modestos”, referiu o técnico em declarações ao blog do jornalista italiano Leo Turrini.

Além disso Luca Burbatto acha que os maiores e mais largos pneus da Pirelli vão incrementar o grip mecânico, que também irá favorecer as grandes equipas que possuem melhores recursos aerodinâmicos. Quanto às unidades de potência, o engenheiro transalpino está preocupado que a importância de tecnologia complexa continue a dominar a F1 em 2017, mesmo que o ênfase das alterações pareça estar na aerodinâmica. “Não penso que vejamos uma mudança para melhor. Aliás, penso que sucederá o oposto. Um carro de 2017 passa a maior percentagem de uma volta de acelerador a fundo, por isso o benefício das equipas com maior potência apenas vai aumentar”, considerou Furbatto.

O projetista italiano é de opinião de que a potência extra significará também que os pilotos irão conservar mais combustível, e que o encurtamento das zonas de travagem vão tornar as ultrapassagens mais difíceis. “Não quero criticar os novos regulamentos, mas olhei para os dados objetivos e para os resultados e cálculos. No que se refere ao entretenimento em minha opinião não está relacionado com a velocidade, Em Mugello, por exemplo, uma moto de MotoGP é 25 segundos mais lenta do que um carro de F1, mas não posso dizer que o MotoGP é menos espetacular”, enfatizou Luca Furbatto.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
neno
neno
7 anos atrás

Quanta asneira. Quer dizer que a red bull e a mercedes fazem carros melhores porque tem mais recursos que a ferrari ou mclaren, por ex? Lógico que não. Se são mais competentes, mecham-se os outros e não fiquem a se lamentar

2fast4u
2fast4u
7 anos atrás

O facto de haver mais grip mecânico para mim só pode ser uma mais valia para a modalidade. A dimensão maior das asas só por si permite uma carga adicional que pode ser retirada nos ângulos das mesmas. Podemos fazer várias várias interpretações ou cenários. Não vou discutir as observações de um engenheiro com experiência na F1, porque as minhas noções são de quem se agarra ao “bolo rei”, mas acho que no geral estas medidas são melhores que todas as outras tomadas nas últimas épocas. Tinha de se “mexer” nas regras para de alguma forma conseguir baralhar os andamentos,… Ler mais »

PABT
PABT
7 anos atrás

O principal problema na F1 são os custos. As evoluções de tecnologia trouxeram custos muito elevados e é isso que esta a estragar todo o espectáculo com falta de equipas e os pilotos já não são um factor decisivo num corrida nem o monolugar mas sim a tecnologia utilizada.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado