Pela milésima vez, Audi pisca o olho à F1
“Tanta vezes vai o pote à fonte, que uma vez lá fica” é um adágio popular, que se aplica bem à relação da Audi com a Fórmula 1. Tantas vezes há rumores, que um dia será mesmo verdade…
Pela milésima vez surgiu na internet o rumor de que a Audi poderá estar prestes a ‘regressar’ à F1, isto depois de se ter ficado a saber que a marca alemã vai marcar presença na próxima sexta-feira na reunião presidida pela FIA, onde se vai começar a discutir os motores da F1 pós 2020. Faltam quatro anos para que entre em vigor nova regulamentação, é isso que vai agora ser discutido e por isso não há nada como manter “a mente aberta”. É por isso que a Audi vai marcar presença, Stefano Domenicali, responsável máximo da Lamborghini, braço do Grupo Volkswagen, tal como a Audi, será o representante.
Logicamente, presentes estarão, Mercedes, Honda, Renault e Ferrari, mas não só, e apesar de se ter ficado a saber que a Audi foi convidada, há mais, que ainda não se conhecem. Fala-se noutro construtor japonês e outro privado: “A F1 deve estar alinhada com os desenvolvimentos tecnológicos da indústria, mas também tem que ser sustentável e hoje em dia os motores são sofisticados demais”, disse Jean Todt, corroborado por Ross Brawn: “São uma grande obra de engenharia, mas demasiado caros e complicados”, disse. Portanto, é certo que as coisas vão mudar, e o quê, é precisamente o que se vai discutir.
Logicamente, qualquer das marcas presentes nessa reunião vai dizer de sua justiça, puxar a brasa à sua sardinha, e a Audi será só mais uma. Quanto à possível entrada da marca alemã na F1, depois da saída do WEC, qualquer coisa está em aberto, faltam quatro anos para os novos regulamentos de motores entrarem em vigor, há tempo de sobra para preparar bem uma possível entrada, e ficam por isso muitas questões no ar. Será que a Audi entraria como equipa oficial, ou com uma parceria como fez a Honda. O que se sabe é que muitos dos elementos válidos do seu programa do WEC “andam por aí” e o melhor exemplo é Jörg Zander, que era “Diretor de Tecnologia” da Audi Sport e agora é Diretor Técnico da… Sauber F1.
Desenho: Sean Bull Design
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Mais uma notícia de “encher chouriços”… Só falta dizer que na asa traseira está o patrocínio da Autosport (em vez de Audi Sport…). Não querem associar esta noticia ao problema McLaren/Honda? Diria que publicidade encapotada, pois com o software malicioso talvez seja esta a ocasião financeiramente menos viável, lógica e previsível para a Audi entrar na F1.
Depois da saida da Audi do WEC e a VW do WRC por questões financeiras duvido muito que gastem milhões para entrar na F1. Apostava mais no regresso ao WEC onde já têm experiência e uma boa base para voltarem às vitorias do que na F1 que têm que começar quase do 0.
o desafio é esse: chegar, ver e vencer como fizeram nos ralis e na resistência. as marcas e os homens têm sempre de mudar, lutar e melhorar. No final da vida fica bonito relembrar: Audi – World rally champion, world endurance champion, formula 1 world champion e European tourism car champion.
Tendo em conta que é uma marca com tradição na competição acho muito pertinente a sua ideia, sustentada pelas saídas de WEC e WRC, talvez?
🙂 um Audi formula 1…Quattro
A Audi “regressar” à F1?
Não me parece… regressa quem já esteve… e a Audi nunca esteve…
Era muito bom que uma marca deste calibre e prestigio viesse para a F1.
O problema é sempre o mesmo: a muita politica e jogo subterrâneo que existe na F1,e que muitos executivos dessas grandes marcas não estão para aturar.
E a F1 tem perdido e muito com isso ao longo dos anos.
Tal seria bom para todos (ou quase!).
Mas isso nunca seria com esta FIA.
Para quê?… para virem arranjar uns regulamentos à medida para meterem motores a gasoleo na F1, tal como fizeram no WEC?
Politica e jogo subterrâneo foi o que a AUDI fez no mundial de Endurance… está cego ou não vê?
PS – “uma marca deste calibre e prestígio”… onde?… tirando o Audi Quattro nos rallies… não vi mais nada de prestigiante… na F1 tem 0…
Entre ter sido convidada e piscarem o olho à Formula 1 vai um grande passo… Ou então foi uma grande coincidência, terem sido convidados antes de piscarem o olho.
E rumores são só isso, rumores, se vamos começar a basear notícias em rumores podem mudar o nome do site para “Maria”.
Também a Alfa Romeo esteve presente nessa reunião. Com um director e técnicos.
A Audi e a AlfaRomeo são os novos construtores de fabrica a entrar para o ano , o privado é a UMM que após sair do Dakar regressa para a Formula 1 com motores da Sachs e pneus Mabor usando combustiveis da Prio.