Os novos F1 são fantásticos, mas ultrapassar vai ser uma… dor de cabeça

Por a 2 Março 2017 08:35

Lewis Hamilton não está nada convencido que os novos F1 possam proporcionar boas corridas em 2017. Há muito que o piloto inglês adverte para a possibilidade da nova regulamentação poder tornar ainda piores as corridas de F1 e depois de três dias de testes, pelos vistos, essa sensação cresceu: “Temos agora muito apoio aerodinâmico e precisamos de mais aderência mecânica mas o que nós precisávamos era estes pneus com bastante mais aderência e menos apoio aerodinâmico. Portanto, o caminho foi exatamente ao contrário. Vamos esperar que as corridas sejam fantásticas, mas não sustenham a respiração por isso. A partir de agora a turbulência que vamos sofrer vinda do carro da frente é o dobro da anterior e isso amplifica os problemas que já tínhamos antes. Não nos ouviram” disse Hamilton que em teoria tem toda a razão.

Quando um Fórmula 1 roda sem nada à frente, recebe 100 por cento do ar que precisa em termos aerodinâmicos, mas a passagem desse ar através do carro cria turbulência para trás, e isso cria o que é denominado de vórtex de vento, que afeta muito o carro de trás, e quanto mais perto este estiver, mais o piloto sente esse efeito no seu carro e isto impede que o piloto que rode atrás se possa aproximar com facilidade de quem persegue. Foi muito por causa disto que foi criado o DRS, uma forma artificial de permitir mais ultrapassagens, porque ao alterar a configuração das asas o carro perseguidor ganha velocidade e dessa forma pode passar mais facilmente o monolugar à sua frente.

O que não é fácil de perceber é como é possível – querendo melhores corridas – decidirem estas alterações. Não faz muito sentido ter carros muito mais rápidos, se a forma do conseguir vai fazer piorar as corridas…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
MVM
MVM
7 anos atrás

Mas também é certo que o Max Verstappen disse não sentir grande diferença entre estes carros e os do ano passado quando segue atrás de outros pilotos. Vamos esperar pelos GPs para ver o que acontece.

can-am
can-am
7 anos atrás

Isso é uma falsa questão .Ultrapassar na F1 apenas é fácil desde há uns anos por causa de gizmos artificiais como o DRS etc. Até se vulgarizou e pareceu demasiado fácil. Ultrapassar na F1 não deve ser fácil. Deve ser muito difícil e separar os rapazes dos homens. Nas melhores décadas da F1, os anos 70s ,80s e 90s era muito difícil ultrapassar,e as provas eram de alto nível. Claro que quanto maior é a aderência maior é a dificuldade de ultrapassar. E os carros estreitos andavam muito mais pendurados do que estes (eram mais nervosos, precisamente porque tinham pouca… Ler mais »

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado