OPINIÃO: Irá algum dia a Fórmula E fundir-se com a Fórmula 1?

Por a 1 Fevereiro 2021 15:02

O fundador da Fórmula E, Alejandro Agag, deu recentemente uma entrevista ao Car Advice onde fala de coisas interessantes, ao referir que conjuntamente com a F1, precisam de vislumbrar de um futuro em conjunto. Ou seja, fundirem-se. O que Agag diz parece lógico, mais cedo ou mais tarde, tendo em conta o que se sabe hoje em dia, o futuro da F1 poderá ser elétrico, mas a verdade é que é muito cedo para isso se saber, e Agag tem consciência disso. Quando ele diz: “Existem muitas conversações sobre os e-fuels, mas isto é uma invenção das pessoas que não conseguem ver para além do combustível”, duas duas uma. Ou é um génio que percebe imenso de combustíveis sintéticos, ou está a querer “vender o seu peixe”. E rapidamente. Ou seja, sendo verdade que os direitos de uma fórmula elétrica são ‘seus’ por mais 19 anos, neste momento e ao que se sabe hoje, a transição da indústria automóvel para o carro elétrico vai continuar a dar-se, cada vez mais depressa, se os e-fuels não abrandarem essa ascensão, mas o que Agag não diz é que a sua Fórmula E continua na mó de cima, mas neste momento o espanhol já esperava que o fosso que a separa da F1 estivesse menor. Mas a diferença no interesse do público entre uma coisa continua abismal. Se essa fusão se desse agora, Agag receberia uma ‘pipa’ de massa, mas nada lhe garante que dentro de uns anos a Fórmula E está no mesmo patamar. Por isso é natural que Alejandro Agag valorize ao máximo a sua Fórmula E. Ele sabe bem que amanhã o cheque pode ser bem diferente. Mas que a F1 vai ter que o bater é mesmo muito provável…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jo16061702
jo16061702
3 anos atrás

Esperemos que não. Fórmula 1 tem uma essência que se perde com os elétricos. Querem eletrificar a F1? Tudo bem, acabem com a F1 e passamos a ter só fórmula E. Agora, por favor não profanem a Fórmula 1. No entanto, tudo isto ainda, graças a deus, faz muito pouco sentido. F1 e FormulaE não têm dimensões comparáveis, por isso seria idiótico fazer uma “fusão” em que a F1, a competição maior se transformasse em Formula E. Mesmo para os profanadores da F1 que ficam muito entusiasmados com os elétricos creio que, ou a Formula E tem um boom na… Ler mais »

Osmane
Osmane
3 anos atrás

Se a formula e atingir o mesmo tempo de volta e as corridas terem as mesmas distâncias aí é algo a se pensar!!!

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

Isso é conversa do Agag pois ele melhor que ninguém sabe que a fórmula É já começou a estagnar e volta e meia lança isso ao ar para ir pegando aos bocadinhos.

A liberty segundo sei também tem parte da fórmula E. Talvez venha a haver uma fusão mas nunca uma fórmula 1 elétrica.

ruimssousa
ruimssousa
3 anos atrás

Não percebo como os e-fuels possam ter sucesso, a não ser em sectores específicos como a aviação e de uma forma transitória.
Gastar energia para os produzir, transportar e distribuir e depois queima-los num motor que tem no máximo 50% de eficiência não faz sentido.
É muito mais eficiente queimar em bruto a matéria orgânica que origina os e-fuels numa central eléctrica e depois usar baterias nos automóveis, com rendimentos próximos dos 100%.
A não ser que surja alguma tecnologia nova e revolucionária, o futuro vai ser eléctrico.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  ruimssousa
3 anos atrás

Mas tens ideia que se todos os automóveis que há no mundo fossem elétricos já tínhamos que ir buscar material a outros planetas?? O carro elétrico como são agora estão condenados. Mais 2 ou 3 décadas e são obsoletos e não amigos do ambiente…. Mas é isto que eles querem para nós depois andarmos a investir noutras tecnologias e comprar outras tecnologias. Eles querem é que o dinheiro circule. O musk perde dinheiro nos carros para andar a vender baterias às outras marcas. Por isso é o maior impulsionador do carro elétrico e o maior possuidor de fábricas para baterias.… Ler mais »

JP INAU
JP INAU
3 anos atrás

Para Agag, a única maneira de atingir o topo é sem dúvida uma fusão com a F1, porque até os jovens pilotos, se lhes perguntar, o seu objectivo é sempre a F1, e por isso a Fe em termos de pilotos é muito menos atractiva que a F1, e até o WEC ou a Indycar que também são alternativa para os “rejeitados” pela F1, mas mesmo que já sejam hibridas, continuam a fazer barulho e a cheirar mal (em vez daquela zoada e cheiro a fios eléctricos queimados), coisa que um verdadeiro fan de desportos motorizados (Motos, Carros e Barcos)… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado