OPINIÃO: A Fórmula 1 não se podia dar ao luxo de um tiro no pé deste calibre

Por a 30 Agosto 2021 09:33

O que se viu em Spa é algo que vai deixar uma mancha negra enorme na Fórmula 1, mas alguém como Bernie Ecclestone, provavelmente, não teria permitido que acontecesse.

Não existe a mais pequena dúvida que com aquelas condições não poderia ter havido uma corrida, digna desse nome, pois se as condições eram suficientes para que quem rodava à frente pudesse andar rápido sem grandes problemas, os 19 pilotos atrás dele iriam ter momentos muito stressantes, pois ninguém via mais do que cinco metros à sua frente, e os riscos de uma situação dessas numa corrida de Fórmula 1 são imensos.

O que se lê nas redes sociais no “dantes é que era bom”, porque muitas vezes se correu com condições semelhantes às de domingo em Spa, é um enorme erro. Provavelmente escrevem-nos porque não são eles que lá iriam dentro dos carros.

O que esteve mal não foi o facto da direção de corrida não ter permitido que existisse, efetivamente, corrida, pois havia pilotos a queixar-se que não viam as luzes do carro à frente, e isto atrás do Safety Car, o que esteve mal foi os carros saírem do pitlane, para duas voltas atrás do Safety Car, de modo a poderem chamar ‘aquilo’ corrida.

Tal como disse Hamilton sem hesitar: “o dinheiro manda”…

Imagine só uma situação: com aquela visibilidade, pneus sem temperatura, há um toque atrás do líder na reta de Kemmel, e atrás rodam dezena e meia de carros a 300 Km/h sem ver nada.

E depois, quem lidava com as possíveis consequências? Tenham juízo, o que é uma farsa é o facto de haver uma classificação e pontos atribuídos. E se o Mundial se resolve por uma diferença de quatro pontos, por exemplo?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
roq
roq
2 anos atrás

Pois é, mas com a fiabilidade das previsões meteorológicas actuais, não seria de equacionar, antes, a antecipação da corrida para sábado?

Zacspeed
Zacspeed
2 anos atrás

Acho que ao fim de uma hora já estava decidido que não ia haver corrida.
O resto do tempo foi trabalho de escritório para arranjarem uma solução para não terem que devolver dinheiro.
Num circo em que não há espectáculo só sobra a tenda, foi o que vimos, uma barracada.

Last edited 2 anos atrás by Zacspeed
@00@
@00@
2 anos atrás

Não ando nisto há meia dúzia de anos. Comecei a interessar-me por corridas de F1 ainda no tempo do Jim Clark e Graham Hill. Tenho vindo a assistir a sucessivas decisões anómalas, tais como o DRS e afins, quando antigamente eram corridas de automóveis e sobretudo pilotos. As ultrapassagens e o número limitado de mudança de trajectória já me pareceram muito estranhas, dado possibilitar (ou impossibilitar) a defesa de posição. Agora as voltas com “VAR” por causa dos limites de pista, acrescido às constantes “queixas” dos pilotos (a ver se pega), e da respectiva anulação dos tempos, já é excêntrico… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by João Pires Antunes
Daniel Sousa
Daniel Sousa
2 anos atrás

Eu tento compreender as partes. Faria sentido darem as duas voltas e de seguida não se atribuírem pontos? E o que realmente acontece por trás dos bastidores quando um determinado grande prémio é cancelado? Para mim há escolha clara de que as questões comerciais se sobrepuseram às questões desportivas. Esse é o tiro no pé. As questões comerciais também foram mais importantes que o público, o que também é mau. Tenho simplesmente a tendência a tentar perceber o porquê de Masi não ter simplesmente cancelado o GP. Adiar, era impossível, ninguém estava interessado. Bastou ouvir o que disse o Wolf.… Ler mais »

gtman
gtman
2 anos atrás

Discordo. A F1 é um desporto de alto risco e muitos dos pilotos ganham dezenas de milhões por ano. Sem dar um especial ênfase ao facto de já terem havido corridas em condições piores a verdade é que à hora que a corrida deveria ter começado as condições eram aceitáveis e passado meia dúzia de voltas os carros já teriam dispersado a água da trajectória. Esta prova só se tornou uma farsa por uma incrível sequência de más decisões sendo a final absolutamente ridícula.

Scb2
Scb2
Reply to  gtman
2 anos atrás

Ridículo

topepinto
topepinto
2 anos atrás

Concordo! Se todos os pilotos afirmaram que efectivamente não havia visibilidade não pode haver corrida. A alta probabilidade de aquaplaning também me parece relevante, principalmente em Spa. Uma dúvida, não teria sido possível fazer os carros circular 10-12 voltas em modo virtual safety car? a ser possível sempre conseguiriam retirar mais água da pista.

Last edited 2 anos atrás by Pedro Pinto
vitor-m-luz
vitor-m-luz
2 anos atrás

Concordo que era um erro haver corrida, pois o que houve foi uma palhaçada. A segurança dos pilotos não estava assegurada, mas, e se durante as voltas atrás do Safety car houvesse um acidente, o que acontecia, visto o helicóptero não poder levantar. Querem maior incompetência desse tal Michael Masi. Ele com aquela palhaçada pôs a vida dos pilotos em risco!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado