O que pode ganhar o MotoGP com a aquisição pela Liberty Media?

Por a 28 Março 2024 17:17

A oferta da Liberty Media para comprar a Dorna, promotora do MotoGP e do World Superbike, parece neste momento ser um negócio fechado. A Liberty Media e a Dorna terão finalizado o acordo de compra há semanas, por um valor superior a 4 mil milhões de euros, sendo que o anúncio oficial pode estar iminente, e possivelmente será feito antes da próxima corrida de MotoGP (Grande Prémio das Américas em 12-14 de abril). Inicialmente, houve relatos de ofertas concorrentes de outras organizações, mas a Liberty Media parece ter prevalecido.

Quanto à Fórmula 1, estamos conversados, a disciplina tem crescido a olhos vistos nos últimos anos, mas o que pode ganhar o MotoGP com a aquisição pela Liberty Media?

Em primeiro lugar, claramente o aumento do investimento e dos recursos.

A Liberty Media tem um historial de investimento significativo na F1 e poderá trazer essa mesma abordagem para o MotoGP e isso pode levar a grandes alterações no modelo seguido pelo MotoGP, que já de si, é uma competição fortíssima, mas claramente com potencial para chegar ainda mais longe.

Não nos podemos esquecer que está posicionada onde está, mesmo sendo uma competição muito centrada entre Espanha e Itália, pois em 22 pilotos, 10 são espanhóis e 6 italianos, em termos de equipas o figurino não muda muito, mas o alcance que a competição tem é brutal, só fica atrás da F1, ultrapassa facilmente NASCAR, WRC, WEC, IndyCar, IMSA, etc.

Com o know how da Liberty Media, a médio prazo certamente haverá desenvolvimento das equipas, mais recursos para estas desenvolverem as suas motos e competirem a um nível ainda mais elevado.

Os salários dos pilotos não devem demorar a aumentar, sendo ainda mais possível atrair e reter os melhores talentos, e ainda e fundamentalmente exposição e crescimento globais.

A experiência e as ligações da Liberty Media podem aumentar significativamente a audiência global do MotoGP com melhores acordos de transmissão, chegar a novos mercados e aumentar ainda mais o número de espectadores, melhoria da presença digital, com conteúdo online mais forte e estratégias de envolvimento dos fãs, e aí podem logo começar pelos preços das subscrições online que são ‘pornográficos’. O calendário já é bem mundial, mas pode facilmente ser mais expandido e incluir novos destinos e aumentar a presença do desporto em mais e novos países.

Uma estrutura de gestão unificada com a F1 poderá conduzir a operações mais eficientes, partilha de recursos e conhecimentos entre as duas séries, melhoria da gestão de eventos pois com a utilização de conhecimentos combinados isso pode criar uma melhor experiência para os fãs e participantes.

O potencial de marketing e patrocínios já é grande no MotoGP, mas pode elevar-se a níveis bastante maiores.

A combinação dos esforços de marketing do MotoGP e da F1 pode ser uma grande vantagem, pois são claramente as duas disciplinas ‘motorizadas’ que melhor engajamento têm nas redes sociais.

Tudo junto isso pode atrair mais e maiores patrocinadores: uma maior audiência combinada seria muito atrativa para potenciais patrocinadores, aumentando as receitas do desporto.

Isto levaria a acordos de patrocínio mais lucrativos pois o poder de negociação da Liberty seria significativamente reforçado quando se lida com patrocinadores interessados em ambas as séries.

Mas nem tudo são rosas, pois há também algumas considerações a ter em conta.

Em primeiro lugar, basta olhar para onde está a F1, para perceber que do ponto de vista da Liberty Media dificilmente esta deixaria o MotoGP ‘morder os calcanhares’ à F1.

É óbvio que isso está muito longe de acontecer, não se vislumbra, sequer a médio prazo, mas estando ambos nas mãos da mesma empresa, será muito mais difícil que isso suceda naturalmente.

é importante manter a identidade do MotoGP pois é claro que existe a preocupação de que o carácter único e as tradições do MotoGP possam ser ofuscados pela F1 e aqui será importante encontrar um equilíbrio entre a colaboração e a preservação das identidades distintas.

Por fim, há ainda obstáculos regulamentares, pois a regulamentação anti-trust poderá ter de ser abordada.

Globalmente, a aquisição pela Liberty Media representa uma oportunidade significativa para o MotoGP crescer e prosperar. Com uma gestão cuidadosa, a Liberty poderá conduzir a um futuro mais risonho para o desporto, mas esta mudança monumental na gestão e promoção do MotoGP, em paralelo com a ambição mais ampla da Liberty Media de reproduzir o seu modelo de sucesso da Fórmula 1 no mundo do motociclismo, não é fácil de alcançar.

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2 Comentários
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F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
30 dias atrás

Os preços da F1TV e motoGP video pass+live timing não têm nada a ver, espero que introduzam preços regionalizados como a F1TV que são 60€ (51€ no início de temporada) vs 140 € Video pass ou 149 € se incluir o live timing.

leandro.marques
30 dias atrás

Uma pessoa lê isto e fica a pensar só em vantagens e mundos cor de rosa. A única desvantagem apresentada é alguma ofuscação devido à F1. Aquilo que se vê na F1 atual, onde não há respeito pela história que construiu a competição, onde se juntam artifícios para tentar nivelar as coisas (como se viu na escolha de pneus do último GP, a título de exemplo porque há bem mais) e as pressões imensas sobre os promotores dos circuitos, alguns que ajudaram imenso a construir a reputação que a F1 tem não são desvantagens? Apenas alguns exemplos que não são… Ler mais »

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