Nico Rosberg: “Subi o Evereste, estou no topo e não vejo ninguém mais alto!”
A conversa é tanta que Nico Rosberg já teve que vir a público negar que possa regressar à F1, depois de algum tempo fora, sendo vários os ‘observadores’ que referem um possível regresso ao estilo de Schumacher ou Raikkonen. Mas não: “É um capítulo encerrado para mim….Talvez vá ter saudades, mas regressar, não!” disse Rosberg que teve também que se ‘defender’ das críticas de Niki Lauda, que alegou que a Mercedes parece estúpida com a atitude do alemão em sair à última da hora: “não sei porque é que ele diz isso, acho que ele não deve ter percebido bem”, começou por dizer Rosberg, que explicou melhor: “a pressão foi muita, por vezes até tinha dificuldades em dormir, lutar tanto com o Lewis e perder duas vezes foi horrível, tive que lutar mais e mais, e batê-lo foi muito cansativo psicologicamente. Fiz treino mental, meditação, para conseguir bater o Lewis tive que subir a outro nível, no último inverno comprei dois karts e fartei-me de treinar, tanto quando tinha 14 anos e luta no Mundial de Karting, percebi que para conseguir bater mais vezes o Lewis tinha que correr mais riscos e agora atingi o objetivo. Claro que podia ter continuado, defender o meu título, mas porquê tinha de fazê-lo? Há quem queira mais e mais, mas eu queria ser Campeão do Mundo de F1, e consegui! Subi o Monte Evereste, estou no topo e não vejo ninguém mais alto!” disse Rosberg que talvez agora consiga fazer Niki Lauda perceber. Por acaso até é curioso Niki Lauda estar a colocar tanto ênfase nesta questão, quando ele próprio, em 1979, com a Brabham, terminou um treino mais cedo no GP do Canadá dizendo que “Estava farto de andar às voltas…”, regressando três anos depois para mais quatro épocas com a McLaren, onde conseguiu mais oito vitórias e um título Mundial.
Polémica com Lauda à parte, Nico Rosberg é de opinião que Pascal Wehrlein é uma boa escolha para o substituir, mas não se quer meter na questão: “Pascal é uma grande esperança para o futuro alemão na F1. Claro que ele está na lista, mas não posso dizer mais. Espero é que seja um bom piloto que dê muita luta ao (Lewis) Hamilton.”
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9 Dezembro, 2016 at 11:10
Estas declarações reforçam a opinião que tenho do Nico, e em relação a forma como lidou com a pressão então…
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9 Dezembro, 2016 at 11:33
Dos Alpinistas (himalaistas) que subiram o Everest, descem ao campo Base para contar a história. Ninguém lá fica vivo.
STP
9 Dezembro, 2016 at 14:28
E o que dirão Shumi,o Seb que lhe deram asas, Seb dos rallyes, Seb do dielselgate, Lewis, Alonso, Kimi, Button e só para falar de alguns, estes são estratosféricos se ao subir o Evereste não se vê mais ninguém…
VarioR
9 Dezembro, 2016 at 14:28
Por isso é que vais fugir.
Tens a certeza que não chegas lá novamente em condições normais
asfalto
9 Dezembro, 2016 at 23:58
Exatamente, condições normais, e podemos comparar. Qual o estatuto do contrato de cada um? Usando o mesmo critério que usaram na Áustria, quantas vezes tinham que penalizar o Hamilton só esta época? No México quando se falha a travagem segue-se em frente que assim não me passam, mas também aí o critério não é igual para todos, talvez só para quem querem que seja campeão. Assim ninguém consegue ter motivação para continuar.
Frenando_Afondo™
9 Dezembro, 2016 at 19:08
Pois… Para quem dizia que o fraco psicologicamente era Hamilton, Rosberg teve de fazer muita coisa para conseguir estar ao nível do Lewis. É aqui que se vêem os fora-de-série, a esses sai-lhes (em parte) naturalmente (é certo que também têm de trabalhar duro para conseguir manter o nível).
Sobre o Lauda, também não entendo as declarações e a raivinha que vai tendo ao Rosberg, porque ele também desistiu na ultima corrida, frente ao Hunt, dizendo que era mais importante a família que uma corrida ou um campeonato, entregando assim o título ao inglês. Por isso não condeno em nada o Rosberg, já ganhou, era o que queria, é milionário, agora quer é viver a sua vida e desfrutar da família, não o critico em nada, se é o que quer, só faz é bem.
Mas acho que o Lauda tem alguma atravessada com Hamilton e ao não ter Rosberg na equipa, não deve conseguir influenciar a equipa para beneficiar o alemão e assim tem de meter a viola no saco (sim, proque se entra Wehrlein, vão apostar no rookie? Dúvido, a menos que faça um ano estilo Hamilton, até lá Hamilton tem a faca e queijo na mão, que o Lauda não deve gostar nada).
João Pereira
9 Dezembro, 2016 at 21:06
Não percebo a sua fixação com Lauda e Hamilton. Lauda tem dado bocas ao Rosberg, e quando lemos as declaraçãoes de Rosberg, mais se compreende porque Lauda não está com Rosberg.
Lauda subiu o Everest 4 vezes, mas só chegou ao topo 3 vezes. A vez que ele o escalou e não chegou ao topo, perdeu as orelhas e as sobrancelhas, coisa que acontece a alguns alpinistas. Se voçê imaginar a coragem que Lauda teve para voltar depois daquele acidente, e de ter recebido a extrema unção, para defender o seu primeiro título, para no ano seguinte vencer pela segunda vez, e para depois se ter retirado, voltar e vencer 8 corridas e mais um título quando todos diziam que era apenas uma operação de marketing em que ele ia ganhar os milhões que precisava para salvar a sua companhia aérea.
Imagine lá o que se sente quando olhamos para o espelho de manhã para fazer a barba, vemos aquela cara, e se for domingo, vamos pegar num carro de F1, quando foi uma coisa daquelas que se virou e nos deixou a cara naquele estado.
Lauda tem (e sempre teve) um carácter difícil porque sempre disse o que lhe ía na alma, mas nem eu gostei de muitas das suas atitudes, mas que é o (ou no minimo um dos) piloto (s) mais corajoso (s) da história do desporto automóvel em todas as categorias, e não é por isso que tem razão nas criticas que faz a Rosberg.
Lauda tem todo o direito de criticar um piloto que “fez de conta que ia ao lavabo, e saiu do restaurante sem pagar a conta”. Um piloto que se tem anunciado as suas intenções à equipa, provavelmente não tinha conseguido (a ajuda que teve para) ser campeão.
Sei que vai dizer, que Lauda bateu com a porta à Ferrari em 77 e foi para a Brabham, e depois retirou-se da Brabham de forma também intempestiva, mas em circunstancias completamente diferentes das de Rosberg agora com a Mercedes.
Não torça as coisas. Lauda não tem nenhuma atravessada com Hamilton, antes pelo contrário.
Gostava de não admirar Lauda, mas sinto-me obrigado a admirar tanto o Homem como o Piloto (que nunca teve nada a apontar desportivamente), e até o gestor, se tivermos em consideração aquilo por que passou como proprietário de uma companhia aérea (da qual também era piloto).
Já imaginou o que aquele homem vê todos os dias nos últimos 40 anos, cada vez que entra num elevador ou num lavabo ou qualquer outro sitio onde haja um espelho?
Frenando_Afondo™
9 Dezembro, 2016 at 22:43
Mais uma razão para Lauda ser dos que melhor entende esta decisão, Rosberg é um homem de família e quer desfrutar disso mesmo. Isto foi algo que Lauda disse quando decidiu desistir dessa corrida, após esse horrível acidente.
Por isso é que não entendo as declarações de Lauda, quando este deveria ser o primeiro a apoiá-lo porque sabe o quanto a vida pode acabar de um segundo para o outro.
Ele pode criticar o que seja a Rosberg, mas no final devia mostrar algum respeito pela decisão do seu piloto e já está, em vez disso apenas critica, como se a verdade estivesse sempre só de um lado.
E Lauda não tem nada atravessado com hamilton, mas não perde uma para o criticar, ao ponto de em entrevistas, perguntam a Hamilton que acha das declarações de Lauda em alguns destes episódios e o Hamilton pouco mais faz que encolher os ombros e dizer “you know, it´s Lauda” e só não o critica porque tem uma grande admiração por ele.
João Pereira
9 Dezembro, 2016 at 23:04
Lauda também era homem de familia, e não desistiu de correr depois do acidente. Apenas abandonou o último GP de 76, e em 77 foi campeão.
Como ele próprio disse, depois de vencer o seu primeiro título, começou logo a pensar como iria vencer o segundo.
Rosberg, também pensou como iria vencer o segundo, e percebeu que nem o primeiro vencia sem ajuda, quanto mais vencer o segundo.
Sinceramente, dou muito mais valor ao título de Damon Hill, que todos consideram um piloto de classe inferior, mas que eu considero muito mais piloto que Rosberg.
Rosberg é um rato de navio: “Deixa-me pisgar daqui antes que o navio volte ao mar, que vai estar muito mais tempestuoso para o ano”.
Todos sabemos que Rosberg nunca mais seria campeão, e ele ainda melhor que nós, porque sabe que demorou 206 corridas para ser campeão, e as últimas 59 com o melhor carro da grelha. Dois Records que ninguém quer bater.
Os campeões verdadeiros, aqueles que merecem ser, não têm só mãozinhas. Precisam de outra coisa que também vem aos pares, e esse é o par que Rosberg não tem, e não estou a falar de pulmões. Embora o nome tenha o mesmo número de letras, e só a primeira letra e a do meio não sejam comuns, são orgãos muito diferentes.
Essa é que é essa.
João Pereira
9 Dezembro, 2016 at 23:15
Lauda critica Hamilton, porque o “rapazito” mesmo sendo um piloto com um talento muito acima da média, revela alguma pobreza de espírito. Mas é sem dúvida bem superior a Rosberg, tanto em talento como em “fibra” de campeão.
Rosberg merece o respeito que merecem todos os que não têm T*mates de campeão. Rosberg é provavelmente o campeão que menos merece o título até hoje, claro porque pilotos que mereceram menos algum(s) titulo(s) que obtiveram, acabaram por conquistar outros que foram perfeitamente merecidos, e por isso têm direito a serem considerados verdadeiros campeões, sim refiro-me a Prost e Schumacher.
asfalto
9 Dezembro, 2016 at 21:46
Claro que o Rosberg não diz tudo, a pressão sempre existiu, o trabalho para ser competitivo sempre existiu, e não é uma novidade para o Rosberg. A maior força é a força mental, e quando se sabe que teve e teria que remar contra a maré por varias razões, numca conseguiria motivação e força mental como teve até ser campeão, basta ver quanto ganha o Hamilton mais que ele, e perguntar ao patrão da F1 quem prefere ter como campeão. Não seria por isso que o Rosberg deixou a F1 sem campeão.
Iceman07
10 Dezembro, 2016 at 2:50
E o titulo desceu o Everest de paraquedas quando o Rosberg estava a subir.
O Hamilton tentou apanhar o paraquedas mas o Toto Wolff passou-lhe uma rasteira, e o Lauda a rir-se as gargalhadas… sacana!