Nelson Piquet reviveu glórias no Estoril ao volante do icónico Brabham BT52

Por a 1 Setembro 2025 00:07

O Autódromo do Estoril passou por momentos de rara nostalgia e emoção, com a presença do tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet. No último dia de atividades de pista do Grande Prémio de Cascais, que integrou a segunda etapa de resistência da Porsche Cup C6 Bank, o público teve oportunidade de ver o lendário piloto brasileiro ao volante do seu Brabham BT52, um monolugar que marcou a história do desporto automóvel.

Uma homenagem ao Campeão

A iniciativa da Porsche Cup C6 Bank visou homenagear Nelson Piquet, proporcionando-lhe o reencontro com o Brabham BT52 no traçado do Estoril. Este bólide, concebido pelo engenheiro Gordon Murray, é um dos mais emblemáticos da Fórmula 1, tendo sido o carro com o qual Piquet conquistou o seu segundo título mundial, em 1983, na África do Sul. A vitória foi duplamente histórica, pois tornou-o o primeiro campeão do mundo com um motor turbo, numa temporada em que a Brabham alcançou o terceiro lugar no campeonato de construtores.

O Brabham BT52: inovação e design

Após a interdição dos carros com efeito solo na temporada anterior, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) impôs o design de fundos planos por razões de segurança. O BT52 destacava-se pelo seu formato distinto de dardo e uma asa traseira de grandes dimensões, concebidos para maximizar a força descendente (downforce). O seu monocoque, construído em alumínio e fibra de carbono, garantia um peso o mais baixo possível.

A temporada de 1983 assinalou também o regresso das paragens para reabastecimento durante a corrida. O sistema de combustível do BT52 foi engenhosamente projetado com um pequeno depósito posicionado acima do piloto, facilitando a rapidez nas operações de reabastecimento.

A conquista do título de 1983

Com uma maneabilidade notável, Piquet adaptou-se facilmente à condução do BT52. Apesar de uma disputa acesa com Alain Prost (Renault) e René Arnoux (Ferrari), e alguns resultados menos positivos a meio da temporada, o trabalho contínuo de desenvolvimento do carro permitiu a Nelson Piquet consolidar o seu segundo campeonato mundial pela equipa liderada por Bernie Ecclestone. As suas três vitórias em 1983 (Brasil, Itália e Europa), com três segundos lugares, dois terceiros e um quarto, demonstram a consistência que o levou ao título.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado