Porque não se deve confiar muito nos tempos dos testes de Fórmula 1?

Por a 5 Março 2017 10:53

Apesar de haver várias formas de comparar o que as equipas estão a fazer nos testes, curiosamente, os melhores registos dificilmente fazem mais do dar algumas boas pistas. Aliás, se os tempos por volta não fossem tornados públicos, pouco se perdia, mas a verdade é que hoje em dia faz todo o sentido, já que depois vários meses sem Fórmula 1 em pista, os adeptos estão ávidos de ação e os testes são seguidos quase como Grandes Prémios. Aliás, o tráfego dos sites mostra que os testes de pré-época ficam acima de várias corridas. São os novos tempos em que se chega à informação na hora…

Mas afinal, porquê não se pode confiar demasiado nos tempos. Em primeiro lugar, porque as equipas têm programas para cumprir, ainda mais este ano em que os carros são completamente novos e a prioridade não é, como a partir da qualificação de Melbourne, ficar o mais alto possível na tabela de tempos. Em segundo, porque ser rápido numa volta está longe de ser o mais importante num temporada de F1. Seria muito mais interessante, se possível, perceber que registos fazem os pilotos quando realizam séries longas de voltas. Mas de todos, e não só de alguns. Isso é bem mais importante do que o registo de uma única volta.

Mas afinal, porquê os tempos por volta pode ser enganadores? Tomando como exemplo uma volta ao Circuito da Catalunha, comparando um monolugar com o depósito de combustível cheio e outro em ‘spec’ de qualificação pode haver cerca de 2,7s. Se o piloto ativar o DRS nessa volta isso significa 0,8s. Um registo feito com pneus usados ou novos, a diferença situa-se nos 2,2s, depois a hora do dia e a temperatura da pista também influencia, e pode significar até 0,6s. No limite, com todas estas variáveis, um monolugar pode ser até 6,3s mais rápido do que outro que esteja a cumprir uma simulação de corrida. Tentar adivinhar onde ‘está’ cada equipa neste momento, a resposta mais adequada só pode ser a de Vettel, que disse não ter “uma bola de cristal. Tenho mais outras duas, mas não me dizem muito…”.

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Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Creio que muito dificilmente uma equipa em todos os dias de teste não vai fazer nenhuma simulação de qualificação, ou fazer uma volta ligando o DRS, ou com o tanque vazio. Pelo menos 1 volta vai fazer de certeza!

m42engine
m42engine
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Porquê? A Mercedes não fez nenhuma o ano passado, por exemplo! Fazer qualificação em Barcelona em Fevereiro? Com que pneus? Qual a vantagem de o fazer?

min
min
7 anos atrás

Os tempos dos testes não são para confiar de todo. O que me parece ser interessante registar são as tendências. Por exemplo, descer de 1.20m em Barcelona na primeira saída pública é de facto um excelente registo e isso apenas dois carros o fizeram, um com pneus ultra-macios, o outro com macios. Isso, pelo menos, quer dizer que os mais duros atingem uma boa temperatura de funcionamento, o que por sua vez indicia a qualidade da suspensão, área onde a Ferrari apanhou duro da Mercedes no ano passado. Se juntarmos a isto as observações do experiente Anderson na curva 3… Ler mais »

m42engine
m42engine
Reply to  min
7 anos atrás

O ano passado o Ferrari também curvava lindamente e depois foi o que se viu. 10/20kg de combustível fazem a diferença entre um carro curvar “direitinho” e outro que “tem dificuldade em ter tracção”. É isso que explica o artigo e bem! Não confiava muito no que o Anderson diz…a maior parte das vezes sai asneira. Muito outros jornalistas já o desmentiram…por exemplo. Quanto à temperatura dos pneus, depende de muita coisa, incluindo a temperatura à qual foram colocados no carro e quanto tempo duram no mesmo. Um carro que aqueça rápido os pneus vai sair rápido na primeira volta,… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
7 anos atrás

Alguns sim, são mesmo reais, falo da McLaren Honda, recuou 3 anos no tempo.

MVM
MVM
Reply to  Não me chateies
7 anos atrás

Meh. Com a diferença de 6,3 segundos de que se fala no artigo, vai ver que o Alonso ainda vai fazer a pole em Melbourne, ganhar a corrida e ainda fica com a volta mais rápida.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  MVM
7 anos atrás

Claro, porque só ele são logo 7 segundos de vantagem assim que se senta no monolugar.

MVM
MVM
7 anos atrás

Bem, a verdade é só uma: a Ferrari tendeu sempre a fazer tempos nos testes de pré-temporada que depois não correspondiam ao andamento real em qualificação e na corrida. Mesmo assim, o facto de os pilotos da Ferrari terem feito voltas muito rápidas com pneus mais duros do que os usados pela concorrência pode querer dizer qualquer coisa. Ou não…

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