Morreu Patrick Tambay, tinha 73 anos…

Por a 4 Dezembro 2022 13:28

A comunidade da F1, perdeu hoje um dos ‘seus’. Patrick Tambay, duplo vezes vencedor de Grandes Prémios de Fórmula 1 e também piloto nas 24 Horas de Le Mans. Há muito que o francês sofria da doença de Parkinson, morreu este domingo aos 73 anos de idade. Nasceu a 25 de junho de 1949, correu na F1 entre 1977 e 1986, correu 30 GP na Renault, 28 na McLaren, 21 na Ferrari, 14 pela Lola, 8 pela Ligier, 7 pela Ensign, 6 com a Theodore e ainda um pela Surtees, em que não conseguiu qualificar-se.

Obteve duas vitórias na F1, com a Ferrari, em 1982 na Alemanha e 1983 em San Marino e ainda 11 pódios, um deles em Portugal 1985, e 5 pole positions.

No início da sua carreira, Tambay correu na Fórmula 5000, numa equipa dirigida por Carl Haas.

Depois da F1, em 1989, guiou um Jaguar no Mundial de Sportscar, e terminou em quarto lugar nas 24 Horas de Le Mans. Depois mudou-se para o deserto, terminando duas vezes no pódio do Paris-Dakar. Descanse em Paz.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
dannyricfanclub
dannyricfanclub
1 ano atrás

E foi duas vezes campeão Can-am, facto omitido neste artigo.
Lembro-me de como fiquei contente quando ganhou o GP da Alemanha de 1982 com o Ferrari n.º 27. Requiescat in pace, Patrick Tambay.

Cágado1
1 ano atrás

Um gentleman das pistas.

garantia4
garantia4
Reply to  Cágado1
1 ano atrás

Verdadeiramente. Por exemplo, quantos têm na memória que compareceu em Maranello à apresentação do piloto que o substituiu ( Alboreto) ?

917/30
1 ano atrás

Um bom piloto e um senhor, que descanse em paz. Facto pouco sabido: entre o GP de Inglaterra de 1982 e o GP do Canadá de 1983 Tambay foi o piloto a conseguir maior pontuação.

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
917/30
Reply to  917/30
1 ano atrás

Edit: Entre os GP´s de Inglaterra de 82 e 83, de notar o facto de não ter corrido em duas das três últimas provas de 82 devido a problemas físicos.

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
canam
canam
1 ano atrás

Fez parte da geração de pilotos franceses pré-Prost, que juntamente com os italianos chegaram a fazer 80% das grelhas. Nenhum destes pilotos foi um top driver de F1. Tambay chegou a ganhar 2 GP. Foi campeão Can Am com Carl Hass e Newman, que na minha opinião foi o seu maior êxito.

garantia4
garantia4
1 ano atrás

Inesquecíveis, emocionantes, as sua 2 vitórias em Hockenheim/82 e Imola/83.
Como recordou um grande tifoso, os órfãos do Gilles escolheram- no imediatamente como símbolo, como herdeiro, como o soldado chamado a reeguer a bandeira.

garantia4
garantia4
Reply to  garantia4
1 ano atrás

r

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Sim. Eu fui um desses órfãos. A vitória do Tambay em Hockenheim foi muito especial, depois da morte do Gilles e do grande acidente do Pironi nessa mesma pista.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado