MEMÓRIA: GP do Brasil de 2008 até à última curva

Por a 9 Novembro 2017 16:24

O GP do Brasil teve o final mais incrível da história. A três voltas do fim Hamilton tinha o título no bolso, mas um erro na 69ª volta fê-lo cair para a sexta posição, com Massa a passar para a frente do Mundial. Só que o aumento da chuva tramou Glock (o único piloto da frente que não trocou para pneus de chuva no final) e claro, Massa, pois Hamilton recuperou a quinta posição na última curva para se sagrar o mais jovem Campeão da história.

Que final emocionante! E que contraste de emoções para Felipe Massa. O brasileiro fez tudo o que tinha a fazer em Interlagos, dominando a corrida a partir da “pole”, sem nunca forçar o andamento, pois tinha claramente uma vantagem sobre todo o plantel. A prova disso mesmo foi que Vettel e Alonso andaram sempre relativamente perto de Massa, mas quando este teve de acelerar um pouco mais, antes do segundo reabastecimento, fê-lo de forma determinada, marcando a volta mais rápida da corrida para assegurar que Vettel não o passaria. Com o piloto alemão numa estratégia mais agressiva, Massa nem se preocupou com a recuperação do piloto da Toro Rosso mas não perdeu a liderança em nenhum momento, triunfando com autoridade.

Em Interlagos, como se esperava, a Ferrari teve o melhor carro do plantel e fez tudo bem – com Raikkonen de reserva à espera do que pudesse acontecer com Hamilton – mas não foi no Brasil que Massa perdeu o Mundial. Grande decepção Naturalmente decepcionado, o brasileiro explicou a mistura de emoções que viveu nos últimos momentos da corrida: «Sabia o que estava a passar-se atrás de mim e quando cruzei a meta disseram- me que o Lewis estava em sexto lugar. Estava á espera duma confirmação das boas notícias, mas quando cheguei ao final do Retão o meu engenheiro disse-me que o Glock tinha sido passado, o Hamilton recuperar o quinto lugar e nem tenho palavras para vos dizer o turbilhão de emoções que senti naqueles momentos. Não temos nada que reprovar à forma como trabalhámos este fim-de-semana, pois fizemos tudo bem. A equipa esteve perfeita e fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para chegar aos dois títulos. Infelizmente o de pilotos escapou-nos, mas Deus faz as coisas por alguma razão e só tenho de aceitar isto e aprender com tudo o que aconteceu. Dou os parabéns ao Lewis, pois ele também fez um excelente campeonato, merece ser Campeão. Sei ganhar e sei perder, e só posso estar satisfeito por ter ganho aqui, agradecer o apoio do público que foi fantástico e tentar de novo em 2009.»

Lewis Hamilton tem de agradecer aos Deuses este seu primeiro título Mundial. A três curvas do final da corrida, o inglês estava em sexto lugar, depois da troca de pneus para intermédios não ter dado os resultados esperados, pois ficou ainda mais à mercê de Vettel que o passou quando o piloto da McLaren cometeu um erro, a apenas duas voltas do fim. Mas o aumento de intensidade da chuva fez com que os dois Toyota, os únicos que não tinham alinhado na paragem geral nas últimas sete voltas, tivessem mesmo de abrandar bastante. Trulli, que até estava perto do inglês, desapareceu dos seus retrovisores logo no início da volta, mas foi o abrandamento de Glock que acabou por lhe dar o ponto extra que lhe permitiu sagrar-se o mais jovem Campeão da história. O alemão estava 12,3s na frente de Vettel na entrada da última volta e 13s à frente de Hamilton, mas com o aumento da intensidade da chuva começou a perder terreno e no final do Retão já só estava 9,8s na frente do inglês. Com o miolo do circuito bastante encharcado, o alemão não teve a menor possibilidade de se defender dos seus opositores, perdendo para Vettel na saída da Junção, para ter de deixar passar Hamilton na última travagem da pista. Daí para a frente, com as duas curvas da subida a serem feitas a fundo, o inglês não teve mais nada a fazer senão manter o volante bem apontado e o pé no acelerador, para conquistar o título da forma mais incrível na história do Mundial. Nunca um título tinha sido decidido tão perto do final da última corrida, nunca ninguém tinha ganho o Mundial na última travagem e, por isso, este é um Grande Prémio que vai ficar na memória de todos.

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3 Comentários
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so23101706
so23101706
6 anos atrás

Sim, lembro-me bem do GP em que a McLaren cometeu a proeza de subornar um piloto em plena corrida para se deixar ultrapassar na última volta.

kkk
kkk
Reply to  so23101706
6 anos atrás

Última curva… quem não se lembra! :):):):):):) melhor :(:(:(:(:(:(:(:(:(

kiotto_9
kiotto_9
Reply to  so23101706
6 anos atrás

E sabes como pagou o suborno? Com sandes de leitão.
Há com cada um…

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