McLaren sob escrutínio: as explicações de Andrea Stella e o impacto no campeonato

Por a 28 Novembro 2025 09:01

O Grande Prémio de Las Vegas de Fórmula 1, embora repleto de ação em pista, viu o seu desfecho ensombrado por uma polémica pós-corrida que abalou a equipa McLaren. Lando Norris, que havia conquistado um segundo lugar, e Oscar Piastri, que terminou em quarto, viram os seus resultados anulados devido a uma infração técnica, gerando ondas de choque no Campeonato de Pilotos. Andrea Stella, o chefe de equipa da McLaren, veio a público para detalhar as circunstâncias que levaram a estas desclassificações inesperadas.

A questão técnica: desgaste do fundo plano

A decisão da Federação Internacional do Automóvel (FIA) recaiu sobre o desgaste excessivo das pranchas do fundo plano dos monolugares da McLaren, que se encontravam abaixo do limite regulamentar de 9 mm. Uma falha que, à primeira vista, poderia sugerir uma tentativa de obter vantagem indevida, mas que Andrea Stella rapidamente atribuiu a fatores imprevistos.

O Fenómeno do ‘Porpoising’ inesperado

Segundo o chefe de equipa, a McLaren foi “apanhada de surpresa por um inesperado e extenso porpoising”, ou seja, grandes oscilações verticais do carro. Este fenómeno fez com que os monolugares tocassem repetidamente no solo, resultando no desgaste anómalo da peça. “Não assumimos riscos excessivos na altura ao solo”, garantiu Stella, explicando que o cálculo de margem de segurança foi “negado pelo início inesperado” destas oscilações. O facto do circuito de Las Vegas ser citadino, fora de qualquer âmbito de testes, terá contribuído para este erro de cálculo que teve grandes consequências.

A equipa apercebeu-se do ‘porpoising’ logo nas primeiras voltas da corrida e tentou várias técnicas para mitigar o problema, incluindo o ‘lift and coast’ (levantar o acelerador) para aumentar a distância ao solo. Contudo, a maioria destas ações “não foi suficientemente eficaz” para resolver a questão. A própria FIA confirmou que a infração foi “não intencional” e não uma “tentativa deliberada” de contornar os regulamentos, validando a explicação da McLaren, ainda que as consequências desportivas fossem as mesmas.

Impacto no Campeonato de Pilotos e a luta interna na McLaren

As desclassificações tiveram um forte impacto na classificação do Campeonato de Pilotos, redefinindo as dinâmicas na reta final da temporada. Lando Norris, apesar de ver a sua pontuação reduzida, mantém agora uma vantagem de 24 pontos sobre o seu colega de equipa, Oscar Piastri. No entanto, o grande beneficiado desta situação foi Max Verstappen, que se encontra agora empatado em pontos com Oscar Piastri, intensificando a disputa pelo segundo lugar no campeonato.

Com a temporada a aproximar-se do fim, Lando Norris é o único dos três pilotos que pode garantir o título neste fim de semana, no Grande Prémio do Qatar, caso consiga obter mais dois pontos do que Piastri e Verstappen, após concluído o fim de semana de Sprint e corrida principal.

Apesar da crescente pressão, a McLaren não tem intenção de impor ordens de equipa, permitindo que Norris e Piastri continuem a lutar pelo campeonato, desde que a matemática o permita. Esta decisão sublinha a confiança da equipa nas capacidades dos seus pilotos e o desejo de uma competição justa interna, mesmo perante cenários de campeonato tão ‘apertados’.

Com os olhos postos no próximo desafio, Andrea Stella mostra-se confiante de que as condições que levaram ao ‘porpoising’ em Las Vegas são “muito específicas” daquele circuito. A equipa não espera repetir os mesmos problemas no Circuito Internacional de Lusail, no Qatar, antecipando um desempenho mais estável e dentro das normas regulamentares para os seus monolugares.

FOTO Phillippe Nanchino/MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

2 comentários

  1. jo baue

    28 Novembro, 2025 at 12:03

    Recentemente o Stella disse isto publicamente, tradução livre:
    ” Verificámos juntamente com os delegados da FIA que as medições foram correctas, , e se bem que o consumo do plank fosse mínimo, as regras são muito claras a esse respeito(…). Contrariamente às infracções desportivas ou financeiras, naõ existe proporcionalidade na aplicação para as infracções técnicas. A própria FIA admitiu que no futuro deverá analisar esta falta de proporcionalidade,
    de forma a que pequenas infrações técnicas acidentais, com pouquíssima ou nenhuma vantagens para quem as comete, não levem a punições desproporcionais. “.

    Ou seja, querem ressuscitar a famosa “ilegalidade limitada”. Grande McLa(d)ren ! XD XD
    Esta fez-me lembrar a monumental trafulhice da equipa Brawn em 2009, em que o Ross Brawn “convenceu” a FIA que o deflector era regular porque eram eles que mediam de forma errada…

    Ah sim, e depois a equipa italiana é que é um bando de mafiosos…

  2. Ricfil

    30 Novembro, 2025 at 18:42

    Ou a Benetton em 94 – que”convenceu os”morcões”na FIA (que fizeram regras a correr em cima do joelho para 94) de que não utilizaram a eletrónica ilegal de que o carro estava pejado.

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado