McLaren mantém igualdade entre Norris e Piastri em 2026, garante Andrea Stella

Por a 22 Janeiro 2026 16:25

Diretor da equipa britânica reafirma continuidade da filosofia “papaya rules”

O diretor da McLaren, Andrea Stella, garantiu que Lando Norris e Oscar Piastri continuarão a usufruir de “igualdade de oportunidades” em 2026, com a equipa de Woking a manter a sua filosofia desportiva conhecida como “o modo McLaren”.

Continuidade da política interna

A abordagem, apelidada internamente de “papaya rules”, baseia-se na gestão equitativa dos dois pilotos, promovendo uma competição interna justa e transparente. Embora o método tenha suscitado críticas ocasionais quando algumas decisões não resultaram como esperado, Stella sublinhou que a McLaren não pretende alterar a sua estratégia.

“Falámos bastante no ano passado sobre a forma como gerimos a competição interna na equipa, e posso dizer que entraremos em 2026 em plena continuidade”, afirmou o dirigente italiano, à margem do shakedown do novo MCL40, previsto para os próximos dias em Barcelona. “Se conseguimos êxito em 2024 e 2025, acrescentou valor o modo como o fizemos: de forma colaborativa, coesa e com o apoio dos nossos pilotos.”

Confiança e envolvimento dos pilotos

Stella destacou ainda o forte envolvimento de Norris e Piastri no desenvolvimento da equipa: “Vim diretamente de uma reunião com o Oscar, e antes almocei com o Lando. A época de 2026 já está muito viva, sobretudo pela energia e proatividade que ambos demonstram no alinhamento com a forma como temos corrido na McLaren.”

Ajustes e otimização do modelo

Apesar da continuidade dos princípios fundamentais, Stella admitiu que poderão ser feitos pequenos ajustes para simplificar alguns processos internos. “Como em tudo o que fazemos na McLaren, passámos por um processo de revisão detalhado. Recebemos muito feedback, tanto durante como após a temporada, e isso levou-nos a reafirmar os conceitos de justiça, integridade, igualdade e desportivismo”, explicou.

O italiano reconheceu, no entanto, que a gestão interna das corridas exige um elevado volume de trabalho. “Qualquer tentativa de tornar este processo mais simples será bem-vinda. São apenas afinações — porque, na maioria dos casos, faríamos exatamente o mesmo novamente —, mas encontrámos algumas oportunidades para otimizar o modo como operamos coletivamente.”

Para Stella, os valores de equidade e colaboração continuarão a definir a identidade da McLaren na próxima época: “Os princípios fundamentais mantêm-se, e isso é o mais importante. Continuaremos a correr à maneira da McLaren.”

FOTO McLaren Racing

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

1 comentários

  1. Pity

    22 Janeiro, 2026 at 18:15

    Igualdade de oportunidades, sim, mas se o que estiver à frente tiver um problema no pit stop, não voltem a fazer o que fizeram em Monza.

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado