Max Verstappen triunfa no Qatar e leva disputa para Abu Dhabi: “ficamos na luta!”
Max Verstappen aproveitou da melhor maneira uma soberba decisão tática da Red Bull e alcançou uma vitória crucial no GP do Qatar de Fórmula 1, permitindo-lhe ultrapassar Oscar Piastri na classificação do Mundial de Pilotos bem como colocar-se a 12 pontos de Lando Norris à entrada da última prova do campeonato, deixando em aberto a possibilidade de conquista de novo título. Não será fácil, mas como se provou hoje no Qatar, é perfeitamente possível, basta que as decisões do ‘muro das boxes’ voltem a elevar um dos lados e ‘rebaixar’ o outro.
A Red Bull explorou um claro erro estratégico da McLaren, permitindo que Verstappen fosse para a frente da corrida com um paragem de ‘borla’ nas boxes, e com isso o neerlandês bateu Oscar Piastri e com isso reduziu fortemente a desvantagem para Lando Norris para 12 pontos, com o piloto da McLaren a terminar apenas em quarto, adiando o título para a ronda final em Abu Dhabi.
A estratégia decisiva em Lusail foi simples: Verstappen, terceiro na grelha, passou Norris na curva 1 e colou-se a Piastri; após a colisão de Nico Hulkenberg com Pierre Gasly na volta 7 houve Safety Car, a Red Bull chamou o seu piloto às boxes, os McLaren ficaram em pista, invertendo a ordem. “Paragem inteligente sob Safety Car. Depois, ritmo forte num fim de semana duro e ficamos na luta!”, celebrou o neerlandês, surpreendido com a McLaren: “Movimento interessante. O desgaste dos pneus aqui é alto, mas os pneus aguentaram…”
Em novas declarações à Sky Sports F1, Verstappen acrescentou que: “Não esperava ganhar hoje, olhando apenas para o ritmo, não estávamos ao mesmo nível da McLaren, mas tomámos a decisão certa, tal como a maioria da grelha, ao entrar nas boxes durante o safety car.
Isso deu-nos quase uma paragem nas boxes gratuita e foi isso que fez a diferença para mim na corrida.
Eu sabia que, após esse pit stop, seriam dois longos stints com os pneus em termos de desgaste, mas conseguimos lidar muito bem com isso e eles não nos alcançaram. Esteva tudo sob controlo.
Com certeza, essa decisão no pit stop fez-me ganhar a corrida, não acho que tenha sido a [McLaren] que quis jogar limpo com os seus pilotos, mas simplesmente perderam toda a oportunidade do pit stop.
Em termos de ritmo puro, eles são mais rápidos, mas como ficou claro hoje mais uma vez, tudo é possível.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






