Lewis Hamilton na pole em nova dobradinha Mercedes

Por a 2 Abril 2016 16:36

A Ferrari deixou a ideia que iria lutar muito pela pole-position do GP do Bahrein, mas a Mercedes puxou pelos ‘galões’ e Lewis Hamilton assegurou nova pole-position.

Esta foi a 51ª pole position para Lewis Hamilton e a oitava seguida da Mercedes. Para além disso, o registo do piloto inglês tornou-se na volta mais rápida de sempre neste circuito. Nico Rosberg ficou muito perto, a 0.077s, com Sebastian Vettel em terceiro, mas a mais de meio segundo dos melhor dos Mercedes. Kimi Raikkonen foi quarto a 0.751s com Daniel Ricciardo a assegurar uma boa quinta posição. Os Ferrari estiveram bem, mas mais uma vez, os dois Mercedes colocaram-se numa classe à parte…

Novamente a qualificação terminou sem carros em pista, mas desta feita, quando a pole se decidiu – cerca de 2m30 antes da bandeira de xadrez – estavam quatro carros em pista, o que tornou a luta pela pole menos má, mas ainda assim, novamente ficou provado que há muito para fazer para dar mais emoção a esta sessão. O que se ficou a saber nesta qualificação é que a Mercedes continua muito forte e a Ferrari não foi nesta sessão capaz de dar mais e melhor luta. O que se viu no terceiro treino livre, com dois Ferrari na frente, não é ‘verdade’, mas também não é o que se passou no primeiro TL, com a Mercedes muito na frente do resto do pelotão.

Contudo, para a corrida, está tudo em aberto, no GP da Austrália foi o que se viu, os Ferrari partem muito bem, a Mercedes anda à procura da forma de não permitir o que aconteceu em Albert Park, mas tudo vai depender muito dos pneus, do seu desgaste, e nesse particular, há que esperar pela corrida. A Ferrari parece estar bem com a pista mais quente, o Grande Prémio começa já de noite, pelo que há muitas incógnitas ainda para a corrida de amanhã…

De resto, nesta qualificação voltou a confirmar-se que a Mercedes e a Ferrari estão numa classe à parte mas também que a Red Bull quando tiver um motor melhor pode chegar-se mais um pouco. Para já, Ricciardo ficou a 1.361s de Hamilton, e o melhor dos Williams, o de Valtteri Bottas ficou bem mais atrás, a três décimos do homem da Red Bull. Felipe Massa ficou muito perto do que companheiro de equipa na sétima posição, nico Hulkenberg foi oitavo, com Romain grosjeam, Max verstappen e Carlos Sainz a encerrarem o top 10.

Nas restantes duas fases da qualificação, registe-se o facto da HAAS ter passado com os seus dois carros à Q2 e Romain Grosjean colocou mesmo o seu Haas-Ferrari no nono lugar, na frente de Max Verstappen que bateu o seu colega de equipa na Toro Rosso, Carlos Sainz Jr. Stoffel Vandoorne foi 12º na sua primeira qualificação de sempre e foi o melhor dos McLaren-Honda, já que Jenson Button foi eliminado mais cedo, terminando a sessão em 14º. Esteban Gutierrez contribuiu para o excelente resultado de conjunto da Haas-Ferrari com a 13ª posição e Daniil Kvyat apenas 15º. Outra grande qualificação foi a de Pascal Wehrlein (Manor-Mercedes), 16º, deixando atrás de si vários nomes sonantes, como por exemplo Sergio Perez, que foi apenas 18º com o seu Force India-Mercedes. Kevin Magnussen foi 19º mas vai partir do pitlane devido à penalização que sofreu e a encerrar o plantel, ficaram colocados Jolyon Palmer, Rio Haryanto e Felipe Nasr, o primeiro eliminado do dia, devido a um erro na sua volta.

Tempos

1. Lewis Hamilton GBR Mercedes-Mercedes 1m 29.493s

2. Nico Rosberg GER Mercedes-Mercedes 1m 29.570s

3. Sebastian Vettel GER Ferrari-Ferrari 1m 30.012s

4. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari 1m 30.244s

5. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-TAG Heuer 1m 30.854s

6. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes 1m 31.153s

7. Felipe Massa BRZ Williams-Mercedes 1m 31.155s

8. Nico Hulkenberg GER Force India-Mercedes 1m 31.620s

9. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari 1m 31.756s

10. Max Verstappen NED Toro Rosso-Ferrari 1m 31.772s

11. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari 1m 31.816s

12. Stoffel Vandoorne BEL McLaren-Honda 1m 31,934s

13. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari 1m 31.945s

14. Jenson Button GBR McLaren-Honda 1m 31.998s

15. Daniil Kvyat RUS Red Bull-TAG Heuer 1m 32.241s

16. Pascal Wehrlein GER MRT-Mercedes 1m 32.806s

17. Marcus Ericsson SWE Sauber-Ferrari 1m 32.840s

18. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes 1m 32.911s

19. Kevin Magnussen DEN Renault-Renault 1m 33.181s*

20. Jolyon Palmer GBR Renault-Renault 1m 33.438s

21. Rio Haryanto INA MRT-Mercedes 1m 34.190s

22. Felipe Nasr BRZ Sauber-Ferrari 1m 34.388s

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Kampux
Kampux
8 anos atrás

Antes de mais nada tal como o João Carlos Costas fez referencia, na volta do Hamilton o que mais me impressionou foi as vezes que este mexeu no botões no volante, fazer aquilo td não é para qualquer um e é preciso ter muitas capacidades para fazer td ao mesmo tempo e não cometer erros… A Mercedes continua na frente, mas agora a Ferrari está logo ali atrás um erro e a Ferrari passa para frente. Creio que os dois pilotos da Ferrari cometeram erros na ultima tentativa, mas só teria reflexo no tempos pois dificilmente chegariam aos tempos dos… Ler mais »

MVM
MVM
Reply to  Kampux
8 anos atrás

Concordo com tudo menos com a parte do Kvyat. Lembre-se que no ano passado também começou mal e no fim ficou à frente do Ricciardo na classificação.

Kampux
Kampux
Reply to  MVM
8 anos atrás

Sim, mas num ano em que parece que um deles vai ter ir embora não é nada favorável ao Kvyat começar época desta maneira, mas como referiu e bem, ainda é cedo para fazer análise da temporada que ainda agora começou.

MVM
MVM
8 anos atrás

Foi a primeira vez que vi este novo esquema de qualificação. Em que estavam a pensar quando o conceberam? Se a ideia era dar mais interesse à qualificação, passaram completamente ao lado e conseguiram exactamente o oposto. Este esquema torna a qualificação monótona e prejudica injustamente as equipas menos competitivas. Mais estúpido ainda foi manterem o esquema para este GP. Curiosamente, uma das equipas que vetou o retorno ao esquema anterior – ou ao esquema misto entretanto proposto – foi a McLaren, uma das mais prejudicadas nesta qualificação. Cá se fazem… Quanto ao resultado da qualificação, parece que estas UM… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  MVM
8 anos atrás

Ao que consta, a McLaren e a Red Bull vetaram as alterações, porque queriam ir já para o sistema do ano passado, enquanto a Fia queria o sistema misto, foi uma forma de pressão…

MVM
MVM
Reply to  Pity
8 anos atrás

Deu um resultadão!

anotheruser
Reply to  MVM
8 anos atrás

Eu começo a gostar destas Q1 e Q2. Dá trabalho e é preciso fazer contas constantemente, não apenas ao tempo de volta, mas também ao tempo que se demora a sair da boxe até iniciar a volta lançada e depois regressar e preparar o carro para sair outra vez. Hoje, para se manter em jogo, era preciso sair da boxe com uma antecipação de 1m55s. O problema é que um piloto que saia e vença uma luta, não tem hipótese de vencer outra luta logo a seguir (porque nem tem tempo para voltar à boxe, reabastecer e voltar a sair),… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  anotheruser
8 anos atrás

O problema é os pneus de manteiga de amenduim da Pirelli, fazem uma volta de qualificação e ficam inutilizados, para além disso precisam de poupar pneus para a corrida! Isto para dar certo, era começar a corrida com pneus novos e fazer pneus decentes.

anotheruser
Reply to  anotheruser
8 anos atrás

Respondendo ao iceman7: Também ajudava não terem de andar a fazer contas aos pneus para a corrida. Mas isso eu até acho divertido, porque os comportamentos “bizarro” da Q2 permitem ver que há gente que nem sequer está interessada em tentar passar à Q3 e desvendam qualquer coisa sobre a estratégia de corrida. Eu por exemplo continuo intrigado com os vários jogos de pneus Médios que toda a gente escolheu e que serão o melhor composto para o Bahrein dado ser o mais duradoiro no asfalto muito abrasivo. Quem vai arriscar uma paragem só usando Médios e Soft? Apenas os… Ler mais »

Pity
Pity
8 anos atrás

Hamilton, só “acordou” quando foi a doer, , mas nessa altura, estava lá. Button desiludiu um pouco, depois de no Q1 ter sido 8º. Dificilmente daria para o Q3, só com oito carros, mas esperava que ficasse no 10º, 11º. Vandoorne muito bem, para quem quase caiu de para-quedas no circuito, bater o seu experientíssimo colega, é obra, veremos como se comporta amanhã. Não percebi a estratégia da Williams na Q2, já estavam apurados, para quê gastar pneus? Renault mal, Sauber idem, Kvyat a não se dar bem com este sistema de qualificação, ao contrário de Ricciardo. E mudem lá… Ler mais »

anotheruser
Reply to  Pity
8 anos atrás

O comportamento da Williams resulta do que falamos há uns dias: – equipas começam corrida com jogo de pneus com que fizeram melhor tempo na Q2. Provavelmente eles fizeram um tempo que lhes permitiu passar para da Q2 para a Q3 e depois olharam para o estado em que tinham esses pneus. Devem ter pensado que iriam durar muito pouco em corrida e que isso iria forçar uma paragem muito cedo e assim ter de fazer uma corrida obrigatoriamente com pelo menos duas paragens. Por isso montaram novos pneus e foram melhorar o tempo. Desse modo conseguem começar a corrida… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  anotheruser
8 anos atrás

Só que os Williams, tanto quanto me apercebi, não melhoraram os tempos, em especial o Massa, que regressou às boxes sem completar a volta,

Kampux
Kampux
Reply to  anotheruser
8 anos atrás

Que grande confusão que vai por aqui!!!
Só os pilotos que ficam na Q3 é que são obrigados arrancar com pneus que utilizaram na melhor volta na Q2.
Logo do Grosjean para baixo podem arrancar com os pneus que acharem melhor para corrida (médios, macios ou super macios)…

anotheruser
Reply to  Kampux
8 anos atrás

Leia o comentário outra vez e subtraia a sua interpretação inicial.

anotheruser
Reply to  Kampux
8 anos atrás

Nada do que se disse contraria a regra que citou porque estava-se a falar do comportamento da Williams na Q2 (e estes passaram para a Q3 (logo aplica-se a regra que citou)). A questão é que as equipas já estão a jogar na Q2 a pensar na corrida, isto é, se: – mais vale ficar pela Q2 e escolher os pneus para a corrida. – passar para a Q3 e ter de usar pneus usados para fazerem melhor tempo na Q2. Nesse sentido o Hulkenberg não se teria importado de ter ficado em 9º. Já o Grosjean deve ter ficado… Ler mais »

anotheruser
Reply to  anotheruser
8 anos atrás

Quem me parece que já percebeu que é melhor ficar pela Q2 (e começar em 9º, 10º, 11º ou 12º) e começar com pneus novos) do que passar à Q3 (e começar em 7º ou 8º com pneus usados) foi a Toro Rosso.
Veja-se que depois de asseguradas essas posições (de 9º a 12º), mesmo havendo tempo para sair e fazer nova volta lançada, os miúdos, particularmente o Sainz salta fora do carro e vai-se embora para a pesagem.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
8 anos atrás

Na Q1 o sistema de qualificação nem funciona mal, mas a partir da Q2 é pela ravina abaixo… grande porcaria!
Já aos resultados, no comments! Previsão de mais um ano de corridas aborrecidas e mercedárias.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

Ó que chatice. Querias domínio ferrari durante 30 anos né? Aí já não havia problemas e era “super excitante” e blá blá blá. Aposto que nos anos de 2000 a 2005 não te queixavas.

LeonardoM
LeonardoM
8 anos atrás

Digam lá que os V6 não prestam!! Digam lá que não há animo! Ver recordes a serem batidos dá sempre animo!

LeonardoM
LeonardoM
Reply to  LeonardoM
8 anos atrás

E que venham mais corridas mercedárias (esta aqui para o amigo de cima)

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  LeonardoM
8 anos atrás

Os V8 não prestavam para nada, por razões lógicas: 1-2 Red Bull 3-4 Ferrari 5-6 McLaren […] Mercedes???

LeonardoM
LeonardoM
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

A Mercedes (equipa) só entrou em 2010. E em 2013 foi quando começaram a ter mais protagonismo no campeonato. Por isso tal como a RedBull teve o seu tempo para evoluir até dominar, a Mercedes também teve o seu tempo até começar a subir no grid. Tão simples quanto isto a meu ver 😉

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  LeonardoM
8 anos atrás

E já agora: Desde os anos 80 se sabe que os motores turbo dão mais velocidade que os atmosféricos, qual é a novidade? O que não presta é o som, mas isso é natural. 99% prefere ouvir o V12 do Ferrari 412 T2, os V10 e até mesmo os V8.

E qual é o animo? Estes carros têm DRS, ERS, botões mágicos, é natural que batam recordes.

LeonardoM
LeonardoM
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

isso do DRS e do ERS não é desculpa para não haver animo. é o preço a pagar pelo desenvolvimento.
Estabelecendo aqui uma comparação: a F1 é como os desfiles de moda. É nos desfiles de moda que se sabe e se vê o que se irá utilizar no futuro.

can-am
can-am
8 anos atrás

Muito parecido com o que se passou há 15 dias. Vamos é a ver se a Mercedes aprendeu a lição e não vai ser comida outra vez pelo arranque dos Ferrari. Sim porque de nada serve estar a fazer a pole position, quando, ao que parece, os italianos têm uma certa vantagem na gestão dos arranques. Se os Mercedes saírem bem, a prova não deverá ter história, salvo saber se será desta que o Hamilton aproveita uma pole para triunfar, ou se o Rosberg conseguirá a 5ª sucessiva,o que iria causar grande mal à moral do inglês. Se os Ferrari… Ler mais »

simao86
simao86
8 anos atrás

o problema deste modo de qualificação, e mesmo a diferença da mercedes e ferrari para o resto do pelotão, porque já sabem que eles podem fazer um X tempo, logo a partida sabem que o restantes dificilmente chegam la, e só uma questão de fazer as contas.agora no meio do pelotão já e melhor, visto que tem carros mais equilibrados.mas quantos mais equilibrados melhores, porque todos sao capazes de chegar a X tempo, só difere o piloto. vamos ver o que isto vai dar amanha.

dakosta
dakosta
8 anos atrás

Na linha da frente não há mjuito a dizer, apenas quero acrescentar que a Ferrari está a confirmar a sua aproximação à Mercedes, e se eles repetirem a mesma largada, vai ser complicado para os dois mercedes, que desconfio, não vão ter a passadeira estendida como tiveram o ano passado. O Riciado a confirmar a subida de forma e o Kvyat a confirmar a queda. A Haas a confirmar o excelente trabalho de casa para uma equipa nova.Em contrapartida, esperava muito mais da experiente Renault, que está a desiludir. Uma luta interessante de seguir, porque está ao rubro, será entre… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  dakosta
8 anos atrás

O Button na Q1 estava com subviragem, mexeram na asa e ficou com muita sobreviragem, de que não gosta. Foi esta a explicação para o mau tempo.

dakosta
dakosta
Reply to  Pity
8 anos atrás

Os mecânicos do Button fazem-me lembrar quem gere este fórum. Até para se responder a um comentário, tem de se fazer a pôrra do login.Ao invés de evoluírem, retrocedem. Os mecânicos do Button estão na mesma, porque ao procurarem eliminar um problema, criaram outro. Eu penso que a asa deve ter um regulador para dar + ou – downforce, mas os mecânicos devem ter regulado a olho, para ver o que dava e deu asneira. Tal como a mexida na caixa de comentários deste fórum, que deve ter sido alguém a inventar.

Pity
Pity
Reply to  dakosta
8 anos atrás

Tanto tem de fazer login para responder, como para comentar, é o mesmo. Eu já consigo manter-me “logada” há vários dias, bastou para isso, clicar em “lembrar”, quando fiz login pela última vez.

dakosta
dakosta
Reply to  Pity
8 anos atrás

Parece que deu certo, acabei de fazer o login e mesmo sem ter feito nenhum comentário hoje, vim directo ao seu e já não me foi pedido para repetir. Obrigado pela dica.

Não me chateies
Não me chateies
8 anos atrás

Esta treta da eliminação só resultou em menos tentativas para as equipas mais lentas, obrigam as equipas grandes a fazer o Q1 com SS. O Q1 até é melhor para equipas no meio da tabela, pois livram-se depressa das chicanes móveis a tempo de uma segunda tentativa. O Q2 foi vergonhoso, seriam 7 minutos sem nada se não tivesse dado uma branca à Williams, o que foi que foram fazer à pista??? Estragar um jogo novo de pneus? Ou alterar o jogo para a corrida de amanhã? O Q3 com ou sem eliminação seria o mesmo, mas ao menos a… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
8 anos atrás

Confirma-se gastaram um jogo de pneus para preparar os pilotos para o Q3, incrível, como se acreditasse nisso, ficaram confusos e agora não querem dar parte fraca. Para isso não gastavam um jogo de pneus que podiam ter gasto no Q3.

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