Luis Vasconcelos em Barcelona: Kimi Räikkönen “Carro já está melhor que no último ano” | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Luis Vasconcelos em Barcelona: Kimi Räikkönen “Carro já está melhor que no último ano”

André Duarte by André Duarte
25 Fevereiro, 2016
in F1, FÓRMULA 1
A A
Luis Vasconcelos em Barcelona: Kimi Räikkönen “Carro já está melhor que no último ano”

Share on FacebookShare on Twitter

Kimi Raikkonen foi o terceiro melhor deste terceiro dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1, ao registar 1m25.977s, tempo conseguido com pneus médios ‘calçados’ no seu Ferrari. O finlandês realizou apenas quatro voltas durante a manhã, mas sem registo de tempo – o SF16-H teve problemas na bomba de combustível no dia de ontem, que se mantiveram esta manhã quando a equipa ligou o monolugar. Isso acabou por impedi-lo de rodar mais. Porém, Räikkönen ‘saltou’ das boxes no início da sessão da tarde e imprimiu desde logo um bom andamento com o monolugar da Ferrari, registando aí o seu melhor tempo, 1m25.977s, que não viria a melhorar. No final deste dia de trabalho, o finlandês esteve à conversa com o AutoSport:

AutoSport – Mesmo pensando que rodaste apenas meio dia, qual é a tua primeira impressão do monolugar?
Kimi Räikkönen – Obviamente que não foi o início ideal dado que perdemos meio dia, mas às vezes há coisas que temos de resolver e isso leva tempo. Organizámos-nos para fazer um número considerável de voltas, não tínhamos mudado o monolugar nem um bocadinho ainda, tentámos fazer apenas alguns stints para começar, para rodarmos um pouco com o monolugar e depois fizemos stints longos da parte da tarde. Penso que a primeira sensação é boa mas, no geral, este não foi o mais fácil dos dias para nós. Estou certo de que iremos estar bem, apenas precisamos de mais tempo no monolugar. Obviamente que estamos a trabalhar e a testar diferentes coisas. Estou certo que este será um monolugar melhor, aliás, é já um carro melhor que aquele que tínhamos no final do último ano, por isso estamos a fazer as coisas certas.

 AS – A nova suspensão da frente fez-te sentir uma grande diferença na pilotagem?
KR – Todo o carro está diferente, tudo é novo e o seu manuseio é bom em muitas áreas, em áreas que sentimos, no último ano, que tínhamos evoluído. A dianteira foi uma dessas áreas, existem muitas outras, mas penso que a equipa fez um bom trabalho. Estamos agora apenas no início e para tentarmos conseguir que tudo esteja pronto, por isso estamos contentes com tudo o que temos visto, mas há ainda muito trabalho para ser feito. Produzimos um bom carro e tenho a certeza disso.

Artigos relacionados

GP Mónaco F1, George Russell: “Estou confuso”

F1: George Russell pisca o olho à Audi? Guenther Steiner diz que sim

1 Agosto, 2026

F1: Max Verstappen deve considerar Aston Martin se sair da Red Bull

30 Julho, 2026

 AS – Como te sentiste no interior do cockpit?
Todos os monolugares são diferentes. Neste carro, mesmo a brecagem, não é igual aos últimos anos, existem pequenas diferenças. São maneiras ligeiramente diferentes de experimentares um novo carro, depois de teres utilizado outro ao longo de um ano inteiro, no fundo, saber como tudo funciona.

 AS – O que te parece o novo formato de qualificação para os GP’s?
KR -Não sei. É esperar para ver se mudam isso ou não. E se isso é algo diferente, então será o mesmo para todos, o que não mudará muito.

AS – Como todos sabemos, tu gostas de uma frente dura nos teus carros. Sentes que o tens no teu SF16-H?
KR – Quem sabe se esta será uma temporada melhor ou não? Obviamente o objetivo é que o seja, mas estou certo que o monolugar está já melhor que o que tivemos no último ano. Melhorámos em muitas áreas, mas estes são ainda os primeiros dias, especialmente para mim, no monolugar. Tenho mais frente no monolugar, sim, mas não se trata apenas disso, e sim de todo o equilíbrio em que temos de trabalhar. Ainda não mudámos a mais pequena coisa no monolugar, por isso, de longe que estou contente. Mas há ainda uma série de coisas para pôr no sítio certo, mas indo apenas para o monolugar, não mudando nada, apenas pilotando-o, penso que isso não é demasiado mau – pareceu-me muito bem. Mas estou certo que podemos afinar bem certas coisas e torná-lo muito bom.

AS – Há algumas histórias a circular sobre o problema que tiveste hoje. Foi no sistema de combustível ou na caixa de velocidades?
KR – Isso terás de perguntar à equipa mas, segundo o que sei foi uma questão com o combustível. Há pequenos problemas quando tens um novo monolugar e tivemos que levar algum tempo a consertá-los ou podíamos acabar por vir a ter grandes problemas. É doloroso perder meio dia, mas é preferível isso e fazermos algumas voltas do que termos um problema simples e acabarmos por perder todo o dia.

 AS – Planeias mudar alguma coisa na forma como abordas os fins de semana de Grandes Prémios, ou na tua pilotagem, para obteres melhores resultados do que em 2015?
 KR – Não mesmo. Nós tentamos fazer sempre o nosso melhor mas, algumas vezes, cometemos erros. Penso que depois do último ano, com a minha equipa de engenheiros, sabemos onde podemos melhorar. Existiram demasiados erros do meu lado, algumas outras questões também, mas tentamos sempre aprender, enquanto tentamos acabar com os erros para podermos terminar as corridas nos devidos lugares.

 AS – Como é que seguiste o que o Vettel esteve a fazer nos dois dias anteriores?
Vi os seus tempos por volta e falei com os meus engenheiros, por isso estava, mais ou menos, a par de tudo. Podes sempre perguntar, se quiseres mais detalhes, mas eles fizeram dois belos dias de trabalho. Hoje não foi o ideal, mas esperamos que amanhã possamos ter um dia bom.

Luís Vasconcelos

Tags: FerrariKimi RaikkonenTestes Barcelona
André Duarte

André Duarte

Artigos relacionados

GP Mónaco F1, George Russell: “Estou confuso”
FÓRMULA 1

F1: George Russell pisca o olho à Audi? Guenther Steiner diz que sim

by Fábio Mendes
1 Agosto, 2026
FÓRMULA 1

F1: Max Verstappen deve considerar Aston Martin se sair da Red Bull

by José Luis Abreu
30 Julho, 2026
Next Post
Kevin Magnussen lidera tempos em Barcelona 

Kevin Magnussen lidera tempos em Barcelona 

Luis Vasconcelos em Barcelona: Eric Bouiller não sabe ainda o que ‘vale’ o novo McLaren-Honda

Luis Vasconcelos em Barcelona: Eric Bouiller não sabe ainda o que ‘vale’ o novo McLaren-Honda

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Armindo Araújo está de ‘regresso’: vitória no CPR e pódio: “um dos nossos melhores ralis na Madeira”

Armindo Araújo está de ‘regresso’: vitória no CPR e pódio: “um dos nossos melhores ralis na Madeira”

2 Agosto, 2026
Balanço positivo para Hugo Lopes no exigente Rali da Madeira: “nunca andei tão depressa ao volante do Hyundai”

Balanço positivo para Hugo Lopes no exigente Rali da Madeira: “nunca andei tão depressa ao volante do Hyundai”

2 Agosto, 2026
Gonçalo Henriques acidentado no Rali da Madeira: “vamos trabalhar ainda mais para ser rápidos e consistentes”

Gonçalo Henriques acidentado no Rali da Madeira: “vamos trabalhar ainda mais para ser rápidos e consistentes”

2 Agosto, 2026
Gil Membrado consolida liderança no WRC3 na Finlândia após sábado exigente

Gil Membrado consolida liderança no WRC3 na Finlândia após sábado exigente

2 Agosto, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright