Luis Vasconcelos em Barcelona: Kimi Räikkönen “Carro já está melhor que no último ano”

Por a 24 Fevereiro 2016 23:07

Kimi Raikkonen foi o terceiro melhor deste terceiro dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1, ao registar 1m25.977s, tempo conseguido com pneus médios ‘calçados’ no seu Ferrari. O finlandês realizou apenas quatro voltas durante a manhã, mas sem registo de tempo – o SF16-H teve problemas na bomba de combustível no dia de ontem, que se mantiveram esta manhã quando a equipa ligou o monolugar. Isso acabou por impedi-lo de rodar mais. Porém, Räikkönen ‘saltou’ das boxes no início da sessão da tarde e imprimiu desde logo um bom andamento com o monolugar da Ferrari, registando aí o seu melhor tempo, 1m25.977s, que não viria a melhorar. No final deste dia de trabalho, o finlandês esteve à conversa com o AutoSport:

AutoSport – Mesmo pensando que rodaste apenas meio dia, qual é a tua primeira impressão do monolugar?

Kimi Räikkönen – Obviamente que não foi o início ideal dado que perdemos meio dia, mas às vezes há coisas que temos de resolver e isso leva tempo. Organizámos-nos para fazer um número considerável de voltas, não tínhamos mudado o monolugar nem um bocadinho ainda, tentámos fazer apenas alguns stints para começar, para rodarmos um pouco com o monolugar e depois fizemos stints longos da parte da tarde. Penso que a primeira sensação é boa mas, no geral, este não foi o mais fácil dos dias para nós. Estou certo de que iremos estar bem, apenas precisamos de mais tempo no monolugar. Obviamente que estamos a trabalhar e a testar diferentes coisas. Estou certo que este será um monolugar melhor, aliás, é já um carro melhor que aquele que tínhamos no final do último ano, por isso estamos a fazer as coisas certas.

 AS – A nova suspensão da frente fez-te sentir uma grande diferença na pilotagem?

KR – Todo o carro está diferente, tudo é novo e o seu manuseio é bom em muitas áreas, em áreas que sentimos, no último ano, que tínhamos evoluído. A dianteira foi uma dessas áreas, existem muitas outras, mas penso que a equipa fez um bom trabalho. Estamos agora apenas no início e para tentarmos conseguir que tudo esteja pronto, por isso estamos contentes com tudo o que temos visto, mas há ainda muito trabalho para ser feito. Produzimos um bom carro e tenho a certeza disso.

 AS – Como te sentiste no interior do cockpit?

Todos os monolugares são diferentes. Neste carro, mesmo a brecagem, não é igual aos últimos anos, existem pequenas diferenças. São maneiras ligeiramente diferentes de experimentares um novo carro, depois de teres utilizado outro ao longo de um ano inteiro, no fundo, saber como tudo funciona.

 AS – O que te parece o novo formato de qualificação para os GP’s?

KR -Não sei. É esperar para ver se mudam isso ou não. E se isso é algo diferente, então será o mesmo para todos, o que não mudará muito.

AS – Como todos sabemos, tu gostas de uma frente dura nos teus carros. Sentes que o tens no teu SF16-H?

KR – Quem sabe se esta será uma temporada melhor ou não? Obviamente o objetivo é que o seja, mas estou certo que o monolugar está já melhor que o que tivemos no último ano. Melhorámos em muitas áreas, mas estes são ainda os primeiros dias, especialmente para mim, no monolugar. Tenho mais frente no monolugar, sim, mas não se trata apenas disso, e sim de todo o equilíbrio em que temos de trabalhar. Ainda não mudámos a mais pequena coisa no monolugar, por isso, de longe que estou contente. Mas há ainda uma série de coisas para pôr no sítio certo, mas indo apenas para o monolugar, não mudando nada, apenas pilotando-o, penso que isso não é demasiado mau – pareceu-me muito bem. Mas estou certo que podemos afinar bem certas coisas e torná-lo muito bom.

AS – Há algumas histórias a circular sobre o problema que tiveste hoje. Foi no sistema de combustível ou na caixa de velocidades?

KR – Isso terás de perguntar à equipa mas, segundo o que sei foi uma questão com o combustível. Há pequenos problemas quando tens um novo monolugar e tivemos que levar algum tempo a consertá-los ou podíamos acabar por vir a ter grandes problemas. É doloroso perder meio dia, mas é preferível isso e fazermos algumas voltas do que termos um problema simples e acabarmos por perder todo o dia.

 AS – Planeias mudar alguma coisa na forma como abordas os fins de semana de Grandes Prémios, ou na tua pilotagem, para obteres melhores resultados do que em 2015?

 KR – Não mesmo. Nós tentamos fazer sempre o nosso melhor mas, algumas vezes, cometemos erros. Penso que depois do último ano, com a minha equipa de engenheiros, sabemos onde podemos melhorar. Existiram demasiados erros do meu lado, algumas outras questões também, mas tentamos sempre aprender, enquanto tentamos acabar com os erros para podermos terminar as corridas nos devidos lugares.

 AS – Como é que seguiste o que o Vettel esteve a fazer nos dois dias anteriores?

Vi os seus tempos por volta e falei com os meus engenheiros, por isso estava, mais ou menos, a par de tudo. Podes sempre perguntar, se quiseres mais detalhes, mas eles fizeram dois belos dias de trabalho. Hoje não foi o ideal, mas esperamos que amanhã possamos ter um dia bom.

Luís Vasconcelos

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
8 anos atrás

[…] Kimi Räikkönen: “Carro já está melhor que o que tivemos no último ano” […]

SpeedyM
SpeedyM
8 anos atrás

Um facto de que poucos estavam ao corrente (pelo menos eu não estava) é que o Ferrari do ano passado, o SF15T, era pouco mais que uma evolução do F14T de 2014. Este SF16H é completamente novo e é o primeiro carro desenhado inteiramente por James Allison para a Ferrari. Não surpreende que o Kimi e o Vettel notem melhorias.
.Se a Ferrari tiver evoluído a unidade motriz, é de esperar que se aproxime mais da Mercedes e lhe dê luta, em lugar de simplesmente aproveitar as “abébias” do Louie e do Britney.

jms
jms
8 anos atrás

Com ou sem abébias, eles estão sempre lá, por muito que não se goste.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado