Jonathan Wheatley: “Tudo é um desafio na F1, mas estou a adorar esta fase na Sauber”
Jonathan Wheatley está a viver uma nova fase da sua carreira na Fórmula 1 como diretor de equipa da Kick Sauber. Na conferência de imprensa da F1, o britânico falou sobre a transição para Hinwil, o impacto da saída de Christian Horner da Red Bull e o momento positivo que a equipa suíça atravessa.
Jonathan, chegou à Sauber a meio da época. Quão difícil é assumir esse papel com a temporada já em andamento?
“É sempre um desafio, mas tudo o que envolve ser diretor de equipa na Fórmula 1 é um desafio. Nem sempre se pode escolher quando se começa, e é preciso aproveitar ao máximo a oportunidade. Estes primeiros quatro meses com a equipa têm sido intensos, mas estou a adorar. Os desafios, a energia, o ambiente na equipa — tudo tem sido incrível. E, claro, essa energia só tem aumentado com os nossos desempenhos recentes.”
Passou muitos anos na Red Bull Racing. O que nos pode dizer sobre a notícia de que Christian Horner deixou as funções operacionais?
“Antes de mais, temos de reconhecer o que o Christian conquistou naquela equipa. Olhem para o que foi feito ao longo dos últimos vinte anos. Eu tive uma experiência fantástica em Milton Keynes. Agora tenho um trajeto mais panorâmico até ao trabalho [risos], mas conheço bem a força e profundidade da equipa que lá está. O Laurent tem agora um desafio empolgante pela frente. A nível pessoal, desejo tudo de bom ao Christian no futuro. Mas quero também dizer que esta mudança criou oportunidades para dois grandes amigos meus: o Laurent — que está aqui ao meu lado — e o Alan Permane. Acredito que de tudo se retira algo positivo, e fico muito feliz por ambos.”
A sua equipa somou mais pontos nas últimas quatro corridas do que a Red Bull. Sente que estão a ganhar embalo em Hinwil?
“Sim. Vamos ser realistas: não me parece que vamos lutar regularmente por pódios. Mas o que estas corridas mostraram é que os pequenos ganhos que estamos a conseguir — muitos dos quais nem são visíveis —, somados à performance que colocámos no carro numa fase final de um ciclo de regulamentos técnicos, são um sinal muito positivo. Como disse antes, existe uma grande energia na equipa. Estamos a avançar. Provavelmente não teríamos conseguido aquele resultado no início da época, porque tudo tem de estar perfeito para alcançar um pódio, como estes senhores aqui sabem bem. Mas tivemos a oportunidade de o saborear, de respirar um pouco e celebrar na fábrica antes de seguir para a corrida seguinte. Isso também é importante.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






