Helmut Marko acusa Christian Horner de “jogos sujos” antes da sua saída da Red Bull
Revelações aumentam a tensão interna na estrutura da equipa austríaca
Helmut Marko, ex-conselheiro de competição da Red Bull Racing, que há poucos dias saiu da estrutura de Milton Keynes, revelou novos detalhes sobre a luta de poder interna que culminou na demissão de Christian Horner do cargo de diretor de equipa após o Grande Prémio da Grã-Bretanha.
Em entrevista a meios de comunicação europeus, como o holandês De Telegraaf, o austríaco de 82 anos acusou Horner de manipular informações e tentar assumir o controlo da estrutura da equipa após a morte de Dietrich Mateschitz, fundador da Red Bull.
Disputa entre as facções austríaca e tailandesa
Segundo Marko, Horner terá procurado reforçar a influência do cofundador tailandês da Red Bull GmbH, Chalerm Yoovidhya, em detrimento da gestão tradicional liderada a partir da Áustria. O antigo dirigente afirmou que, após o falecimento de Mateschitz em 2022, o britânico “fez tudo para tomar o controlo com o apoio de Yoovidhya”, acrescentando que procurou travar o movimento “em nome da parte austríaca” da empresa.
Acusações de manipulação e perda de confiança
Marko alegou ainda que Horner tentou suspendê-lo em 2024, com base em declarações que nunca teria feito sobre o atraso no desenvolvimento do motor e sobre críticas a pilotos. O austríaco afirmou que apenas a intervenção de Max Verstappen impediu a sua saída: “O ambiente deixou de ser agradável. Jogavam-se jogos sujos”, declarou, sublinhando que Horner teria fabricado várias das controvérsias públicas associadas ao seu nome.
Impacto no desempenho e consequências internas
O ex-conselheiro afirmou que o declínio de resultados em pista justificou a decisão de afastar Horner, considerando que “se essa mudança tivesse ocorrido mais cedo, Verstappen teria conquistado o quinto título consecutivo”. A perda de confiança de Chalerm Yoovidhya no britânico, após alegadas provas de falsidades internas, terá sido determinante para a sua demissão.
Nova fase sob a liderança de Laurent Mekies
Com a saída de Horner e a reforma de Marko, a Red Bull enfrenta uma reestruturação profunda na antecâmara de 2026, ano que marcará a entrada em vigor de novos regulamentos técnicos. Laurent Mekies, ex-diretor desportivo da Ferrari e da AlphaTauri, assumiu o comando da equipa. Resta saber se conseguirá preservar a competitividade e estabilidade num período em que as divisões internas se tornaram públicas.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







Cágado1
14 Dezembro, 2025 at 11:34
Zangam-se as comadres, sabem-se as verdades.
Quanto ao Mekies, acredito que tenha sido de facto positiva, não deve ter sido mera coincidência a recuperação da RB após a sua chegada.
Pity
14 Dezembro, 2025 at 11:41
Aguardo a versão do Horner, mas duvido que surja.
Quanto ao “se tivesse ocorrido mais cedo”… é o “se” que poderia ter levado a decisões diferentes dos adversários.
Nrpm
14 Dezembro, 2025 at 12:31
45 min de jogo
Makro 3 – 0 Horner
Falta a segunda parte toda!
No fim seja qual for o resultado, cada um ainda pensa que a culpa não é de nenhum deles, é de um treinador ou de um ‘jogador’, que devia ter sido despedido um, e não marca golos outro.
Haja pachorra para esta tropa.
Relembre-se que esta já foi a equipa mais cool do paddock.