GP Turquia F1: Pirelli alertou equipas para risco de não trocarem de pneus

Por a 11 Outubro 2021 09:36

Esteban Ocon acabou por ser o único piloto a não parar para trocar os pneus intermédios com que começou a corrida, mas Lewis Hamilton e Charles Leclerc estiveram perto de o fazer também. Enquanto o piloto da Ferrari disse já não se arrepender da decisão de parar, Hamilton terminou a corrida muito aborrecido com a perda de posições após a paragem. 

Mario Isola, responsável da Pirelli Motorsport, afirmou após a corrida, que as equipas tinham sido avisadas do risco de não pararem para troca de pneus, algo que era totalmente desaconselhado pelo fornecedor de pneus da Fórmula 1. 

“Após as condições de chuva no treino livre de sábado, tivemos tempo húmido do início ao fim da corrida, no entanto, nunca foi uma chuva forte que exigisse pneus de chuva: em vez disso, foi território perfeito para os intermédios, que se mostraram muito bem adaptados às mudanças das condições húmidas”, explicou Isola após o GP da Turquia.

“Os pilotos que mudaram os seus pneus nas fases finais da corrida encontraram uma pista ligeiramente mais seca, o que levou a um pouco mais de ‘graining’. Os que pararam mais cedo foram capazes de limitar o ‘graining’ numa pista mais húmida, e esta foi uma vantagem fundamental nas condições de chuva intermitente (….) Muitos outros pilotos atrasaram a sua paragem nas boxes, porque não era claro até que ponto a pista secaria antes do final da corrida, talvez até permitindo uma corrida final com slicks, mas não aconselharíamos terminar a corrida com intermédios, e de facto, alertamos algumas equipas para o risco potencial de o fazerem”, admitiu o homem da Pirelli.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

Qual risco?
Quando se “calça” uns Pirelli de F1… o risco de acontecer algo inesperado está sempre presente…
Essa avaliação que estão a fazer a “olho” é muito limitada… a mudança de pneus não é só definida pelo desgaste da borracha… existe algo, tão ou mais importante que isso, que muitas vezes é determinante para a troca, são os ciclos de temperatura que o pneu sofreu…
Quem ficar com dúvidas…
https://www.youtube.com/watch?v=wdj7uzla5pE&ab_channel=ChainBear

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  RedDevil
2 anos atrás

E foi isso que impediu Hamilton e outros de lutar após mudar de pneus. Quando começou o “graining” a aderência ficou pior que com os pneus gastos.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado