GP Toscânia Ferrari 1000: Doze pilotos com aviso formal após acidente

Por a 14 Setembro 2020 11:18

A FIA emitiu um aviso formal a Kevin Magnussen, Daniil Kvyat, Nicholas Latifi, Alexander Albon, Lance Stroll, Daniel Ricciardo, Sergio Perez, Lando Norris, Esteban Ocon, George Russell, Antonio Giovinazzi e Carlos Sainz, após o acidente no Grande Prémio da Toscânia Ferrari 1000 que viu a corrida ser interrompida, pela primeira vez.

De acordo com a documentação disponibilizada “os comissários concluiram que a causa principal deste incidente foi a inconsistência na aplicação do acelerador e do travão, a partir da última curva e ao longo da recta, pelos pilotos referenciados (…) Observamos também que alguns pilotos poderiam ter evitado estar envolvidos no incidente se não seguissem directamente atrás do carro da frente. Ao fazê-lo, bloquearam efectivamente toda a visibilidade do que estava a acontecer imediatamente em frente do carro anterior. (…) Foi ainda observado que o piloto do carro 77 (Valteri Bottas) e os outros pilotos envolvidos no reinício cumpriram os regulamentos. O carro 77 tinha o direito, ao abrigo dos regulamentos, de ditar o ritmo”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
14 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
3 anos atrás

Duas coisas que gostaria de realçar:

  • Como o Bottas e o Hamilton disseram, o Bottas não fez nada de errado à luz dos actuais regulamentos. A forma dos actuais regulamentos e, em especial, a sua aplicação, com o SC a apagar as luzes muito tarde, é que é uma estupidez e tem de ser revista;
  • Entre os repreendidos não consta aquele que é o alvo preferido de todos os foristas sempre que há uma carambola: Romain Grosjean é dos poucos que se safa no 2º pelotão.
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Cágado1
3 anos atrás

Grosjean safou-se porque não estava lá o Ericsson.

Last edited 3 anos atrás by Frenando_Afondo™
@00@
@00@
3 anos atrás

Na minha opinião o Bottas não fez nada de errado, mas acaba a ser o responsável pelo que aconteceu de seguida. Tenho idade suficiente para ter assistido ao acidente mortal do meu piloto preferido à época, Ronnie Peterson que acabou por ter consequências bem mais graves, mas que remete para o perigo das partidas lançadas (desta forma). O ziguezaguear do Bottas e respectiva baixa velocidade apenas são perceptíveis para os primeiros do pelotão. Embora à luz dos regulamentos não tendo infringido regra nenhuma, é por demais óbvio que também ele devia ter sido chamado à razão, pelo simples facto de… Ler mais »

Cágado1
Reply to  @00@
3 anos atrás

Também me veio imediatamente à memória Monza, os gajo de trás virem com muito mais velocidade que os da frente. Felizmente que o acidente se deu só no meio do pelotão, senão podia ter sido muito pior.
Nos karts é o líder que dita o passo, mas não pode zigezaguear. Acho que isto é o mínimo, devia ser proibido fazê-lo na recta da meta, baralhou ainda mais toda a gente para trás.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Cágado1
3 anos atrás

Se não zigazeasse ainda dava menos nas vistas. Não têm desculpa, agiram por intuição, se não têm a certeza só deviam acelerar depois de passar a linha de partida.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  @00@
3 anos atrás

Bottas não tem culpa da falta de jeito de quem veio atrás. Erraram aqueles que assim que viram a luz verde arrancaram como se o GP já estivesse em andamento, foram eles Russell e Magnussen, quem veio atrás respondeu da mesma forma e foi atrás, depois eles abrandaram e chocaram todos.

Scb2
Scb2
3 anos atrás

Não fez nada de errado e os pilotos mais experientes do meio do pelotão já sabiam que o Bottas iria fazer isto, o que é totalmente legal. E a história das luzes do safety-car é uma história, porque o Bottas iria levar sempre o re-início até ao limite, porque a recta é muito grande e ele não queria dar o slip stream ao Hamilton. Os pilotos atrás é que não foram cuidadosos o suficiente, porque todos estavam preocupados em tentar o melhor arranque possível, e quando se vai encostado ao carro da frente (para apanhar o slip stream) nem vêem… Ler mais »

senna-rossi
senna-rossi
3 anos atrás

Como já havia dois pilotos de fora da corrida nesta altura, apenas 6 pilotos estiveram bem 🙂

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  senna-rossi
3 anos atrás

O grande culpado é o George Russel e o 2º o Latiffi. O Russel desviou-se para a direita depois de acelerar e fazer um brake test. O Latiffi julgou mal a velocidade dos carros da frente e acelerou com o Russel e depois trava a fundo sendo atingido por toda a gente.

Não me chateies
Não me chateies
3 anos atrás

Eu vi as corridas todas ente fim de semana em Mugello, e o procedimento de início de corrida foi igual na F1, F2 e F3. Só na F1 é que houve problemas, porque os meninos do pelotão estão assanhados por ganhar lugares. Nesta pista a meta está muito longe da última curva e ainda falta muita recta, daí o retardar do arranque. Os arranques atrás do safety car nunca foram feitos assim em dupla fila como na Indy. Os actuais pilotos não têm capacidade para isso, estes arranques deviam ser feitos forçosamente em fila indiana (será que se pode dizer… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

O arranque não foi feito em dupla fila, foi em fila indiana, como sempre. Para comprovar, deixo aqui um vídeo que explica bem como tudo se passou, com velocidades e tudo:
https://www.youtube.com/watch?v=iCcR3Rr4TM0

mdcc220
mdcc220
3 anos atrás

Independentemente de tudo o resto (podemos conscientemente criticar o Bottas por não queres dar o slip stream ao Hamilton ou os pilotos do 2º pelotão de quererem ganhar lugares?), fiquei estupefacto com isto: “Observamos também que alguns pilotos poderiam ter evitado estar envolvidos no incidente se não seguissem directamente atrás do carro da frente.” A partir de agora, todos os pilotos têm de deixar a margem de segurança constante no Código da Estrada para o carro da frente…Enfim…

jem
jem
3 anos atrás

Acho que ninguém está a ver bem o que se passou. Como o Sainz foi envolvido, e de modo a ilibarem-no de qualquer responsabilidade, um “conceituado” jornal espanhol disse logo que a culpa foi do SC. !!!!!!!!!

MLS_OLD
3 anos atrás

Culpa clara de Russel que se deixa propositadamente ficar para trás…. Isto para caso a corrida tivesse recomeçado efetivamente mais cedo, ele teria grande vantagem em relação aos outros. Pois, o carro dele já estaria com andamento muito forte e teria muita vantagem. Isso seria como se tivesse reagido muito mais cedo a uma largada, mas de forma legal. Essa aceleração fez toda a gente atras dele pensar que já estavam a correr, apenas Magnussen e Latifi conseguiram perceber que afinal ainda não tinha recomeçado e resto la atras não tinha como saber (basta ver o onboard de Sainz). Muito… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by MLS_OLD
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado