GP São Paulo, F1: Max Verstappen vence a Sprint em Interlagos

Por a 4 Novembro 2023 19:06

Vitória de Max Verstappen na última corrida Sprint da temporada, conseguida graças à manobra de ultrapassagem a Lando Norris ainda na primeira curva, pouco metros depois do arranque para as 24 voltas da prova mais curta do fim de semana do Grande Prémio de São Paulo. O neerlandês terminou a corrida com 4.287s de vantagem para o piloto da McLaren, que ainda perdeu mais uma posição na volta inaugural da Sprint para George Russell, recuperando-a na quinta volta.

Uma das surpresas da corrida foi o facto dos Mercedes degradarem mais os pneus do que o esperado e por isso não conseguiram aguentar o ritmo dos adversários. Aconteceu com Russell, que perdeu o terceiro posto para Sergio Pérez, e o mesmo se verificou com Lewis Hamilton, que não conseguiu acompanhar Charles Leclerc e Yuki Tsunoda nas voltas finais, terminando no sétimo posto, enquanto o monegasco foi quinto classificado e o piloto japonês sexto, conquistando os primeiros pontos para a AlphaTauri em Sprint esta temporada.

A fechar os lugares pontuáveis ficou Carlos Sainz, que foi inicialmente pressionado por Daniel Ricciardo, mas conseguiu escapar ao australiano e aos restantes perseguidores, quando o Ricciardo teve necessidade de se defender dos ataques do seu compatriota Oscar Piastri. Este viria a ultrapassar o piloto da AlphaTauri, mas até ao final das 24 voltas Ricciardo foi capaz de recuperar o nono posto, terminando Piastri no décimo lugar e pressionado por Fernando Alonso.

Houve muitas lutas interessantes durante toda a corrida, mesmo fora das posições pontuáveis. Outra nota de destaque para o facto dos pneus médios experimentados por ambos os pilotos da Haas e Logan Sargeant não terem qualquer efeito na Sprint.

Com a presença de todos os 20 pilotos, depois de um esforço tremendo da Alpine e da Aston Martin para colocar na grelha os carros de Esteban Ocon e Fernando Alonso, três pilotos optaram arrancar com médios. Kevin Magnussen, Nico Hülkenberg e Logan Sargeant optaram por arrancar de pneus marcados a amarelo, enquanto os restantes partiram de macios. Entre os piloto do top 10, apenas Yuki Tsunoda partiu com um jogo de pneus macios novos.

Quando os semáforos se apagaram, Max Verstappen colocou-se lado a lado com Lando Norris, ultrapassando o piloto da McLaren na travagem para a curva 1, aproveitando o facto de estar do lado da trajetória interior. Enquanto isso, com uma partida lenta, Sergio Pérez perdeu a posição para George Russell e Lewis Hamilton. Ainda na volta inaugural, Lando Norris perdeu mais uma posição, sendo ultrapassado por Russell.

No início da volta 4, Pérez recuperou uma posição, deixando Hamilton para trás, mas o piloto britânico tentou responder na reta após a curva 3, entrando nesta luta Charles Leclerc. Mais más notícias para a Mercedes na volta seguinte, no mesmo local, quando Russell foi ultrapassado por Lando Norris, que ascendeu ao segundo posto e começando a perseguição ao líder Max Verstappen.

Sem ritmo para acompanhar Norris, que por sua vez deixava Verstappen abrir uma vantagem superior ao DRS, George Russell perdeu a terceira posição para Sergio Pérez na travagem para a curva 1 na volta 8. No entanto, o piloto mexicano da Red Bull não conseguiu ser perfeito no ‘Esse’ de Senna e o britânico recuperou a posição que tinha perdido metros antes. Os dois pilotos ficaram perto um do outro, tentando novamente a manobra o mexicano na volta 10, desta vez com mais sucesso. Russell foi incapaz de se manter junto da traseira do RB19 de Pérez, que abriu uma vantagem de mais de 1 segundo nessa mesma volta.

Yuki Tsunoda mantinha-se na traseira do Ferrari de Charles Leclerc, que era sexto classificado, beneficiando dos pneus macios novos, enquanto Daniel Ricciardo fazia o mesmo a Carlos Sainz, que era oitavo e fechava as posições pontuáveis. O piloto australiano conseguiu a ultrapassagem ao adversário espanhol numa manobra muito vistosa pela trajetória exterior da curva 1, mas Sainz conseguiu recuperar a posição na reta seguinte, beneficiando do DRS. Com esta luta, os adversários que seguiam atrás encurtaram a diferença para Sainz e Ricciardo, com Oscar Piastri logo atrás, seguindo-se Pierre Gasly que era fortemente pressionado por Fernando Alonso. Repetiu-se a situação entre Ricciardo e Sainz, mas na segunda vez, Piastri aproveitou e durante a volta 14 conseguiu ultrapassar o seu compatriota, ascendendo ao nono posto, enquanto Alonso fez o mesmo a Gasly, se bem que o francês deu bastante luta durante meia volta. Quem beneficiava era Lance Stroll, que ficava a meio segundo de Gasly.

Na frente, Lando Norris encurtou a diferença para o líder do pelotão Max Verstappen, que pediu à sua equipa para poder aumentar o ritmo. Concedido o pedido, Verstappen passou a ter 1.8s para o seu perseguidor, numa luta, se bem que à distância, a dois, uma vez que Sergio Pérez seguia a mais de 8 segundos do britânico.

Já dentro das últimas três voltas, Hamilton não aguentou o ritmo mais alto do Ferrari de Leclerc, tendo sido ultrapassado pelo piloto monegasco, enquanto Yuki Tsunoda aproveitou para se colocar ao seu lado na reta oposta, não conseguindo nessa oportunidade capitalizar o facto de estar na trajetória interior para a curva 4. Teve sucesso mais à frente, subindo ao sexto posto.

Até ao final da Sprint não houve mais alterações nas posições pontuáveis, enquanto Fernando Alonso pressionou Oscar Piastri quase até à meta que, entretanto, já tinha perdido a nona posição para Daniel Ricciardo.

Foto: Mark Thompson Getty Images / Red Bull Content Pool

Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
6 meses atrás

A não ser que alguem esteja a esconder muito o jogo, ou amanhã vai ser um passeio no parque para o Max para a 17ª vitória da época e voltar a estabelecer mais um recorde e elevar a fasquia no máximo, a Mercedes parece ter errado completamente no setup parece que voltaram ao inicio de 2022 com muita asa e desgaste excessivo dos pneus, vai ser penoso para eles, não têm velocidade para ultrapassarem na reta nem para se defenderem, resta saber o ritmo dos médios pode mudar muita coisa amanhã! O ritmo dos Aston Martin pareceu-me bastante razoável e… Ler mais »

chicanalysis
6 meses atrás

Momento da corrida, o tamagochi a papar o fiambre.

driver-on-track
driver-on-track
6 meses atrás

Tsunoda San a comer o colgate de cebolada… muito bom….

Pity
Pity
6 meses atrás

Grande pequena corrida. Lutas acirradas (algumas, outras nem tanto), ultrapassagens e retomas de posição para todos os gostos, com o desgaste dos pneus a ditarem a sua lei.
Amanhã é outro dia, mas espero assistir a mais lutas destas.
Uma palavrinha de apreço para os mecânicos da Aston Martin e da Alpine, que tiveram um trabalhão para repararem os carros a tempo.
Estou a achar que a Alpha Tauri já está a utilizar alguns componentes da casa mãe, tal o salto que deram.

Last edited 6 meses atrás by Pity
alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  Pity
6 meses atrás

Sabe que hoje a ver a corrida estava a pensar precisamente nisso? E a questão que me coloquei a seguir foi porque levou a Redbull tanto tempo a dar esse apoio.
Salto tremendo da alpha tauri de facto.
Side note…. Alguém deu ao Hamilton um Ferrari?

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
Reply to  alvesba22020_gmail_com
6 meses atrás

Porque assim a red bull já têm argumentos para colocar lá o ricciardo em 2024 ou em 2025 no lugar do perez, e se se confirmar que eles vão usar para o ano o RB19 e as suspensões do Red Bull deste ano, promete ser ainda mais competitivo e andar a lutar por muitos pontos como em 2021!!!!!!

Pity
Pity
Reply to  GuiMoreiraMclaren
6 meses atrás

Não é uma questão de pôr lá este ou aquele, mas sim de aproveitar as peças que podem ser partilhadas, para melhorar o desempenho da equipa. No próximo ano não vão ter o RB19, porque o regulamento não o permite, podem ter, sim, algumas partes, como a caixa de velocidades, por exemplo. Há uma lista de peças que são permitidas, mas eu não as sei todas.

Pity
Pity
Reply to  alvesba22020_gmail_com
6 meses atrás

Não lhe deram um Ferrari, mas deram-lhe pneus macios usados para fazerem 24 voltas. E não foi o único…

fanmotores-ex-useras77931
fanmotores-ex-useras77931
6 meses atrás

Às 20.13 e nem uma notícia sobre o WEC no Bahrain onde o Félix da Costa e o Filipe tiveram provas notáveis. Assim é difícil convencerem-nos a assinar !!

Brabham BT
Brabham BT
6 meses atrás

Vira o disco toca o mesmo. De assinalar a McLaren a voltar em força. Norris tem de perder o “medo” do Max, podia ter chegado o Max para o lado na partida, mas foi sempre a direito. Um Mercedes atrás de um Alpha. Só falta a Williams acordar para a vida.

Phil1971
Phil1971
6 meses atrás

Uma “corrida” com várias ultrapassagens e com lutas justas. Eu diria que o piloto da corrida foi Yuki, desta vez teve a calma necessária e o resultado foi positivo com uma excelente ultrapassagem ao Hamilton. Pérez também muito bem parece que está novamente adaptado ao carro e com confiança e sai a ganhar na luta directa com o Hamilton. Também como alguém já referiu uma palavra para o trabalho dos mecânicos da Aston e da Alpine

Brabham BT
Brabham BT
6 meses atrás

Uma nota para a última bolacha do pacote – Piastri – que com o segundo melhor carro do pelotão em vez de andar para a frente, anda para trás e é uma ameaça para os outros pilotos no sentido de os atirar para fora da pista.

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  Brabham BT
6 meses atrás

Estás a artiscar falar cedo demais.
Amanhã com a gestão normal da corrida completa e a determinação que demonstrou ao retomar a posição ao Alonso, aguarda. Vai chegar bem mais para cima. Esse miúdo é a última bolacha do pacote SIM.

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado