GP Qatar, F1, TL1: Max Verstappen mais forte na estreia de Losail

Por a 19 Novembro 2021 11:42

Os pilotos já estiveram em pista pela primeira vez no Circuito Internacional de Losail. Max Verstappen foi o mais rápido da sessão (1:23.723s), numa pista com muito pó. Pierre Gasly foi o segundo mais rápido (+0.437s), seguido de Valtteri Bottas (+0.471s), Lewis Hamilton (+.0786s) e Yuki Tsunoda (+0.925s)

A sessão serviu para as equipas obterem dados sobre vários aspetos. Vimos vários pilotos a exceder os limites de pista, a tentar encontrar a melhor trajetória e até onde podem ir. Questionado sobre o tema pelo Team Manager da Red Bull, Michael Masi explicou que no primeiro treino livre estava a permitir estes excessos para depois analisar o que tem de ser feito nas sessões seguintes.

Lewis Hamilton, Lando Norris e Lance Stroll tiveram problemas com os seus monolugares: Norris passou por cima dos corretores e parou logo de seguida na box, com problemas na caixa de velocidades; Stroll teve uma falha hidráulica e parou também; Hamilton foi chamado à box, com a equipa a informar o piloto que tinha que analisar um problema com o carro e na box, os mecânicos estiveram a trabalhar na frente do carro, possivelmente na suspensão. Os dois pilotos britânicos voltaram à pista, mas o canadiano ficou de fora da sessão com cerca de 15 minutos para o fim.

Mick Schumacher teve uma saída de pista e conseguiu sair da caixa de gravilha, trazendo muitas pedras para a pista, mesmo com o piloto a tentar seguir pelas escapatórias para limpar o seu monolugar. Sebastian Vettel também sentiu algumas dificuldades com o Aston Martin, tendo novamente peças soltas dentro do cockpit. 

Destaque para o bom tempo de Pierre Gasly, assim como o seu colega de equipa.

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NSimao
NSimao
2 anos atrás

Masi e companhia vao ter trabalho extra com os limites da pista. Acho que vai ser um dos aspectos mais em foco durante o fim de semana, a comecar ja na proxima sessao de treinos livres.
Um dado curioso: aparentement o HAM vai usar o motor mais antigo (ou seja, aquele que foi usado salvo erro na Turquia, Austin e Mexico) neste GP, com a Mercedes a apostar no motor mais recente (aquele usado no Brazil) para os ultimos GPs. O que e que os caros colegas de forum acham desta estrategia?

filano
filano
Reply to  NSimao
2 anos atrás

Uma boa questão se o motor do Brasil foi o que fez a diferença não acho certo, motor mais novo com mais fiabilidade e competitividade, óbvio que a Mercedes saberá disto para mudar é porque tem uma estratégia definida e seria um erro básico… Podemos opinar mas é difícil ter uma opinião definida sobre esta questão…O carro de Hamilton estava mais rápido no Brasil e na Turquia a diferença foi que no Brasil estava + e conseguiu passar, ou foi o motor com +potência ou – downforce ou outro fator que nós não temos perceção… A Mercedes como é óbvio… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Paulo Brasil
Génesis
Génesis
Reply to  NSimao
2 anos atrás

O Hamilton trocou de motor na Turquia e no Brasil
Porque não pode usar um desses neste Gp e deixar o outro para os ultimos dois Gp?
Ache que neste caso a Mercedes esteve muito bem e foi uma belíssima estratégia só ter trocado o motor sem os restantes componentes.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  NSimao
2 anos atrás

É bem pensado, em vez de por kilometros no motor do Brasil numa pista em que é dificil de ultrapassar, poupam-no para as duas últimas corridas. Provavelmente também o fazem porque já viram nas simulações que a recta não é assim tanta coisa e logo vantagem no motor não é a parte mais importante.

E temos de ver que o motor do Brasil teve de fazer um sprint e uma corrida sempre a ultrapassar, assim que já tem uma bela quantidade de kilometros.

Além que quando o Max atirar Hamilton para fora, não desperdiçaram um motor com menos kilometros.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Olha o RB em primeiro e os chorões nem um pio sobre o monolugar superior.

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