GP Qatar, F1: Red Bull responde à Mercedes e ameaça com protesto à FIA

Por a 19 Novembro 2021 13:42

O caldo parece mesmo entornado. Depois da controvérsia no GP do Brasil e do pedido de revisão do incidente requerido pela Mercedes ter sido rejeitado pela FIA, a Red Bull coloca de novo “lenha na fogueira” e ameaça os adversários com um protesto formal ao órgão que rege o desporto, por causa das dúvidas que têm em relação às asas traseiras nos carros de Brackley. Será uma reta final de campeonato de luta acérrima em todas as vertentes. 

A Red Bull acredita que as asas traseiras da Mercedes permitem reduzir o arrasto produzido a alta velocidade, mesmo quando o DRS não está em funcionamento, uma questão já levantada à FIA por Adrian Newey e Paul Monaghan.

“Não tenham dúvidas, se virmos no carro aqui [no Qatar, n.d.r.] será protestado”, disse Horner na conferência de imprensa ao lado de Toto Wolff. “Será provavelmente, menos um significativo aqui, embora obviamente tenhamos visto novamente uma velocidade diferente em linha reta naquela sessão [primeiro treino livre em Losail], provavelmente uma diferença de 7 km/h entre os nossos carros, mas particularmente Jidá e Abu Dhabi podem ser uma situação como a do Brasil, onde o carro é simplesmente impossível de seguir”. Horner acredita que os adversários alteraram este componente na pausa estival para melhorar a sua velocidade, enquanto a Red Bull, e outras equipas, tiveram de alterar o desenho das suas asas traseiras, após a introdução de uma diretiva técnica, para reduzir a flexão da asa. “Há regulamentos muito específicos sobre isto. Obviamente que as diretivas que saíram antes do Azerbaijão tiveram um efeito. Penso que isto é algo ainda mais avançado, está escondido na forma como funciona, por isso é mais difícil de detetar a partir de uma câmara. Mas é possível ver o desempenho em reta desde a Hungria, e particularmente nas últimas duas provas, tornou-se exponencial. Isso diz-nos obviamente respeito. E é por isso que Adrian e Paul têm estado a discutir o assunto com a FIA”, acrescentou o responsável da Red Bull. 

Sobre o tema, Toto Wolff respondeu apenas que na sua opinião “está dentro do que é permitido e, portanto, não faz mal”. Sobre a possibilidade de um protesto dos adversários, o chefe da equipa Mercedes disse apenas que “é assim que as coisas são na Fórmula 1″.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
inoferreira
2 anos atrás

Se tem dúvidas estão a espera de quê????? É só bla,bla,bla, já parece as 42 mil vezes que ameaçaram abandonar a F1

Last edited 2 anos atrás by inoferreira
Scirocco
Scirocco
2 anos atrás

Como se pode ver, pontos de interesse não faltam para os próximos dias.
Depois da luta Lewis/Verstappen, Mercedes/RedBull, temos agora T.Wolff/C. Horner.
Triste que um campeonato com esta intensidade possa vir a ser resolvido parcialmente na secretaria, o que não seria a 1ª vez infelizmente

filano
filano
2 anos atrás

Engraçado só há irregularidades no mercedes quando o RB perde… Quando ganha é por Max é melhor, Estás a precisar de mudar os neurónios…

anotheruser
2 anos atrás

Mas a FIA não apreendeu uma asa traseira da Mercedes no Brasil durante vários dias?
E a RB não teve tempo para a ver?

Eu recomendaria à FIA que colocasse um comissário sempre de guarda aos Mercedes para ver o que eles fazem e porque dizem que anda aí um moço “maozinhas”

917/30
Reply to  anotheruser
2 anos atrás

Se a FIA apreendeu a asa…a RB não a podia ver…digo eu.

anotheruser
Reply to  917/30
2 anos atrás

Durante as audições com a FIA no Brasil tiveram essa hipótese.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Tá bem RB, só sabem chorar. Siga em frente e deixem-se de queixinhas… hahahaha

2020
2020
2 anos atrás

Parece as guerrinhas dos anos 90 entra mc laren e Ferrari… Que nojo…

ZeCambota
ZeCambota
2 anos atrás

Isto só para rir. Se sabem que está mal porque raio não protestam????

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado