GP Qatar de F1: McLaren domina TL1, Red Bull, Ferrari e Mercedes com problemas

Por a 28 Novembro 2025 14:53

Oscar Piastri liderou a primeira sessão de treinos livres (TL1) no Circuito Internacional de Lusail, no penúltimo Grande Prémio da temporada 2025 de Fórmula 1, com um registo de 1m20.924s nos pneus macios – apenas quatro décimas abaixo da pole de 2024.

Lando Norris, líder do campeonato com 24 pontos de margem sobre Piastri e Verstappen, ficou a 0.058s do australiano, mas abortou uma última tentativa ao sair largo numa curva. Fernando Alonso (Aston Martin) surpreendeu ao conseguir o terceiro lugar da sessão, enquanto Red Bull, Ferrari e Mercedes tiveram alguns problemas com Max Verstappen (Red Bull) apenas em sexto a 0.580s da frente, o melhor Ferrari foi o de Charles Leclerc em oitavo a 0.744s e Kimi Antonelli foi décimo com o Mercedes, a 0.774s da frente. É cedo para tirar conclusões, mas é sempre melhor começar bem o fim de semana.​

A sessão, disputada ao anoitecer sob luzes artificiais, começou com George Russell no topo nos pneus duros (1m22.165s), seguido de perto por Max Verstappen, que se queixou de direção instável, mudanças de caixa de velocidades e pneus dianteiros degradados. “A direção está estranha de repente”, disse no rádio o neerlandês, que saiu largo numa volta rápida terminando a sessão apenas no sexto posto. Lewis Hamilton e Charles Leclerc saíram de pista, com o monegasco a reclamar falta de sensação na direção, deixando a Ferrari em nono e 13.º.​

Norris, inicialmente 19.º e 1,6s atrás (“Onde encontro 1.6s?”), subiu para quarto antes dos macios, enquanto Piastri, décimo nos duros, brilhou nos pneus vermelhos. Russell completou 25 voltas longas antes de entrar nas boxes; Isack Hadjar liderou brevemente nos macios (1m21.819s). O tráfego complicou, com Verstappen a ser bloqueado por Pierre Gasly, e Oliver Bearman deslizou na gravilha numa pista escorregadia, ainda sem borracha das séries de apoio.

A McLaren mostrou superioridade nos pneus macios, mas Norris lamentou o tempo perdido. Red Bull e Ferrari precisam de afinações urgentes antes da qualificação Sprint. Norris pode selar o título no domingo. Mais logo, às 17h30, a qualificação Sprint.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

1 comentários

  1. Pity

    28 Novembro, 2025 at 15:19

    Foi apenas um treino livre mas, aparentemente, o Stella tinha razão, quando disse que os principais problemas do Piastri eram os circuitos de pouca aderência. Hoje (para já) voltou aos bons resultados.

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado