GP Países Baixos F1, Toto Wolff: “Preferimos arriscar pela vitória do que terminar em segundo e terceiro”

Por a 4 Setembro 2022 17:57

Toto Wolff disse que a Mercedes preferiu correr riscos com a sua estratégia no Grande Prémio dos Países Baixos e tentar ‘lutar’ pela vitória, ao invés de se contentar com o segundo e terceiro lugar.

O chefe de equipa da Mercedes explicou que a opção de manter Lewis Hamilton em pista com pneus médios, na liderança sob safety-car, ao passo que a Red Bull decidiu parar para macios, foi um risco.

Ao mesmo tempo que a Mercedes decide manter Hamilton em pista, Russell muda para macios, colocando-se atrás de Verstappen no terceiro lugar.

Hamilton caiu, consequentemente, de primeiro para quarto e ficou furioso com a equipa no rádio. Wolff foi explicar a Hamilton, logo após o final da corrida, a razão para a decisão da Mercedes.

“É altamente emocional para um piloto, estás tão perto de estar a ‘lutar’ pela vitória e depois és devorado, por isso é claro que todas as emoções saem”, disse Wolff à Sky Sports F1.

“Como piloto dentro do cockpit, estás sozinho e não vês o que está a acontecer. Discutimos nesse momento, será que corremos riscos para lutar pela vitória nesta corrida? Sim, estamos a correr riscos”.

“Ele tinha pneus com apenas cinco voltas, os médios, manter a posição era a coisa certa a fazer. No final não resultou para ele, mas prefiro correr o risco de ganhar a corrida com o Lewis do que terminar em segundo e terceiro”, garantiu Toto Wolff.

“Lewis estava à frente, por isso tem sempre um pouco mais de tempo com a chamada [para os que estão atrás]. Pode-se fazer duas coisas; ou se põe Lewis e perde a posição de pista contra Verstappen e deixa George de fora aparafusado, ou se põe ambos, aparafusados. Por isso, valeu a pena correr o risco”.

Wolff também pensa que optar por parar os dois pilotos não teria funcionado, pois significava que tanto Hamilton como Russell permaneceriam atrás de Verstappen no reinício e, com os mesmos pneus, o Red Bull seria igualmente mais forte.

“Penso que a Red Bull tem tanta velocidade em reta que com os mesmos pneus em pista não há maneira de vencer”.

“Penso que podemos olhar para os aspetos positivos e é isso que acabei de discutir com o Lewis, há muitos mais aspetos positivos a retirar desta corrida. Claro que o segundo e o quarto lugares são irritantes, mas sentimos que tínhamos aqui um bom carro. É isso que é mais importante e temos de correr riscos na situação que estamos”, concluiu Wolff.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
kkk
kkk
1 ano atrás

Este anda tipo bipolar…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
1 ano atrás

Se queria arriscar ganhar tinha de deixar Russell em pista para proteger Lewis. Ao fazer o pitstop de Russell deixou Hamilton “a descoberto” com pneus mais velhos e que demoram a aquecer. Era óbvio o que ia acontecer no restart, carro mais lento com pneus velhos contra um carro 1 segundo mais rápido, com pneus novos, suaves e com um mega-motor de foguete… Era fazer o pitstop aos dois ou não fazer a nenhum.

silver
silver
1 ano atrás

Igual ao ano passado na última corrida…Verstappen pára mete pneus novos macios, Hamilton fica em pista com pneus velhos e mais lentos, tudo facilitado para a Redbull.

Scirocco
Scirocco
1 ano atrás

Quando acontece o 2º SC e o Verstappen vai á box, o GP já estava perdido. Por isso não faz sentido não ter chamado os 2 Mercedes á box para mudar para softs.
Má estratégia, ou simplesmente a lenta mas inexorável mudança de paradigma dentro da equipa no que concerne aos pilotos.

917 /30
917 /30
1 ano atrás

Sem a troca de pneus de Russell teriam sido P3 e P4 atrás de Max e Lec (ambos com pneus macios), assim foram P2 e P4, a clarividência de Russell ao pedir pneus macios foi de mestre!

Last edited 1 ano atrás by "Toto, it’s called a motor race, OK? We went car racing!"
gtman
gtman
Reply to  917 /30
1 ano atrás

E se tivessem mudado pneus aos 2? Mesmo sem os exemplos de Abu Dhabi 21 e Silverstone 22 a única opção racional seria essa.
Escusa de referir a “maestria” do Russell porque para quem foi deixado ir à boxe era a única opção. Ou, dos pilotos (equipas) da frente, algum teve uma opção diferente?. Transformar lugares-comuns em rasgos de génio oscila entre a estupidez e a má-fé.

917/30
Reply to  gtman
1 ano atrás

Você viu a corrida? A MB não ia mudar pneus a nenhum dos carros! Ouviu o team radio do Russell? Russell teve a iniciativa de pedir softs porque e cito: “I´m loosing my tyres” e a equipa concordou!!! Revelou-se a opção correcta mas foi iniciativa de Russell, ignorar isto, oscila sim entre a estupidez e a má-fé mas isso é problema seu e não meu!

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
gtman
gtman
Reply to  917/30
1 ano atrás

Devo estar com problemas de inglês!!?!! Em que parte da frase ele escolhe o tipo de pneus em “I’m” ou em “my”? Não era necessário ser grande estratega para optar pelos macios. Aliás, são os estrategas que decidem não o piloto. Este dá, quando dá, sujestões. Curioso foi a argumentação do Toto, afirmando que não mudaram os pneus do Hamilton para lutar pela vitória. Alia uma completa falta de memória a uma não menor falta de coerência. Se a solução era essa não mudavam pneus ao Russell e ficavam com um carro a servir de buffer. Todo o resto são… Ler mais »

917/30
Reply to  gtman
1 ano atrás

Deve estar com problemas em português porque nem assim percebeu…Volto a perguntar, ouviu o team radio do Russell? Repito: Russell pediu para usar os soft porque: “I´m loosing my tyres”…convinha informar-se antes de vir para aqui com “balelas”…
p.s. Se não tiver problemas com o inglês… https://youtu.be/qrbEHaJOmqc?t=192

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
*RPMS*™
Reply to  917 /30
1 ano atrás

Sem dúvida que Russell esteve muito bem, é cada vez um piloto mais completo e revela liderança nesta Mercedes que bem precisa de um líder.

Cumprimentos

js1970
js1970
1 ano atrás

E depois os outros é que assistem no sofá às situações… O gokhan saki e seu inseparável lambe-botas no seu melhor!!! Este duo quando fazem os comentários já não devem estar sozinhos… as asneiras são tantas que já ultrapassam o nr.do nick porque será?

917/30
Reply to  js1970
1 ano atrás

Já fizeste a ofensa da praxe, agora, sobre o artigo, sobre F1? Nada? Pois…e os outros é que escrevem “asneiras”…

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado