GP Mónaco F1: Pole-position para Charles Leclerc, sessão termina mais cedo

Por a 28 Maio 2022 16:10

Charles Leclerc (Ferrari F1-75) assegura a pole position depois da sessão ser interrompida depois de Sergio Perez (Red Bull RB18) fazer um pião à entrada do túnel, ficou a bloquear a pista, Carlos Sainz (Ferrari F1-75) ficou lá também, atravessado e Max Verstappen (Red Bull RB18) parou atrás. Bandeira vermelha, sessão terminada, pole para Charles Leclerc…

Os dois Ferrari são os primeiros a registar cronos, Charles Leclerc (Ferrari F1-75) baixa para 1m11.376, logo seguido de Carlos Sainz (Ferrari F1-75), a 0.225s, com Sergio Perez (Red Bull RB18) em terceiro a 0.253s na frente de Max Verstappen (Red Bull RB18), a 0.290s. Fernando Alonso (Alpine A522/Renault) colocou-se em quinto na frente de Lando Norris (McLaren MCL36/Mercedes), seguindo-se os dois Mercedes, com Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes) na frente de George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes), com Sebastian Vettel (Aston Martin AMR22/Mercedes) na frente de Esteban Ocon (Alpine A522/Renault).

Na segunda tentativa de todos os pilotos, Lando Norris passou para quinto, Russell passa para sexto, a a um minuto do fim faltavam os dois Ferrari e Red Bull fazerem as suas voltas.

A sessão terminou numa altura em que Charles Leclerc (Ferrari F1-75) vinha a bater o seu tempo, Sergio Perez (Red Bull RB18) fez um pião à entrada do túnel, ficou atravessado bloquear a pista, Carlos Sainz (Ferrari F1-75) bateu-lhe, ficando atravessado e Max Verstappen (Red Bull RB18) parou atrás.

A bandeira vermelha foi mostrada e a sessão terminada, pole para Charles Leclerc…

Lando Norris (McLaren MCL36/Mercedes) foi quinto na frente de George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes), Fernando Alonso (Alpine A522/Renault), Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes), Sebastian Vettel (Aston Martin AMR22/Mercedes) e Esteban Ocon (Alpine A522/Renault).

Destaques:

Charles Leclerc só foi batido até agora no último treino livre e durante a sessão de qualificação dominou. Carlos Sainz e Sergio Pérez foram aqueles que estiveram mais perto do tempo do monegasco, mas na Q3 nunca o desafiaram verdadeiramente. Max Verstappen não pode estar contente, já que voltou a ser o quarto mais rápido. Foi repetidamente batido pelos dois pilotos da Ferrari e por Sergio Pérez, nunca pareceu estar completamente à vontade com o RB18, comprovando-se pela tentativa de uma volta rápida mais cedo que os adversários diretos.

Lando Norris manteve o ritmo forte que tinha demonstrado nos treinos livres, deixando de novo o seu companheiro de equipa muito longe do seu andamento. O britânico da McLaren voltou a estabelecer o quinto melhor tempo e na frente do “segundo pelotão”, batendo de forma irrepreensível o tempo de Fernando Alonso na Q3 na sua última volta.

George Russell, que parecia estar com um ritmo mais lento na qualificação do que Lewis Hamilton, acabou por terminar na sexta posição da tabela de tempos, batendo Alonso e o companheiro de equipa. Acabou por ser uma posição para o arranque da corrida de amanhã.

Fernando Alonso surpreendeu, porque não tinha mostrado o ritmo da qualificação durante os treinos e comprovou que a experiência no Mónaco faz muita diferença. Vai sair ao lado de Lewis Hamilton e vai ser um duelo interessante de seguir nos primeiros metros da corrida.

Sebastian Vettel ficou muito feliz por passar à Q3 e com razão para isso. Foi uma pequena vitória para o piloto alemão, que conseguiu bater Kevin Magnussen – que parecia ter dado um passo em frente no TL3 – e Valtteri Bottas, assim como Daniel Ricciardo, que teriam teoricamente carros mais rápidos. Já na fase final da qualificação conseguiu um tempo melhor do que Esteban Ocon, que também deverá ter ficado contente com a sua posição na grelha. O francês parte de décimo quando no treino livre 3 tinha ficado entre as últimas posições da tabela de tempos, foi um salto na performance.

Surpreendente também foi a eliminação de Pierre Gasly na Q1, que se tinha destacado nos treinos, mas falhou a passagem na linha de meta dentro do tempo permitido para a sua última tentativa de volta rápida, depois das bandeiras vermelhas causadas pelo seu companheiro de equipa, Yuki Tsunoda que conseguiu passar à Q2.

Nas posições do fundo do pelotão, Nicholas Latifi bateu o tempo de Guanyu Zhou – que é o único piloto estreante no Mónaco com um monolugar de Fórmula 1 – mas ficou a mais de 0.7s do companheiro de equipa. Nada de novo para o canadiano.

Filme da sessão:

Q1: Surpresa pela eliminação de Pierre Gasly

Os dois carros da Ferrari foram os últimos a saírem para a pista na Q1, quando Kevin Magnussen já tinha estabelecido o primeiro registo na tabela de tempos, batido pouco depois por Lando Norris. Todos estes tempos foram batidos por Sergio Pérez e Max Verstappen. 

Com a temperatura da pista mais baixa do que o treino matinal, alguns pilotos menos favoritos passaram pela liderança da tabela de tempos, como aconteceu com Fernando Alonso. 

Charles Leclerc queixou-se à equipa da posição em que saiu para a pista, encontrando muito tráfego, mas isso não o impediu de chegar ao segundo 12, passando a liderar a tabela de tempos, com 1:12.939s. A cerca de seis minutos do final da Q1, Leclerc melhorou o seu tempo para 1:12.569s.

Na fase final da Q1 a pista estava mais rápida e os tempos começaram a cair, com Alexander Albon a sair da zona de eliminação e Kevin Magnussen a saltar para o quinto posto, atrás de Pérez. 

Com menos de 2 minutos e meio para o final da Q1, Yuki Tsunoda furou na chicane depois do túnel, o que levou a direção de corrida a mostrar bandeiras vermelhas. Daniel Ricciardo, Esteban Ocon, Nicholas Latifi, Yuki Tsunoda e Guanyu Zhou estavam em zona de eliminação, enquanto o líder da tabela de tempos, Charles Leclerc não regressou à pista, assim como Sainz, Russell, Verstappen e Pérez. 

Tsunoda conseguiu ir à box e voltar à pista a tempo de conseguir uma volta rápida que o tirou da zona de eliminação.

Foram eliminados na Q1, Alexander Albon (por 0.070s), o surpreendente Pierre Gasly, que tinha sido um dos mais rápidos nos treinos e não conseguiu passar a tempo na linha de meta para iniciar a última volta rápida, Lance Stroll, Nicholas Latifi e Guanyu Zhou.

Q2: Felicidade de Vettel, frustração para Ricciardo e Bottas

Os suspeitos do costume saltaram para o topo da tabela de tempos, com Sergio Pérez a liderar, seguido de Carlos Sainz, Charles Leclerc e Max Verstappen, enquanto Lando Norris fechava o top 5 no final da primeira tentativa de todos os pilotos.

Charles Leclerc, mesmo não fazendo um grande setor intermédio, bateu o tempo de Pérez com o crono 1:11.864s, enquanto Lewis Hamilton se queixou de sobreaquecimentos dos pneus traseiros. 

Estavam em zona de eliminação a menos de 5 minutos do final da Q2, Kevin Magnussen, Valtteri Bottas, Yuki Tsunoda, Daniel Ricciardo e Mick Schumacher. 

O piloto monegasco da Ferrari quando entrou no pitlane falhou a pesagem e ficou parado à espera que os seus mecânicos o colocassem na balança, perdendo tempo precioso. 

Foram eliminados na Q2, Yuki Tsunoda, Valtteri Bottas, Kevin Magnussen, Daniel Ricciardo e Mick Schumacher. 

Q3: Pérez bate quando Charles Leclerc “voava”

Na discussão pela position, foi Charles Leclerc a colocar um tempo de referência com 1:11.376s, não este batido por nenhum dos seus adversários. Carlos Sainz ficou a 0.225s do companheiro de equipa e Sergio Pérez a 0.253s, à frente de Max Verstappen a 0.290s.

Na luta pelo “segundo pelotão”, Lando Norris colocou o melhor tempo, sendo o quinto mais rápido (a mais de 1s do tempo de Leclerc), seguido de Lewis Hamilton e George Russell, ambos com pneus usados ao contrário dos adversários. Fernando Alonso terminou a sua volta pouco depois e saltou para o quinto posto, a 0.871s de Leclerc.

Com algumas dificuldades desde ontem, Max Verstappen veio mais cedo para a pista, mas não conseguiu melhorar o seu tempo anterior, enquanto Lando Norris voltou a recuperar o quinto posto. 

Na última tentativa de volta rápida, George Russell melhorou o seu tempo, mas não conseguiu bater o tempo de Norris. 

O piloto da casa, Leclerc voava baixinho e vinha a melhorar o seu tempo, até que na antes da entrada do túnel, Pérez perdeu o controlo da traseira do RB18 e bateu nas proteções do traçado, sendo depois tocado ainda por Carlos Sainz, resultando na amostragem de bandeiras vermelhas. A sessão terminou uns segundos mais cedo, com a pole position para Charles Leclerc, seguido de Carlos Sainz, Sergio Pérez e Max Verstappen.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jose-sousa-dias
jose-sousa-dias
1 ano atrás

E onde está a grelha de partida?

Pity
Pity
Reply to  jose-sousa-dias
1 ano atrás

Ainda é muito cedo para isso. Poderá haver penalizações ao Perez ou /e Sainz, conforme as reparações que as equipas tenham de fazer. Grelha, só amanhã.

MLS
MLS
1 ano atrás

A transmissão da corrida é horrível horrível, não mostra praticamente 1 repetição e quando mostra de pouco vale

2020
2020
1 ano atrás

Na SporTV continuam a colocar em rodapé que o tempo do Hamilton do ano passado é o recorde 1.12.999 quando hoje foi 1.11.376…nao percebo.

Pitão
Pitão
Reply to  2020
1 ano atrás

O Ano passado a Pole tb foi do Leclerc, e na casa dos 1,10…esse tempo o LH só se for volta de corrida, mas não será do ano passado, onde teve uma corrida para esquecer.

Pity
Pity
1 ano atrás

Leclerc com uma grande volta, e ainda estava a melhorar, quando Pérez “fez o favor” de acabar com a qualificação, algo que já se esperava que alguém fizesse. A batida não diminui a excelente qualificação que o mexicano estava a fazer, batendo, inclusive, o seu colega de equipa. Sainz também teve azar. Não percebi porque é que os Mercedes foram de pneus usados para a primeira tentativa. Isso pode ter feito com que Hamilton ficasse tão distante, já que não conseguiu fazer a ultima tentativa.
E não era o Bottas que, alguém dizia ontem, ia fazer a pole? 😀

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  Pity
1 ano atrás

Reparei que não mencionou a fabulosa qualificação do Danny Ric…

Pity
Pity
Reply to  dannyricfanclub
1 ano atrás

Nem de outros.

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
1 ano atrás

Conte lá onde e quem disse que o Bottas-ia-fazer-a-pole.
E já que continua a fazer de polícia do site: como é mesmo essa de que o Sergio Pérez pode ser penalizado?

Pity
Pity
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Explique essa do “polícia do site”, porque não percebi. Quanto às perguntas:
Entre os vários sites e podcasts que visitei, havia alguns a sonhar com a pole do Bottas ou, no mínimo, um pódio, o que também não me parece provável, a não ser que tenhamos um novo 1996.
Quanto ao Perez, se os estragos obrigarem a que não possa ficar em parque fechado…

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  Pity
1 ano atrás

Nem vale a pena entrar pela história da polícia do site pity . A malta anda a carregar na animosidade desnecessariamente. Ninguém quer saber quem disse que o botas ia fazer a pole. Até porque o Latifi é que vai limpar isto tudo 😉
Saudações e uma dobradinha da Ferrari para amanhã! (quem é que eu quero enganar 🤦‍♀️)

Pity
Pity
Reply to  alvesba22020_gmail_com
1 ano atrás

O Latifi vai limpar como? Como o Bottas na Hungria? 😀😀😀😀

Pitão
Pitão
1 ano atrás

Pena o Leclerc não ter podido acabar a ultima volta, estava a voar baixinho, ia melhorar bastante.

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
1 ano atrás

Excelente pole do Leclerc, primeira linha Ferrari na prova em teoria mais forte do Ferrari em 2022 com as características de alta carga aerodinâmica e grande arrasto do F1-75, mas o mais importante é amanhã os pontos para lutar pelos títulos, vamos ver se os pilotos da Ferrari têm unhas se o sainz tiver danos na gearbox é muito azar a mais ele não teve nenhuma culpa hoje, o Perez também tem de ter e largar de último a ver vamos hoje e amanhã o que acontece! Também o Alonso bateu e não tivemos grandes imagens para perceber o que… Ler mais »

can-am
can-am
1 ano atrás

Ferrari o carro mais adaptado a este circuito.O Leclerc intratável.Não bateu e é o grande favorito. O Max nunca esteve em jogo.
O Ricciardo “está” na F1 ?

Last edited 1 ano atrás by Speedway
alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
1 ano atrás

Ui a quali podera ter sido um sonho ou pode ser um pesadelo. Leclerc voava baixinho quando o Perez saca da cartola um meio donut artístico, batendo nos pneus de proteção. O Sainz lá deve ter pensado que se o mexicano saca um movimento daqueles, ele faz melhor. E sai outro meio donut, desta vez à espanhola. Movimento artístico irrepreensível. Achei fantástico como ficaram tão alinhadinhos a barrar a pista. Mas fiquei com uma sensação… Enquanto na batida do Perez, os pneus de proteção amortecem a pancada, no caso do sainz a batida foi seca, mais violenta e contra a… Ler mais »

É que nem é bom
É que nem é bom
1 ano atrás

Foi uma pena, o deus do volante preparava-se para fazer a sua pole 104 e o chicano bateu…

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
1 ano atrás

Nininguem avisou o Perez que nao era o max na pole?

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado