GP Mónaco: Confirmado que Mercedes abandonou conceito ‘zeropod’

A Mercedes não esperou pelo Grande Prémio de Espanha e apresentará no circuito citadino do Mónaco um dos maiores pacotes de desenvolvimento do ano e as primeiras imagens que nos chegam do paddock, mostram uma nova abordagem aos flancos do W14, abandonando de vez o conceito anterior.
Parece ser uma solução intermédia entre as que desenvolveram a Alpine e a Aston Martin, mas o ‘zeropod’, conceito escolhido pela Mercedes e que surpreendeu todos nos testes de pré-temporada de 2022, está de facto posto de parte na equipa de Brackley. A ideia colocada em prática no início da temporada passada não teve efeito nos resultados, com o monolugar a sofrer mais do que os outros de ‘porpoising’, mas a equipa manteve-o até esta temporada.
Sidepods. pic.twitter.com/vqoWTTv8i7
— Simon Lazenby (@simon_lazenbyF1) May 25, 2023
A mudança de filosofia para os flancos do W14 é uma das muitas alterações ao monolugar da Mercedes. A nova “direção de desenvolvimento” vai mais para além da alteração do conceito dos flancos. Espera-se uma forte alteração à aerodinâmica do W14, com um fundo novo e outros componentes melhorados, mas as tão aguardadas atualizações podem não ser a solução para os todos os problemas da Mercedes, como salientou noutra ocasião Toto Wolff.
Comparativas de los nuevos pontones de Mercedes
— Albert Fabrega (@AlbertFabrega) May 25, 2023
New @MercedesAMGF1 sidepods comparissions #f1 #MonacoGP pic.twitter.com/NuMcAYaPMe
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Não é viável suportar uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo (Sem publicidade) e ajude-nos a manter esta máquina em andamento. Assina agora desde 2,5€ por mês AQUI
Lá se foi o conceito que ia esmagar a concorrência…
O que parece bom no tunel de vento nem sempre funciona (excepto para a velha raposa do Newey)
Levaram algum tempo até tomarem a decisão… agora, praticamente é um carro novo e o limite orçamental?
Logo quie não gastem mais de 7 milhoes acima (se é que foi este o valor…), está tudo bem.
Não se preocupe, cortaram no catering, os funcionários, quando doentes, vão “ao médico da caixa” e já receberam a devolução dos impostos, pelo que está tudo em ordem😀😀😀😀
Isto deve ter sido um sentimento parecido a como cortar órgãos vitais com lâmina de barbear para algumas pessoas desta equipa.
Também se percebeu que o nível de vida já baixou para valores pré guerra e pré pandemia, estando bem mais baratos e não afetando desta forma o orçamento previsto para este ano.
Finalmente, o Redbull preto.