GP México F1: Novo triunfo de Lewis Hamilton, polémica entre Verstappen e Vettel

Por a 30 Outubro 2016 20:51

Lewis Hamilton vence pela segunda vez consecutiva e reduz em mais sete pontos a diferença no campeonato para Nico Rosberg, que voltou a ser segundo classificado no México. Com este triunfo, Lewis Hamilton reduziu a margem para Nico Rosberg, colocando-a em 19 pontos, isto quando faltam apenas duas corridas, Brasil e Abu Dhabi, para o fim do campeonato.

De qualquer forma, hoje só se irá falar da forte polémica relativa ao sucedido entre Sebastian Vettel e Max Verstappen. tudo começou quando Vettel apanhou Verstappen nas voltas finais e com a longa reta e o DRS, o alemão da Ferrari pressionou fortemente o piloto da Red Bull que para não ser passado teve que adiar a travagem e foi pela relva após a primeira curva – tal como Hamilton após o arranque – e regressou à pista na frente de Vettel. Da sua boxe disseram-lhe pouco depois que teria que dar a posição a Vettel, mas Verstappen fez ouvidos moucos e não o fez. Pelo contrário, diminuiu o andamento e permitiu que Daniel Ricciardo se chegasse a Vettel, que passou a ser pressionado, tendo mesmo quase saído de pista, pois numa tentativa de ultrapassagem, ambos os pilotos iam lá ficando.

A corrida terminou com Verstappen sem acatar o que lhe foi dito, e Vettel totalmente irado, proferindo impropérios via rádio. Os três primeiros subiram ao pré-pódio, e foi já aí que Max Verstappen ficou a saber o inevitável. Foi penalizado e caiu para quinto, atrás de Daniel Ricciardo. Contudo, o pódio do Vettel também está em dúvida, já que o piloto da Ferrari está sob investigação por alterar a trajetória do seu carro em travagem, quando se defendia de Daniel Ricciardo. Irónico, no mínimo.

Classificação

1. Lewis Hamilton GBR Mercedes-Mercedes 71 voltas

2. Nico Rosberg GER Mercedes-Mercedes +8.3s

3. Sebastian Vettel GER Ferrari-Ferrari +17.3

4. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-TAG Heuer +20.8s

5. Max Verstappen NED Red Bull-TAG Heuer +21.3s*

6. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari +49.3s

7. Nico Hulkenberg GER Force India-Mercedes +58.8s

8. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes +65.6s

9. Felipe Massa BRZ Williams-Mercedes +76.2

10. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +76.7s

11. Marcus Ericsson SWE Sauber-Ferrari +1 volta

12. Jenson Button GBR McLaren-Honda +1 volta

13. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda +1 volta

14. Jolyon Palmer GBR Renault-Renault +1 volta

15. Felipe Nasr BRZ Sauber-Ferrari +1 volta

16. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari +1 volta

17. Kevin Magnussen DEN Renault-Renault +1 volta

18. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Ferrari +1 volta

19. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari +1 volta

20. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari +1 volta

21. Esteban Ocon FRA MRT-Mercedes +2 voltas

NT Pascal Wehrlein GER MRT-Mercedes Acidente

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

32 comentários

  1. Racingmachine

    30 Outubro, 2016 at 21:01

    Concordo com a penalização do Max embora considere que o Hamilton também devia ter sido penalizado pois fez exactamente a mesma coisa na partida.

    Excelente corrida do Vettel. Ao seu melhor nivel num Ferrari que nem devia conseguir chegar ao pódio.

    • João Pereira

      30 Outubro, 2016 at 22:00

      Já agora, também o Rosberg, esse mudou radicalmente de trajectória em cima da relva, para não perder posições.
      No entanto, acho que a situação da primeira e segunda curva tem pouco a ver com a do fim da corrida.

      • Racingmachine

        30 Outubro, 2016 at 22:59

        No final da corrida o Verstappen corta a 1a curva para não perder posição. No inicio da corrida o Hamilton corta a 1a curva para não perder posições. Não consigo ver a diferença… Já o Rosberg foi à relva pq o não tinha outro sitio para onde ir a não ser para cima do Verstappen, o que não duvido teria agradado a muita gente….

    • Frenando_Afondo™

      31 Outubro, 2016 at 2:58

      Hamilton não foi penalizado por ter perdido toda a vantagem com a entrada do safety car. E se pede uma penalização para Hamilton por não ter perdido posições, então também deveria pedir para Rosberg, porque cortou e muito aquela curva e tinha para onde ir – para dentro – mas aí perderia muitas posições.

      Pessoalmente acho que nenhum dos dois merece uma penalização, porque não retiraram grande vantagem dessas manobras (acho até que quem acabou beneficiado foi Rosberg, porque se fosse forçado a vir por dentro ou fazer uma trajectória menos “cortante” da curva, então acabaria em 4º ou 5º. Já Hamilton perderia a posição para Rosberg, se tanto, porque mesmo falhando a travagem, iria por dentro na próxima curva e teria vantagem. Mas com a entrada do safety car perdeu qualquer tipo de vantagem que ganhou ao cortar a curva.

  2. João Pereira

    30 Outubro, 2016 at 21:05

    E agora Dr. Marko? Excelente publicidade à Red Bull: Verstappen asneirou, desobedeceu à ordem para ceder posição e ainda achou estranho ter que sair da sala do podium…
    Depois do puxão de orelhas por ser malcriado, vai arrancar-lhe as orelhas, ou Sainz vai ser promovido?

    • Iceman07

      31 Outubro, 2016 at 3:24

      Se a coerência permanecer, têm que fazer o mesmo que fez ao Kvyat.
      Provavelmente não vai acontecer porque estamos no fim da época, se fosse no inicio vinha o Sainz quase de certeza.

  3. acpinto

    30 Outubro, 2016 at 21:06

    Bem…

    Ponto 1 – se penalizam Verstappen porque não Hamilton na 1ª curva.
    Ponto 2 – Juro que já ouvi pessoas dizerem que quando se está a frente a regra do sair da pista e ganhar vantagem não se aplica
    Ponto 3 – Se a Redbull vu que tinha de dar o lugar e disse ao verstappen para sair da frente, alguém tem de levar com uma penalização ( além dos 5 segundos ) por anti-jogo no próximo grande prémio para não falar em cenas mais radicais.
    Ponto 4 – Vi na sky e queriam que o rosberg ( mis tarde mudaram a opinião ) desse a posição ao verstappen na partida. Mas quando é que estes exageros do verstappen vão ser penalisados
    Ponto 5 – Ricciardo a falar no que falei a dizer que o hamilton devia ser penalizado ( exigências da REDBULL ? ) mas dizendo que o Vettel exagerou na defesa e devia ter sido penalizado ( lata porque apenas chegou ao Vettel por causa de anti-jogode equipa ). Compreendo ele dizer que o vettel exagerou na defesa… se devia ser penalizado, não sei?

    • acpinto

      30 Outubro, 2016 at 21:18

      Ainda pior Verstappen… a dizer que o Vettel devia ser penalizado e ainda pior a dizer que rosberg devia ser penalizado por cortar na 1ª curva depois de lhe ter cortado. Isto é Hilariante!!!!!!

    • JS1970

      30 Outubro, 2016 at 21:57

      ponto 6 – O Hamilton penalizado porque? Não se encontrava em luta por posição, logo não tem que ser penalizado!
      Ponto 7 – Ainda não é desta que o “seu protegido ” é campeão” não falta muito está quase lá, mas as suas contas saíram furadas!

      • acpinto

        30 Outubro, 2016 at 22:40

        Não…. Pensava que todos os pilotos estavam a lutar pela travagem naquele ponto. Não é meu protegido…
        Repara o que eu digo é, e como muita gente diz, como é que se penaliza o verstappen e não o Hamilton…
        Não fiz contas nenhumas disse apenas que o Rosberg se ganhasse saia campeão. A toda a gente parece impossivel que ele ganhe uma corrida, e eu não acho. Esta semana, não teve ritmo para o Hamilton. O hamilton e a mercedes disseram que arriscaram tudo porque ao hamilton não interessava outra posição que não o 1º lugar. O hamilton preocupado com a suspensão que sofreu muita vibração e a mercedes preocupada com os pneus.

        Outra coisa, como já disse por aqui antes, há coisas que a mim me parecem mal. Não me parece bem, seja qual for a regra, que um piloto que falha escandalosamente a curva não tenha “problemas” e possa seguir a corrida sem ter uma pequena penalização.
        Podia ser passar pela box sem parar, podia ser passar na pista encostado ao muro da box com o limitador ligado por 5 segundos, qualquer coisa do genero. Não me parece bem que um piloto erre escandalosamente e não pague por isso!

        • acpinto

          30 Outubro, 2016 at 22:42

          Em relação ao Hamilton, esta conta como sorte?

          • aguia25

            30 Outubro, 2016 at 23:51

            Que tal mérito, não?

        • Pity

          30 Outubro, 2016 at 23:13

          Por essa ordem de ideias, devia haver, pelo menos, unas 15 penalizações por corrida. A maioria dos pilotos tem saídas de pista. Um piloto que está na frente, não está a ser atacado por ninguém, erra sozinho, , por que carga de água havia de ser penalizado? Ganhou vantagem, será? Cortou caminho, mas sujou os pneus, se calhar, não teve vantagem nenhuma.

          • acpinto

            30 Outubro, 2016 at 23:48

            Pity, repara, o que eu acho é o seguinte, por muito idiota que te pareça:

            As run off em asfalto, a ausência de zonas de areia foi para os pilotos terem mais segurança.
            A perversidade disso foi que eles começaram a usar isso como margem de segurança, ou seja se correr mal vou para ali e siga.
            O que penso é que se os intervenientes desvirtuam as corridas há que legislar para que elas sejam justas. O que acredito que acontecia: os pilotos arriscavam menos e haviam menos destas situações.

            Ou seja todos este pilotos andam mais rápido ( ou mais perto dos limites da pista ) porque usam as escapatórias para correr se não se conseguirem manter na pista. Já foram feitas legislações para isso. Silverstone este ano a volta era anulada se saíssem em certas curvas. Porque não em todas?
            E para a corrida ter uma penalização (podia ser muito pequena ) para que se corra dentro do limite da pista

          • Pity

            31 Outubro, 2016 at 0:39

            Percebo a sua ideia, mas neste caso, havia relva, não asfalto. Mas, caramba, não se pode penalizar tudo. Hamilton não estava a ser atacado, como estava Verstappen e isso faz toda a diferença, aliás Hamilton já deu uma explicação para a “excursão”

    • Frenando_Afondo™

      31 Outubro, 2016 at 3:01

      Porque um ganha real vantagem em luta directa (Verstappen) enquanto que Hamilton não ganhou nada, porque entrou o safety car em pista. E mesmo falhando aquela travagem, Hamilton iria para a curva seguinte por dentro, logo não teria perdido nenhuma posição. Se não tivesse entrado o safety car, aí sim, acredito que Hamilton teria levado uma penalização. Mas mesmo assim, vendo o ritmo que Hamilton teve nesta corrida, mesmo com 5 segundos de penalização, teria ganho na mesma. Rosberg não teve hipóteses.

  4. Pity

    30 Outubro, 2016 at 21:54

    Ora bem, vamos por partes, primeiro a corrida: Excelentes os pilotos da Mercedes, fizeram o que tinham a fazer. Muito bem a Ferrari, que finalmente teve uma estratégia decente com Vettel. Muito bem ainda Ricciardo, com uma estratégia ousada, Max bem até à volta 68.Intensa a luta entre Force India e Williams. Massa a ser um osso muito duro de roer, perdão, de ultrapassar.
    Analisemos agora as partes polémicas:
    1- Hamilton na primeira curva, ninguém o estava a tentar ultrapassar, ele não se estava a defender de ninguém, apenas estava rápido demais e foi em frente, pela escapatória, não há porque penalizar.
    2- Rosberg x Verstappen, ainda se tocaram, razão porque Rosberg saiu da pista, incidente de corrida.
    3- Verstappen x Vettel, o holandês só manteve a posição porque atalhou caminho (e em grande), as regras dizem que, nessas circunstâncias, tem de devolver a posição, não o fez, apesar de a equipa lho ter ordenado, bem penalizado. Apenas condeno a demora na penalização, houve tempo mais do que suficiente para evitar a situação confrangedora que Max viveu na antecâmara do pódio.
    4-Vettel x Ricciardo, sem o bloqueio de Verstappen, nunca Ricciardo se colaria daquela maneira a Vettel, apesar da rapidez com que se estava a aproximar. Vejo apenas uma luta bonita, com uma defesa um bocadinho musculada, tanto que se tocaram, mas também considero incidente(zinho) de corrida.

  5. Manuel Araujo

    30 Outubro, 2016 at 22:00

    só espero que algum piloto lhe parta os cornos… e que na próxima corrida o atire contra a parede… não passa de um puto cheio de acne armado em bom…. aí se ainda houvessem pilotos á antiga … palhaço !!!

  6. Campos

    30 Outubro, 2016 at 23:03

    Boa corrida por parte dos pilotos da Mercedes com ambos pilotos muito cientes do que tem que fazer, sendo que o Rosberg tem no Brasil oportunidade de arrecadar o seu 1º titulo e provar que este ano é mesmo o ano dele.
    Quanto aos momentos quentes da corrida, a minha opinião é simples, a demora dos comissários em decidirem o óbvio acabou por criar grandes problemas para todos e isto dos 5s de penalização é uma treta. O puto mimado bloqueia as rodas 1 metro vê que não consegue fazer a curva sem meter os pneus quadrados vai em frente, e depois nas voltas seguintes bloqueia o Vettel até que o Ricciardo aparece para atacar o Vettel. Pior acaba a corrida a festejar como se fosse o maior, ou seja, atalho a pista e não sou penalizado. Se o Vettel for penalizado pela defesa ao Ricciardo então todas as ultrapassagens vão ter que ser alvo de investigação, tal como Filipe disse e bem, vão ter começar a contar os cm e os pilotos vão ter que andar com advogados com eles em todas as corridas.

  7. aguia25

    30 Outubro, 2016 at 23:54

    Diferença entre Hamilton e Rosberg em 2016… ? GP Malásia!!!

  8. [email protected]

    31 Outubro, 2016 at 0:43

    Como fã da F1, é triste ver a Euronews numa de SportTv (após umas primeiras corridas free) e a RTP alheou-se completamente de um conteúdo que foi dos mais queridos na televisão publica: fossem as corridas na RTP – RTP1, RTP2 ou RTP qualquer-e/ou programa no dia do GP como um semanal sobre a rubrica.

    Infelizmente ainda não percebi o porquê dos outros canais privados ainda não terem aproveitado & recuperado este filão. Muitas pessoas desistiram de ver F1 porque, comentario é igual a todos, (i) não se ultrapassava (ii) pagar para ver.

    Solucionado o espectaculo, com KERS e DRS & inumeras ultrapassagens, proponho à Autosport, que acompanho com regularidade, se vos é possível publicar um video-resumo dos GP.

    Por fim, da corrida todos faltam à disputa do titulo, pois é de bom regresso este tipo de ‘show’ do bate-bocas… excepto o carisma da Barbie que nada diz sobre a primeira volta do companheiro de equipa… vamos ver se não se arrepende daqui a 2GP

  9. O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada

    31 Outubro, 2016 at 2:27

    Ora bem, isto conta é a luta pela vitória na corrida, e principalmente, pelo campeonato. Neste aspecto ambos os pilotos da Mercedes estiveram bem. Hamilton faz o que tem a fazer: ganhar. Rosberg também faz o que tem a fazer: acabar atrás de Hamilton. Venha o Brasil! Já só faltam duas… Cumprimentos

    • Frenando_Afondo™

      31 Outubro, 2016 at 3:03

      Então e o Vettel no pódio. Não foi uma imagem bonita? 😀 Curioso não comentares sobre isso, quando nas outras notícias sobre o rapaz estás lá todo o dia a comentar. 🙂

      • O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada

        31 Outubro, 2016 at 11:00

        Acho que foi uma imagem lindíssima! Principalmente num pódio que não contou pra nada… Isso é o que dá festejar antes de tempo 🙂 🙂 🙂 Cumprimentos

        • Frenando_Afondo™

          31 Outubro, 2016 at 16:05

          Sim, mas dão deixa de ser o piloto do dia que fez uma grande corrida com o seu monolugar inferior. Outros nem pontos conseguem. 😀
          E a verdade é que continuo a comemorar, porque imagino o teu MELÃO quando viste o Vettel lá em cima. priceless. 😀 😀 😀

          Mas que giro, agora já vens comentar sobre o Vettel, já te vi todo contente noutra notícia, porque será? 🙂

          • O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada

            31 Outubro, 2016 at 21:03

            Isso do piloto do dia, por mim, pode ganhar sempre…conta ZERO! (igual ao seu numero de vitórias este ano) Priceless, priceless foi ver-te a ti a festejar um pódio que afinal não passou de um 5º lugar. Isso sim memorável! Cumprimentos

    • O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada

      31 Outubro, 2016 at 11:15

      Já agora acrescentar ao meu comentário, tendo sido bem lembrado pelo caro forista afundo, o excelente e merecido pódio alcançado pelo Ricciardo! Cumprimentos

      • Frenando_Afondo™

        31 Outubro, 2016 at 16:07

        O Ricciardo merece todos os pódios que conseguir. É um excelente piloto e gosto muito dele como pessoa, é um dos meus pilotos favoritos actualmente.

        Mas o Vettel não deixa de ter ido ao pódio e tu não deixas de ter ficado com um valente melão ao ver aquela imagem. Basta ver o teu único comentário após a corrida. Noutras andavas todo contente a comentar em tudo que era notícia, nesta estavas muito caladinho. 🙂

        (ah e temos que ver que o Vettel fez esta excelente corrida com um monolugar inferior, que é somente o terceiro melhor da grelha… Grande feito do alemão).

        • O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada

          31 Outubro, 2016 at 21:06

          Eu na classificação oficial do Gp México vejo: 1º Hamilton, 2º Rosberg, 3º Ricciardo, 4º Verstappen, 5º Vettel… Calculo que para ti um 5º lugar do alemão com um Ferrari seja um grande feito. Não está nada mau! Eh,eh,eh… Cumprimentos

  10. Frenando_Afondo™

    31 Outubro, 2016 at 3:15

    Grande corrida do Hamilton, todo o fim de semana não deu hipótese. Rosberg a cumprir o mínimo para ser campeão, sem arriscar. Verstappen podia ter sido o herói da corrida, ao ultrapassar Rosberg, mas depois de cagar na quase ultrapassagem, não mais se viu e pior, cortou uma chicane e lá foi a corrida por àgua abaixo.

    Vettel sem dúvida o piloto do dia, merecido pódio e com um monolugar inferior! Acho é que as declarações via rádio, especialmente a mandar o charlie pró… Deviam ser punidas de alguma maneira. Noutros tempos lembro-me um outro piloto ligeiramente mais bronzeado ser penalizado por declarações que tinha feito… Acho que Vettel deveria levar algum tipo de reprimenda pelo menos, ou a FIA vai parecer que gosta é deles brancos e louros…

    Red Bull a fazer uma boa corrida, mas esperava mais de uma equipa que tem o segundo melhor monolugar.

    Boa corrida de Hulkenberg e dos williams, Perez pouco feliz ao ficar preso atrás de Massa, mas aqui a culpa é em parte da equipa, ao fazerem-no entrar no primeiro pit-stop tão tarde.

    Marcus Ericsson também a fazer uma boa corrida, no 11º lugar.

    A Mclaren a mostrar que sem uma pista a favor, desaparece, Button-o-quase-reformado a bater o rei-dos-monolugares-inferiores, fiquei supreendido não ouvir nenhuma rádio do Alonso a queixar-se de alguma coisa no monolugar. Estranho.

    Sobre a as polémicas, acho que tanto Hamilton como Rosberg não fizeram nada para penalização. Hamilton viu a vantagem de metros que ganhou anulada pelo safety car. Rosberg entende-se não levar com nada por ter sido empurrado para fora por Max. Já Max no final errou e foi em luta directa por posição, depois também desobedeceu ao não ceder a posição, acabou penalizado e bem.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado