GP México F1, Lewis Hamilton: “aposto que o Max (Verstappen) chegará a 18, 19 vitórias com aquele carro”

Por a 30 Outubro 2023 09:57

Depois de tantos triunfos na F1 é interessante ver Lewis Hamilton tão feliz com um segundo lugar, mas a verdade é que o inglês fez uma grande corrida, especialmente quando utilizou os pneus médios, bem diferente do que fez George Russell com o mesmo tipo de pneus. Hamilton conseguiu ainda estabelecer a volta mais rápida na última volta da corrida, e terminou com quase 28 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa, numa distância de 36 voltas, o que ainda diz bem do piloto que é embora hoje em dia pareça ter perdido qualidades face ao que Max Verstappen tem vindo a fazer. As ultrapassagens de Hamilton a Daniel Ricciardo e especialmente a Charles Leclerc mostraram o ‘velho’ Hamilton, e foi claramente um dos pilotos que mais se destacou na corrida: “parabéns ao Max. Foi um ótimo dia para nós, mas não estava à espera de chegar ao pódio. O início do fim de semana foi difícil, mas mantive-me concentrado no início da corrida e depois tentei gerir os pneus, maximizar e progredir. E quando reparei que tinha o ritmo do Carlos, sabia que com o undercut funcionava muito bem. Por isso, penso que a equipa fez um excelente trabalho com a estratégia. E depois, é claro, a bandeira vermelha provavelmente jogou a nosso favor, em termos de usar o pneu mais fresco no final. Mas eu não sabia se o pneu médio iria aguentar tanto tempo. Estava a tentar ver se conseguia reduzir a diferença para o Max, mas ele já estava muito longe e eu só consegui igualar os seus tempos. Mas foi um grande resultado para a equipa, estou muito orgulhoso de todos” começou por dizer, explicando depois como o carro ficou tão bom para a corrida: “o carro é bastante rápido na qualificação com pouco combustível, mas quando se coloca uma carga de combustível, o carro comporta-se melhor. É agradável de conduzir e penso que conseguimos uma boa afinação este fim de semana e, em particular, para a corrida. Depois, para além disso, a gestão dos pneus é muito boa. Por isso, sim, gostei de uma forma geral. Não é a corrida mais física de todas, uma vez que não se pode forçar até ao fim, estamos a poupar. Fazemos 200, 300 metros de subida e descida para manter o carro fresco e evitar que falhe, mas eu estava à espera que houvesse uma oportunidade de me aproximar do Max. não deu, talvez na próxima semana” disse Hamilton que sentiu que podia puxar mais mas já não dava para apanhar Verstappen: “podia ter puxado um pouco mais, mas a certa altura tentei ver, ok, acho que já poupei o suficiente, deixa-me ver se consigo reduzir a diferença para o Max. Acho que faltavam umas 10 voltas e eu fiz 22,0 e o Max fez 21,9. Eu pensei, ah, vou deixar para lá. Ele estava a andar a 21,9. Por isso, sim, pensei em deixá-lo. E também tive de ser cauteloso porque os meus pneus… se os tivesse forçado muito nas últimas 10 voltas, provavelmente teriam aberto e, quem sabe, talvez o Charles me tivesse apanhado. Então, tive que ser cauteloso com isso”.

Hamilton falou também da manobra na volta 40 quando passou Charles Leclerc: “este fim de semana fomos muito lentos na reta e em geral, temos sido sofrido com o arrasto nas retas, mas este fim de semana estávamos a perder dois décimos e meio logo na Curva 1, antes mesmo de começarmos a travar. Por isso, tentar seguir de perto nas curvas 16 e 17 era a única forma de me aproximar o suficiente e ter a oportunidade de fazer com que o DRS tivesse impacto. E sim, finalmente, carreguei em todos os botões do volante, potência máxima. E eu não sabia o quanto ele iria atravessar o carro, mas numa fração de segundo, decidi ir para a direita. Havia espaço suficiente, mas o Charles foi muito justo”, disse falando depois da corrida do Brasil no próximo fim de semana: “isto dá-nos muita confiança. Quer dizer, no ano passado, na mesma altura, estávamos a fazer a mesma coisa, mas no ano passado, acho que estávamos três décimos atrás do Max na qualificação – ou algo do género, e eu fiquei em segundo outra vez. Portanto, estamos apenas a espelhar o que fizemos no ano passado. Por isso, temos de fazer grandes mudanças para o próximo ano. Porque, obviamente, no Bahrein, no início deste ano, eles eram 1,5 segundos por volta mais rápidos do que nós, pelo menos.

Por isso, o mais importante é garantir que isso não acontece no Bahrein, mas espero que as próximas corridas sejam renhidas. Mas eu aposto que ele chegará a 18, 19 vitórias com aquele carro”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ruimssousa
ruimssousa
7 meses atrás

Já me ri!!
“Fazemos 200, 300 metros de subida e descida para manter o carro fresco”

Phil1971
Phil1971
7 meses atrás

“APOSTO QUE O MAX (VERSTAPPEN) CHEGARÁ A 18, 19 VITÓRIAS COM AQUELE CARRO” não se percebe este tipo de afirmações. Qual o objetivo das mesmas e a pergunta que se coloca, é não teve também o Hamilton um carro dominador durante vários anos? Creio que ninguém tem dúvidas que o teve.

js1970
js1970
7 meses atrás

Por falar em carácter de algumas pessoas… de certeza que as mesmas não sabem o significado dessa palavra!

Phil1971
Phil1971
Reply to  js1970
7 meses atrás

Meu caro senhor o significado de caráter é muito claro. Eu sei que alguns não o percebem e tendem a distorcer o mesmo. Sejamos claros, no meu comentário não insultei ou denegri o Piloto Hamilton. Eu não vejo qualquer objetivo ou necessidade de um comentário destes, e creio que não disse mentira nenhuma quando afirmei que o Hamilton teve durante anos um carro vencedor. Eu percebo que ande amargurado mas no dia em que deixar de ter um ídolo e passe a ver o desporto em que o importante é o prazer que se tira de uma corrida emocionante talvez… Ler mais »

Rui Ferreira
Rui Ferreira
Reply to  Phil1971
7 meses atrás

Eu não percebo. Ele só está a constatar o óbvio… Qualquer pessoa que está a seguir a f1 consegue ver isso. Agora por ser o Hamilton não o pode dizer?

canam
canam
7 meses atrás

Sempre a “picar”.
Se dispusesse do Red Bull duvido que o veterano inglês chegasse a esses números.

Last edited 7 meses atrás by Canam
nunofernandesp12023_gmail_com
nunofernandesp12023_gmail_com
7 meses atrás

Fala o espécime que só teve carros vencedores durante toda a carreira…

Scirocco
Scirocco
7 meses atrás

18, 19, 20…quem é que está a ligar a isso.. Afinal isso só interessa para a Wikipédia não é verdade?
Nota : bastante mérito na ultrapassagem ao Charles. Naquela zona, a mais de 340Km/h é preciso ter (não, não vou dizer isso que vocês estão a pensar senão ainda me acusam de misógino) muita coragem e confiança no talento e na máquina que se conduz. Uma das ultrapassagens do dia!

Brabham BT
Brabham BT
7 meses atrás

A questão é saber se o RB19 é assim tão dominador como parece. É um carro feito à medida do Max, quanto a isso parece não haver grandes dúvidas. Daí a ser um carro que qualquer um que o pilotasse era campeão, vai uma grande diferença.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado