GP Las Vegas, F1, Pirelli: Reabertura do circuito ao tráfego dificultou a limpeza da granulação nos pneus

Por a 20 Novembro 2023 10:12

Mario Isola, diretor motorsport da Pirelli, é da opinião que a corrida do Grande Prémio de Las Vegas foi do agrado de todos, considerando ainda que “foi a melhor publicidade possível para a Fórmula 1 nos Estados Unidos”. Depois de analisados os pneus que foram utilizados durante as 50 voltas da prova na Strip por todos os pilotos, o responsável da Pirelli explica que as previsões do fornecedor exclusivo do mundial estavam corretas, não havendo grande diferença entre uma ou duas paragens durante a corrida, mas admite, como acontece em circuito citadinos, que a reabertura do traçado ao tráfego da cidade, dificultou a gestão dos pneus por parte dos pilotos. 

Antes do GP de Las Vegas, Isola tinha chamado a atenção para a incerteza que era a prova no Nevada e pelos facto de ser a primeira vez que os pilotos iriam enfrentar temperaturas tão baixas na pista, levando os pneumáticos a terem menor nível de aderência no asfalto do traçado citadino. Isso ficou visível nos primeiros momentos da corrida, quando alguns pilotos tiveram dificuldade em conseguir travar para a curva 1.

Na corrida, a maioria dos pilotos (15) optou pelo composto médio para a largada, com Lance Stroll e Yuki Tsunoda a preferirem o macio e Lewis Hamilton, Oscar Piastri e Zhou Guanyu a escolherem o duro. O primeiro Safety Car permitiu que vários pilotos aproveitassem para mudar imediatamente para o C3 para tentar subir algumas posições, o que confundiu as coisas com aqueles que optaram por permanecer na pista. O segundo Safety Car, após a colisão entre George Russell e Max Verstappen que deixou destroços espalhados pela pista, viu então a vantagem balançar a favor de quem tinha parado muito cedo e ainda não tinha feito uma segunda paragem, pois minimizou o tempo perdido no pit lane. 

Quanto aos stints mais longos da noite em Las Vegas, Logan Sargeant fez 35 voltas com um conjunto de duros e Valtteri Bottas realizou 26 com pneus médios. Charles Leclerc completou 21 voltas com o conjunto de C4 que utilizou desde o início da corrida. 

Mario Isola considera que “foram 90 minutos de corrida cheios de ação e momentos espetaculares que de certeza foram do agrado de todos os espectadores presentes em Las Vegas e daqueles que assistiram pela televisão ou online. Ultrapassagens, colisões, safety cars, erros e boa condução. O melhor que este desporto tem para oferecer condensado em 50 voltas. Foi a melhor publicidade possível para a Fórmula 1 nos Estados Unidos, uma combinação perfeita entre o lado da corrida e o espetáculo, como exemplificado na cerimónia de entrega de prémios”. 

Olhando para a questão dos pneus, o responsável da Pirelli explicou que “recebido o resumo técnico da noite, vimos que as nossas previsões antes da corrida em termos de estratégia revelaram-se corretas: não houve muita diferença entre a estratégia de uma paragem e de duas paragens”. 

Diz o italiano que o composto “duro provou ser o pneu de corrida mais eficaz, mesmo que tenha sofrido um pouco de granulação”, enquanto o “médio, escolhido para largada por três quartos do pelotão, comportou-se razoavelmente bem, embora precisasse de ser gerido com um pouco mais de cuidado, principalmente nas fases iniciais. Na verdade, mesmo aqueles que lutaram arduamente pela vitória, como Leclerc, conseguiram prolongar o primeiro stint quase até metade da corrida. O macio, utilizado apenas por Stroll e Tsunoda na largada, deu uma boa vantagem inicial, mas foi claramente menos competitivo ao longo da corrida e em ‘long runs’”. Isso ficou comprovado quando o piloto japonês da AlphaTauri foi perdendo algumas posições depois do safety car, numa altura em que Stroll já tinha trocado de composto.

Pelo facto de ser um circuito citadino, “vimos como as condições da pista foram redefinidas devido à reabertura do tráfego normal durante a noite, o que tornou mais difícil a limpeza da granulação da superfície dos pneus”, concluiu Mario Isola.

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