GP Las Vegas, F1: Ferrari domina qualificação e Leclerc conquista pole, apesar de Sainz continuar de “muito mau humor” 

Por a 18 Novembro 2023 11:03

Os pilotos da Ferrari terminaram a sessão de qualificação com dois estados de espírito muito diferentes e não pelo resultado final, em que Charles Leclerc foi mais rápido do que Carlos Sainz, separados por 0.04s. 

O piloto monegasco foi o mais rápido em todos os três segmentos da sessão de qualificação, sempre com o seu companheiro de equipa a ocupar o segundo posto da tabela de tempos, terminando com a conquista da 23ª pole position da carreira – ultrapassando o número de primeiros lugares alcançados por Fernando Alonso e passando a ter apenas Lewis Hamilton (104) e Max Verstappen (31) à sua frente neste particular em termos de pilotos no ativo – deixando o tricampeão do mundo de Fórmula 1 a 0.3s de diferença. Um ritmo impressionante de ambos os pilotos da Ferrari, que voltou a demonstrar ter um monolugar capaz de um excelente desempenho em voltas rápidas durante as qualificações. 

A última volta de Leclerc na Q3 foi a mais rápida de toda a sessão, mas o piloto monegasco não terminou totalmente satisfeito com o seu desempenho. Ainda antes da qualificação, os dados recolhidos durante os treinos livres – TL2 de 90 minutos e TL3 com a duração normal de uma hora, uma vez que a sessão inaugural foi terminada após 10 minutos com os carros em pista – mostravam que a equipa italiana teria vantagem nas voltas rápidas e com pouco combustível na sessão que ordena a grelha, com Leclerc a ser mais rápido do que Sainz, como realmente aconteceu. No entanto, a Red Bull continuava a ser uma ameaça em ritmo de corrida, após as simulações realizadas. Pelos dados recolhidos, a diferença entre as duas equipas é muito curta, sendo de apenas 0.05s por volta, havendo uma margem maior para a Mercedes de cerca de 0.39s. São boas notícias para a Ferrari, que pode colocar Leclerc na luta pela vitória na corrida de estreia do circuito da Strip de Las Vegas.

Tudo indica que os carros, durante a Q1 e talvez mesmo na Q2, tenham rodado com mais carga de combustível do que acontece normalmente, uma vez que os pilotos não entraram para a garagem para troca de pneus para beneficiarem das melhorias nas condições de pista, e aí, como explicamos antes, os Ferrari foram mais rápidos. Não são, obviamente, cargas como vão encontrar na situação de corrida, mas num traçado citadino, com maior probabilidade de acidentes e entradas do Safety Car, a Ferrari pode ter uma oportunidade para discutir a segunda vitória da temporada. 

De “muito mau humor” continua Carlos Sainz, apesar de tentar “não o mostrar demasiado”. A razão é simples e muito injusta: a penalização aplicada pela troca de vários componentes em resultado dos danos sofridos no incidente do treino livre 1 e que o leva a perder 10 lugares na grelha de partida na corrida de amanhã.

Os comissários estiveram de acordo que a substituição dos componentes só aconteceu devido a um incidente com um objeto estranho à corrida, sem qualquer responsabilidade do piloto espanhol ou da sua equipa, mas explicaram não ter outra solução que não fosse a penalização, porque o regulamento não abre exceção para casos destes.

O piloto espanhol terá de realizar uma corrida a recuperar muitas posições se quiser disputar os lugares de acesso ao pódio, enquanto a Ferrari perde a hipótese de reservar a primeira linha da grelha de partida. 

Será interessante perceber se Charles Leclerc consegue um melhor arranque do que tem acontecido com os Ferrari nas últimas provas, enquanto o Red Bull de Max Verstappen tem mostrado uma excelente segunda fase na largada, conseguindo recuperar de um arranque menos conseguido.

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