GP Japão F1: Verstappen fala em Red Bull “inguiável” após eliminação em Suzuka

Por a 28 Março 2026 07:12

Campeão do mundo cai na Q2 e expõe frustração com novo pacote aerodinâmico da equipa

Max Verstappen voltou a ter uma sessão de qualificação para esquecer e foi eliminado na Q2 do Grande Prémio do Japão, descrevendo o Red Bull como “completamente inguiável” no momento decisivo. Enquanto Isack Hadjar conseguiu ainda levar o outro RB22 até à Q3, no nono lugar, e até o Racing Bulls de Arvid Lindblad, passou, o neerlandês ficou de fora por pouco mais de uma décima de segundo, sem encontrar respostas para a falta de ritmo que o tem acompanhado neste início de época.

Instantes depois de ver confirmada a eliminação, Verstappen não escondeu a frustração no rádio, dizendo à equipa que “há qualquer coisa de errado com o carro” e que este se tornara “subitamente inguiável” durante a qualificação. Em declarações posteriores, detalhou as dificuldades: o monolugar “não vira a meio de curva” e, ao mesmo tempo, apresenta “muito sobreviragem nas entradas”, criando um comportamento “muito difícil e imprevisível” que o deixa sem confiança para forçar. O campeão recordou que, apesar de terem julgado ter melhorado o equilíbrio no TL3, “na qualificação voltou a ser, para mim, inguiável”.

Parte das dificuldades está associada ao novo pacote aerodinâmico que a Red Bull estreou em Suzuka, pensado para corrigir precisamente os problemas de equilíbrio do RB22. Verstappen revelou que está a usar uma especificação diferente este fim de semana, mas admitiu que “não está a funcionar”, considerando isso “tudo menos ideal” num momento em que a equipa reconhece publicamente “lacunas significativas” no conceito do carro.

Pouco depois, Verstappen disse ainda mais à Sky Sports F1 após a qualificação em 11º lugar: “O carro nunca vira a meio da curva, mas, ao mesmo tempo, este fim de semana, está a sobrevirar muito na entrada. É realmente difícil, imprevisível. Pensávamos que tínhamos resolvido um pouco isso no FP3, quer dizer, ainda havia muita subviragem no carro, mas agora, na qualificação, para mim, estava novamente impossível de conduzir, por isso é algo que temos de analisar.

Temos problemas que não posso explicar em detalhe aqui, que sabemos que existem, por vezes um pouco piores do que noutras, e acho que na qualificação voltou a um ponto em que se tornou impossível de conduzir.”

Do outro lado da garagem, Hadjar salvou o dia com a passagem à Q3, mas por margem mínima sobre o próprio Verstappen, reforçando a ideia de uma Red Bull presa a meio do pelotão e em busca urgente de respostas.

Foto Getty Images/Red Bull ContentPool

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado