GP Japão F1, Sebastian Vettel: “Tentei de tudo naquela última volta, mas não deu mais…”
Sebastian Vettel vai sair de segundo para o Grande Prémio do Japão, apesar de ter feito apenas o terceiro melhor tempo na qualificação. Vettel ficou atrás dos dois pilotos da Mercedes, mas Valtteri Bottas foi penalizado em cinco lugares devido à troca da caixa de velocidades, ‘dando’ o seu lugar ao alemão. O piloto da Ferrari fez o que podia, depois do ritmo muito bom dos Mercedes.
“A qualificação foi muito boa, para ser honesto. Estou muito feliz. Tentei de tudo naquela última volta, porque sabia que era necessário assumir mais riscos para lutar pela pole. Não funcionou mesmo assim. Eu já sabia que estaríamos na primeira fila por causa da punição de Valtteri”, disse o alemão.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







anotheruser
7 Outubro, 2017 at 13:48
E amanhã teremos novamente um episódio estilo Suzuka’89?
Pity
7 Outubro, 2017 at 15:57
Não. Apenas porque o título ainda não ficaria decido, caso contrário, não diria que não.
anotheruser
7 Outubro, 2017 at 19:34
Nesse aspecto seguramente que não.
Porém quem estiver em segundo poderá sentir-se forçado a tentar a ultrapassagem e a coisa a correr menos bem, particularmente se estiver Hamilton em 1º e Vettel em 2º.
Outra hipótese é o Hamilton ser surpreendido pelo Vettel na largada e passar-lhe pela cabeça Suzuka´91. Ou o Vettel ser surpreendido pelos Red-Bull, dar este GP como perdido e pensar o mesmo para não se atrasar ainda mais no campeonato.
Os dois primeiros têm muito a perder, por isso acho que os dois Red-Bull lhes vão malhar no pelo de ambos os lados. O Hamilton, se estiver na frente do Vettel, não irá ser agressivo na defesa de posição.
E de atrás ainda podem vir os dois Force India em “modo bowling”.
Ainda bem que nem o Bottas, nem Raikkonen vão estar por perto e arrancam afastados um do outro, porque de outro modo qualquer incidente com os dois primeiros poderia ter uma interpretação de conduta anti-desportiva.
Pity
7 Outubro, 2017 at 19:42
Susuka 91 não aconteceu nada na largada, aconteceu, sim, em 90. O Hamilton não se vai defender à louca do Vettel, ele está muito racional. O perigo pode vir mesmo dos Red Bull, aguardemos, já falta pouco.
anotheruser
7 Outubro, 2017 at 21:01
Oh, claro!! Suzuka´90.
Na minha vida tenho duas directas que não valeram a pena: essa foi uma delas. Que corrida poderia ter sido e o quão agri-doce foi essa vitória no mundial de pilotos.
F1IsMagic
7 Outubro, 2017 at 20:16
Acho que nenhum deles ganha algo em tentar isso, pois o campeonato nunca ficaria decidido e havia sempre aquele risco de apesar dos danos um conseguir continuar e roubar pontos preciosos.
anotheruser
7 Outubro, 2017 at 22:14
Neste momento, se Vettel ganhar todos os GP que faltam e Hamilton ficar em segundo em todas, o Vettel será campeão por um ponto (372 vs 371).
É improvável que isso suceda, e os problemas de fiabilidade têm estado do lado da Ferrari, por isso Vettel tem mesmo de reduzir a diferença (serão 27 pontos de diferença se Vettel ganhar e Hamilton ficar em 2º e apenas 9 pontos se Vettel 1º e Hamilton não pontuar).
Este circuito é mais favorável à Mercedes, por isso Hamilton tem aqui uma oportunidade de dilatar a vantagem, e apenas por isso teremos um Hamilton mais defensivo: vai aturar e permitir quase tudo por parte dos Red-Bull, desde que fique à frente do Vettel (foi o que fez perante o ataque de Verstappen na Malásia).
Se Hamilton ganhar em Suzuka… fica ainda complicado para o Vettel (passarão a ser 41 pontos de diferença se Vettel ficar em 2º ou 59 pontos se Vettel não pontuar).
Vettel precisa de ganhar, ou pelo menos fazer muito mais pontos que Hamilton, e por isso vai ter de atacar Hamilton (e ao mesmo tempo defender-se do Verstappen e do Ricciardo).
Se algum deles tiver danos aquando da partida (por exemplo pelo ataque dos Red-Bull ou dos Force India) acredito que a história se poderá repetir.
Depois ficam a faltar quatro corridas, duas das quais em teoria mais favoráveis à Mercedes (EUA e México) e as duas últimas mais ao gosto da Ferrari (Brasil e Abu-Dhabi). Parece não haver campeonato que chegue e entretanto os Red-Bull já se colocam em bicos dos pés em alguns circuitos: naqueles que seriam em teoria mais favoráveis à Ferrari.