GP Japão F1: 5 Histórias do Paddock

Por a 22 Setembro 2023 09:22

Algumas histórias que têm animado conversas no paddock e que continuarão a estar em discussão em Suzuka.

Que Red Bull teremos em Suzuka?

Depois do descalabro que foi a prova de Singapura da Red Bull, a grande dúvida é perceber se a falta de andamento do RB19 em Marina Bay foi uma situação episódica espoletada pela singularidade do circuito ou se a quebra de performance está relacionada com as novas diretivas técnicas da FIA.

No papel, o traçado de Suzuka foi desenhado com o carro de Milton Keynes em mente, com as suas curvas longas e rápidas com algumas extensas retas pelo meio, portanto, não poderá ser a pista japonesa a culpada de continuação do mau momento da Red Bull.

Se Max Verstappen e Sergio Pérez voltarem a evidenciar dificuldades com o comportamento dos respetivos carros, então a conclusão a tirar será que a equipa de Milton Keynes foi obrigada a alterar o RB19 para poder estar em linha com as novas diretivas técnicas da FIA.

Pelos que se viu nos dois primeiros treinos livres em Suzuka, Singapura já lá vai, e os primeiros claros sinais são de que a Red Bull está de volta onde este durante os primeiros 14 Grandes Prémios. Vamos ver se o resto do fim de semana o confirma…

A Ferrari deu um passo em frente?

Depois do desastre que foi o Grande Prémio dos Países Baixos, a Ferrari mostrou-se muito competitiva tanto em Monza como em Marina Bay, tendo estes sido os melhores fins-de-semana da equipa esta temporada.

Os responsáveis da ‘Scuderia’ apontaram que o evento de Zandvoort permitiu-lhes descobrir algumas debilidades do SF-23, apontado que, em configuração de alto apoio aerodinâmico, o carro de Maranello criava arrasto sem que isso se materializasse em mais aderência aerodinâmica.

O circuito de Suzuka exige precisamente apoio aerodinâmico e eficiência e com as suas longas curvas parece ter tudo o que o Ferrari deste ano não gosta.

Será difícil que a ‘Scuderia’ possa no Japão aspirar a um resultado semelhante ao que obteve em Itália, quanto mais em Singapura, mas uma prestação mais convincente que a que protagonizou nos Países Baixo é expectável e a não acontecer significa que a Ferrari continua com dificuldades para entender o seu carro.

Andretti em stand-by?

Estamos a chegar ao final de Setembro e ainda não existe qualquer anúncio quanto aos candidatos a ter um lugar na grelha de partida do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em 2025 ou 2026.

Segundo as conversas de bastidores, já haverá pelo menos a decisão que todos os projetos, exceto o da Andretti, terão sido descartados, tendo já sido avisados.

Resta saber o porquê de não ter havido ainda qualquer anúncio sobre a decisão da FIA e da FOM e se isso significa que as pretensões da Andretti poderão não ser alcançadas.

Que pilotos para a AlphaTauri?

Com a maior parte dos lugares do ano que vem definidos, uma das grandes questões é saber quem serão os pilotos da AlphaTauri em 2024, uma vez que, neste momento, tem três candidatos e apenas dois lugares.

A Red Bull e a Honda, apesar de continuarem reunidas até ao final de 2025, tem uma relação muito menos envolvente na atualidade, o que poderá não ser favorável a Yuki Tsunoda, que é um piloto do construtor nipónico e não da academia da companhia de bebidas energéticas.

Para além disso, os homens da formação de Faenza esperavam poder avaliar Daniel Ricciardo tendo em vista 2024, mas a lesão que sofreu em Zandvoort veio atrasar todo esse processo, uma vez que, com o Grande Prémio de Japão, falhou, pelo menos, quatro eventos.

Para criar ainda mais dificuldades aos responsáveis da AlphaTauri, Liam Lawson, que substituiu o australiano, tem vindo a impressionar e parece cada vez mais evidente que tem talento para se manter na Fórmula 1, o que cria um problema à esfera da Red Bull.

Se Tsunoda mantiver o seu lugar, o que parece ser uma possibilidade, esperar-se-ia o seu anúncio em Suzuka, mas Helmut Marko pode decidir-se por uma renovação completa.

Uma opção poderá ser manter Daniel Ricciardo e Liam Lawson na AlphaTauri – ou seja qual for o nome que terá em 2024 – com o intuito de perceber se são candidatos ao lugar de Sergio Pérez em 2025, sacrificando Tsunoda, que apesar ter vindo a realizar uma boa temporada, não tem laços com a Red Bull, antes com a Honda.

O impacto da extensão do contrato de Piastri

Oscar Piastri assinou um novo contrato com a McLaren, tendo agora validade até 2026, o que significa que o australiano continuará na equipa de Woking até um ano depois do atual acordo de Lando Norris expirar. O inglês tem vindo a ser cortejado pela Red Bull, que no final de 2024 terá um lugar vago ao lado de Max Verstappen, um ano antes de o britânico ficar livre.

No entanto, se Piastri continuar a mostrar o potencial que tem vindo a evidenciar ao longo de toda a temporada, Zak Brown poderá sentir-se tentado a pensar se não será mais proveitoso para a McLaren encontrar um acordo favorável com a Red Bull.

Não é segredo para ninguém que o americano já se reuniu com Christian Horner tendo em vista a possibilidade de a Red Bull Powertrains fornecer motores à formação de Woking.

Com Piastri fechado até 2026, Brown poderá estar aberto a soltar Norris por um acordo favorável de fornecimento de motores batizados de Ford…

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado