GP Itália F1, TL1: Ferrari na frente da Mercedes na tabela de tempos

Por a 9 Setembro 2022 14:11

As equipas trabalharam muito na primeira sessão de treinos livres, testando algumas soluções para a qualificação de amanhã e para a corrida de domingo. Os pilotos da Ferrari terminaram o treino com os tempos mais rápidos, com Charles Leclerc à frente de Carlos Sainz por 0.077s. Logo a seguir, a 0.279s do tempo de Leclerc, ficou George Russell, com Lewis Hamilton na quarta posição. Max Verstappen, que passou pela liderança da tabela de tempos, terminou no quinto lugar da tabela de tempos (+0.430s), mas ficou na ideia que o neerlandês tem muito mais ritmo para demonstrar, tanto que numa das suas voltas rápidas encontrou Lando Norris e perdeu muito tempo.

Os dois Alpine foram os mais rápidos do ‘segundo pelotão’, com Esteban Ocon a liderar a dupla de pilotos, e foram seguidos por Yuki Tsunoda, Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo.

A segunda sessão de treinos livres há muitas dúvidas ainda por retirar. Os Mercedes estão assim tão próximos dos Ferrari e quanto vale uma volta rápida de Max Verstappen, que sabe de antemão que vai sair um pouco mais atrás na grelha de partida devido a penalização por troca de motor a combustão interna. Os tempos na segunda sessão deverão baixar mais e aí teremos uma imagem melhor sobre o que podemos ter na qualificação.

O primeiro treino livre iniciou-se com os regressos de Antonio Giovinazzi e Nyck de Vries aos comandos de um monolugar de Fórmula 1. O piloto italiano aos comandos do Haas VF-22 de Mick Schumacher e o neerlandês a fazer a vez de Sebastian Vettel na Aston Martin, ambos apenas durante o treino.

Dez minutos antes do início da sessão, todos os elementos cumpriram um minuto de silêncio em homenagem à Rainha Elizabeth II, com presença do presidente da FIA Mohammed ben Sulayem.

O primeiro carro em pista foi precisamente Nyck de Vries, com vários sensores montados no AMR22.

Max Verstappen passou a liderar a tabela de tempos inicialmente com um conjunto de pneus duros em 1:25.230s sobre os pneus duros. Não foi um início tão simples para o seu companheiro de equipa Sergio Pérez, uma vez que a sua asa do DRS estava a abanar na reta da meta. Fernando Alonso, com pneus médios, passou por alguns momentos pela liderança com o tempo 1:23.449s, mas o líder do campeonato melhorou o seu tempo anterior em duas voltas consecutivas, passando a ser o tempo alvo 1:23.234s.

Enquanto Pierre Gasly voltou à pista, depois de ter tido um problema no seu AT03, Verstappen voltou a melhorar o seu registo, baixando para 1:22.853s, ainda com pneus duros.

Yuki Tsunoda subiu ao segundo posto da tabela de tempos, com pneus macios, sendo o primeiro piloto a experimentar este composto da Pirelli com uma volta rápida. Ficou a 1.104s do tempo de Verstappen, relegando Fernando Alonso para o terceiro lugar.

Depois dos primeiros 20 minutos de treino vários pilotos estavam parados nas boxes para as equipas mudarem peças e atualizarem as configurações dos carros para depois regressarem à pista. Apenas os dois AlphaTauri estavam em pista nesse momento.

Regressados à pista, com pneus macios novos para simulações de qualificação, os pilotos começaram a baixar os tempos. Charles Leclerc passou a liderar a tabela de tempos com o registo de 1:22.410s, menos 0.443s do que o tempo anterior de Verstappen.

Alexander Albon também melhorou bastante o seu tempo anterior, obviamente com pneus macios teria de ser mais rápido, subindo ao terceiro lugar da tabela de tempos. Fernando Alonso, com uma volta a pisar a ligeiramente a caixa de gravilha, passou para o lugar previamente ocupado por Albon, a 0.852s do tempo de Leclerc.

Nessa fase de simulação de qualificação, Verstappen saiu para uma volta rápida mas encontrou Lando Norris na reta entre a Variante Ascari e a Parabolica, não conseguindo bater o tempo de Leclerc, encurtando um pouco a diferença para o seu adversário, para 0.430s. Na resposta às melhorias dos tempos entre as equipas da frente, George Russell subiu ao terceiro lugar a 0.580s do tempo do piloto da Ferrari, enquanto Lewis Hamilton não foi além do sétimo tempo naquela altura, a 1.051s de Leclerc.

Os dois pilotos da Alpine estavam no quarto e quinto lugares, trocando entre eles as posições, mas estavam na frente de Valtteri Bottas, Lewis Hamilton, Daniel Ricciardo, Alexander Albon e Zhou Guanyu. Fora dos 10 pilotos mais rápidos a 20 minutos do final da sessão, destacavam-se Carlos Sainz, Sergio Pérez e Lando Norris. O piloto espanhol da Ferrari e o britânico da McLaren ainda não tinham uma volta rápida com os pneus macios.

Enquanto Sainz começava uma volta rápida com o composto mais macio da Pirelli, Russell terminava mais uma tentativa sua, subindo ao segundo posto da tabela de tempos. O espanhol da Ferrari bateu o tempo do piloto da Mercedes, ficando a apenas 0.077s do tempo do seu companheiro de equipa. Lewis Hamilton também melhorou o seu tempo e subiu ao quarto posto.

Nyck de Vries foi o último piloto a montar pneus macios, com cerca de 15 minutos para o final da sessão. O piloto neerlandês conseguiu registar um tempo mais rápido do que Nicholas Latifi, que ocupava a última posição da tabela de tempos.

Nos últimos instantes da sessão, os mecânicos da Red Bull estiveram a trabalhar no DRS e asa traseira do carro de Sergio Pérez, que teve problemas no mecanismo do DRS durante toda a sessão. Nessa fase da sessão, os pilotos estavam a trabalhar nas simulações de corrida, alguns com pneus macios, possivelmente para atestar o desempenho deste composto como possibilidade para a corrida.

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3 Comentários
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leandro.marques
1 ano atrás

Coisas a reter deste primeiro TL. Max na tal volta que não se entende o que deu na cabeça de Lando teria tido o melhor tempo, depois não quis mostrar mais. Mas é o piloto mais rápido, estranho o tempo do Checo, algo de estranho se deve ter passado com o carro e realmente houve trabalho nele na garagem durante a sessão. Giovinazzi parece-me ter desperdiçado uma oportunidade. Quando se fala que poderá substituir o piloto titular da haas, que, curiosamente, há uns tempos o poderia ter substituído na alfa romeo, deveria ter conseguido bem melhor. Provavelmente o tempo afastado… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  leandro.marques
1 ano atrás

Perez teve problemas com o DRS.

leandro.marques
Reply to  Pity
1 ano atrás

Sim, percebi após ter escrito Onde estava tive de assistir sem som e realmente a asa traseira abanava bastante e vi a mexerem na zona do ativador do drs a meio e no fim. Suspeitei disso mas não tinha a total certeza. Obrigado por confirmar.

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