GP Itália F1: Max Verstappen triunfa em corrida muito disputada

Por a 3 Setembro 2023 15:43

A Red Bull conquistou o 1-2 no final do Grande Prémio de Itália, depois de Max Verstappen saltar para a liderança do pelotão à volta 15, quando ultrapassou Carlos Sainz, que arrancou da pole position e aguentou os ataques do neerlandês até essa altura. Max Verstappen atingiu a marca de 10 triunfos consecutivos na temporada, dando continuidade ao seu domínio no mundial.

Numa corrida muito disputada por todo o pelotão, Sergio Pérez subiu ao pódio na segunda posição, depois de ultrapassar George Russell e os dois pilotos da Ferrari. Não foi fácil a corrida do piloto mexicano, tendo que suar para deixar Charles Leclerc e (especialmente este) Carlos Sainz para trás.

O piloto espanhol da Ferrari bem tentou manter o primeiro lugar, fez o mesmo com o segundo posto, mas terminou a prova caseira da sua equipa a lutar com Charles Leclerc pelo terceiro lugar e o seu 16º pódio da carreira.

Houve muitas lutas e apenas duas desistências. Yuki Tsunoda ainda antes da corrida começar, durante a volta de formação, sentiu problemas no seu AT04 e parou na reta antes da Parabolica, ficando de fora do GP de Itália. Esteban Ocon foi o segundo piloto a não terminar a corrida.

O filme da corrida

Muito diferente do cenário do fim de semana passado, o 74º Grande Prémio de Itália teve início com a maioria dos monolugares com pneus médios montados, exceto Lewis Hamilton, Kevin Magnussen e Valtteri Bottas com pneus duros. 

Ainda na volta de formação, Yuki Tsunoda parou na reta oposta,  antes da Parabolica, ficando de fora da corrida sem esta ainda ter começado. Foi necessária uma nova volta de formação, permanecendo o AlphaTauri AT04 durante esse período na mesma zona. Logo que os carros voltaram a ficar parados na grelha, foram informados que a partida ia ser adiada por 5 minutos e com menos uma volta para completar em corrida. 

Depois de conquistar o primeiro lugar da grelha de partida na sessão de qualificação, Carlos Sainz manteve a liderança do pelotão após um bom arranque. Charles Leclerc ainda pressionou Max Verstappen para a travagem da curva 1, mas foi prontamente atacado por George Russell. O piloto britânico da Mercedes não conseguiu ultrapassar Leclerc, mas fez o suficiente para retirar a pressão do monegasco sobre o líder do campeonato. 

Durante a segunda volta, Alexander Albon recuperou a sexta posição que Oscar Piastri tinha conquistado após o arranque. Quando o DRS ficou disponível para ser ativado, na volta 3, Max Verstappen e Charles Leclerc podiam utilizar esta ajuda, ao contrário de Sainz. Nessa altura, o piloto neerlandês informou o seu engenheiro de corrida que percebia que os pneus do Ferrari do espanhol já escorregavam em algumas curvas.

A primeira tentativa de ultrapassagem aconteceu na volta 5, com uma defesa agressiva por parte do piloto espanhol, que levou o RB19 quase à escapatória. Os três primeiros ficaram ainda mais juntos nas voltas seguintes, enquanto mais atrás, Sergio Pérez começava a pressionar George Russell para tentar alcançar o quarto posto da classificação e perseguir o Ferrari de Leclerc. 

As atenções nas primeiras 11 das 51 voltas estavam focadas na luta pela liderança da corrida e também no quarto posto. Nessa altura, Pierre Gasly foi o primeiro piloto a parar para trocar os pneus médios pelos duros.

Na discussão pelo quarto lugar, Pérez e Russell seguiram pela escapatória no final da reta da meta, com o mexicano a sair à frente do britânico, devolvendo a posição logo a seguir.

Na volta quinze Max Verstappen voltou a atacar o líder da corrida no final da reta da meta, bloqueando os dois a travagem. Porém, o neerlandês ficou lado a lado na Curva Grande e tirou partido para a travagem da Variante della Roggia, passando a liderar o pelotão no GP de Itália. Na volta seguinte, foi a vez de Sergio Pérez deixar para trás George Russell e ascender ao quarto posto. 

Sem conseguir acompanhar Max Verstappen, Carlos Sainz ficou com a companhia de Charles Leclerc, que avisava que os pneus traseiros do seu companheiro de equipa estavam muito degradados. Naquela altura, Leclerc ganhava terreno para Sainz e ambos para Pérez. 

Um pouco mais atrás, tendo iniciado a corrida com pneus duros, Lewis Hamilton estava colado à traseira do McLaren MCL60 de Lando Norris, com pneus médios, depois de Alexander Albon já ter parado algumas voltas antes.

Na volta 20, Carlos Sainz foi o primeiro piloto da frente da classificação a parar, regressando à pista em nono com pneus duros. Também Russell parou e efetuou a troca de pneus, saíndo atrás do piloto espanhol da Ferrari. Na volta seguinte foi a vez de Max Verstappen e Charles Leclerc, que estava fortemente pressionado por Sergio Pérez, que herdou o primeiro posto da classificação, seguido de Oscar Piastri, Lando Norris e Lewis Hamilton, que ainda não tinham parado. 

Após a saída de Leclerc da via das boxes, os dois pilotos da Ferrari ficaram lado a lado e passaram a discutir timidamente a posição. Quando Pérez trocou de pneus e regressou à pista, o mexicano surgiu na traseira dos dois Ferrari. 

A meio da corrida, o líder era Max Verstappen, já depois das paragens dos primeiros classificados. Após esse momento, Sainz, Leclerc e Pérez estavam mais perto uns dos outros na luta pelos lugares do pódio. Entretanto, Russell foi penalizado por ganhar vantagem por passar fora da pista, metros depois de ter saído do pitlane e os dois pilotos da McLaren tiveram um toque na primeira chicane do traçado de Monza, também depois da saída do pitlane de Oscar Piastri. 

Com a diferença cada vez mais curta entre Charles Leclerc e o seu perseguidor Sergio Pérez, o mexicano atacou fortemente o monegasco no final da reta da meta na volta 31, mas o piloto da Ferrari defendeu-se bem e com todas as armas que tinha à disposição. Ambos chegaram à Variante della Roggia quase lado a lado, mas Leclerc travou mais tarde e levou o piloto da Red Bull a passar com o pneu traseiro direito na relva. No entanto, na volta seguinte Pérez teve sucesso numa nova manobra, ainda a meio da reta da meta fazendo uso do DRS, depois de sair mais perto da traseira na Parabolica. 

Carlos Sainz ficou em alerta depois da ultrapassagem de Pérez ao seu companheiro de equipa, mas Leclerc não desistiu de lutar pelo terceiro lugar da classificação, ficando em zona de DRS para tentar atacar o Red Bull, permitindo ao espanhol ganhar terreno mais confortável para o seu adversário. 

Uma luta que ficava mais interessante era entre Lando Norris e Alexander Albon, que perseguia o piloto da Williams como podia pelo sexto lugar da classificação, mas o FW45 era muito rápido na reta da meta. Oscar Piastri assistia a tudo no oitavo posto, sem que Lewis Hamilton, no nono posto e depois de trocar os pneus duros por médios, conseguisse recuperar terreno para os pilotos da McLaren. 

A primeira grande tentativa de Norris ultrapassar Albon ocorreu à entrada da volta 39, quando o britânico da McLaren se colocou lado a lado na travagem para a curva 1, mas teve de seguir pela escapatória sem espaço em pista para continuar a manobra. 

À entrada para as últimas dez voltas, as lutas intensificaram-se. Pela segunda vez na corrida, Carlos Sainz tinha de se defender de um Red Bull, desta vez dos ataques volta a volta de Sergio Pérez. O piloto mexicano tentou de tudo, mas o piloto espanhol mostrava estar impecável na defesa da segunda posição. Charles Leclerc assistia a tudo, poucos metros atrás. 

Outra luta espetacular deu-se entre Lewis Hamilton e Oscar Piastri. O piloto britânico conseguiu recuperar terreno para o piloto da McLaren, numa altura em que Albon segurava os dois pilotos da equipa de Woking. Hamilton tentou ultrapassar Piastri entre a Curva Grande e Variante della Roggia, mas tocou no MCL60, levando à passagem dos dois pela escapatória, com o carro do australiano com danos na asa dianteira, que o levou a parar logo depois na box para substituir componentes, enquanto Hamilton foi penalizado em 5 segundos pelo incidentes. 

Pérez conseguiu ganhar vantagem a Sainz na Parabolica e conseguiu a manobra de ultrapassagem na volta 46. O piloto mexicano ganhou terreno para os dois Ferrari, que entraram os dois em discussão pelo terceiro posto e acesso ao pódio. Numa luta fratricida, Leclerc e Sainz estiveram por algumas vezes muito perto de se tocarem, com o espanhol a fazer tudo o que podia para manter a posição de pódio. Esta luta durou até ao final da corrida, com vantagem final para Sainz depois da equipa pedir a Leclerc que não arriscasse mais. Pressionado pela penalização que sofreu, Lewis Hamilton ultrapassou Lando Norris e Alexander Albon, conseguindo manter-se no sexto posto final, atrás de George Russell, depois de ganhar mais de 5 segundos de vantagem para o piloto da Williams.

Albon terminou no sétimo posto, festejando muito a sua conquista, conseguindo manter até ao final da corrida Lando Norris atrás de si. Foi notória a falta de capacidade do MCL60 ultrapassar o FW45 em reta. Assim, Norris foi o oitavo classificado, com Fernando Alonso, que quase nem se deu por ele na corrida, a ser o nono. Valtteri Bottas conquistou um ponto para a sua conta pessoal e da Alfa Romeo, após terminar a corrida italiana na décima posição.

Foto: Martin Trenkler

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GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
8 meses atrás

Grande corrida, apesar do vencedor ser o mesmo de sempre Max Versttapen e a Red Bull a continuar a fazer história na F1 e a conseguir o recorde absoluto de 10 vitórias consecutivas parabéns para eles, tivemos grandes batalhas em pista com grandes defesas, Sainz merece claramente o prémio de melhor piloto do dia, enormes defesas contra uns red bull muito mais rápido, mas infelizmente não foi o suficiente para travá-los a fundo e lá conseguiram mais uma dobradinha, primeiro pódio da temporada do Sainz provavelmente o que teve de suar mais e mais dificil da carreira, tal foi a… Ler mais »

Thor
Thor
8 meses atrás

O Villeneuve é que tem razão.
Ainda dizem que a Fórmula 1 não é competitiva.

Thor
Thor
Reply to  Thor
8 meses atrás

😁

2020
2020
Reply to  Thor
8 meses atrás

Não não é!

Thor
Thor
Reply to  2020
8 meses atrás

O Sainz ainda disfarçou…

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
8 meses atrás

É justo dizer que Verstappen é incrível. A Ferrari a dar luta e a proporcionar uma boa corrida. Carlos Sainz é um excelente piloto e hoje a provar mais uma vez. Pode não ter a rapidez pura dos fora de série mas compensa com tenacidade, liderança e inteligência. Albon em grande de novo. Não vi a repetição do acidente entre Piastri e Hamilton que o stream pulou. Pelo que ouvi do comentário foi uma penalização justa e dadas as consequências assim parece. Sargent mais uma vez a comprometer quando estava perto dos pontos! Para mim ainda não mostrou nada de… Ler mais »

Last edited 8 meses atrás by Sr. Dr. HHister
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  sr-dr-hhister
8 meses atrás

Agora que vi o replay, Lewis deixou espaço suficiente. Foi no limite e é no limite que correm os melhores. Acidente de corrida.
(Eu sei que Hamilton se deu como culpado, mas se havia espaço, havia espaço.)

2020
2020
Reply to  sr-dr-hhister
8 meses atrás

Atirou-se para o limite… Pena não ter sido com o max, o Charles, o Alonso… A fazerem-lhe o mesmo como no passado o fez tantas vezes.

nunofernandesp12023_gmail_com
nunofernandesp12023_gmail_com
Reply to  sr-dr-hhister
8 meses atrás

🤦‍♂️

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  sr-dr-hhister
8 meses atrás

Digo o mesmo do Stroll.

No passado ate mostrou alguns rasgos de genio mas em vez de evoluir tem andado cada vez mais para tras. Vai ficar dificil ao pai justificar a manutencao dele.

jo22101626
jo22101626
8 meses atrás

Foi uma corrida animada, pena o desgaste que os Ferrari deram nos pneus porque provavelmente teríamos uma corrida ainda mais interessante. Palavra para Verstappen que continua numa cavalgada impressionante, 10 de seguida e senão estou em erro o primeiro a vencer Mónaco, Silverstone, Spa e Monza na mesma época. Uma época para a história a que estamos a assistir e é aplaudir.

2020
2020
Reply to  jo22101626
8 meses atrás

Aplaudir quem não tem adversário que até pode sair de último e vencer?… Por amor de Deus!

jo22101626
jo22101626
Reply to  2020
8 meses atrás

Pois é mas é preciso fazê-lo

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  2020
8 meses atrás

Lol mesmo.
É só crentes por aqui.

driver-on-track
driver-on-track
8 meses atrás

Excelente corrida , Max a bater records e a fazer história , apesar de todas as insinuações nojentas do Totó e Hamilton , Max a não se deixar importunar … mais um dia de azia para os lados da MB que mesmo com os seus pilotos Ingleses a jogarem sujo a não conseguirem os seus intentos… é um prazer assistir a decadência do Hamilton e seus pares…. Scuderia fez uma boa corrida e a conseguir o máximo que poderia obter…. um pódio…. Albon merece um palavra de excelência pela maneira como conduz o Williams deixando os produtos do marketing inglês… Ler mais »

canam
canam
8 meses atrás

A Ferrari fez o que pôde, mas neste momento a dupla Max /Red Bull está intratável. Em circunstâncias normais não tem competidores. A Ferrari se andasse assim em todos os GPs era outra coisa.

2020
2020
Reply to  canam
8 meses atrás

Enquanto não resolverem o desgaste da “borracha” e o max e apenas o max terem ” O carro que têm” razão tinha o Russell na Arábia Saudita… Dá para tudo…. Mt mau.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
8 meses atrás

Ja ando ha muito tempo a dizer que o Sainz esta epoca tem sido muito superior ao Leclerc e que tem havido muitas corridas que a Ferrari o segura.
Se calhar se nao o segurassem tanto estariam mais perto ou a frente da Mercedes.

Desta maneira a Audi vira busca lo.

Pode nao ser um genio mas é muito competente e por vezes chega para ser campeao. Os rosberg que o digam.

2020
2020
Reply to  Scuderia Fast Turtle
8 meses atrás

Campeão?… Nem pensar!… É competente mas falta-lhe “aquele clic da diferença” que tem o max, Leclerc, Hamilton, até mesmo Norris e Russell… É pena.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  2020
8 meses atrás

Nao disse que vai ser campeão. So disse que as vezes a maneira de ele ser chega. Mas pessimos exemplos a tirar o max. Leclerc cada vez mais decepciona, nao ajudou em nada o sainz hoje e ainda lhe quiz tirar o podium…se nao fosse a ferrari a protege lo o sainz ja teria muitos mais pontos wue ele. Hamilton foi genio, mas nao tanto assim, ganhou anos com um foguete e perdeu quand teve luta. Norris e russel ainda teem muito para provar. Ja houve muitos como eles que eram optimos nos pontos mas nas vitorias ja nao eram… Ler mais »

nunofernandesp12023_gmail_com
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Reply to  Scuderia Fast Turtle
8 meses atrás

Leclerc é um grande piloto. É um #1 não um #2. A sua mentalidade chateia muita gente. Será campeão pela Scuderia Ferrari.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Scuderia Fast Turtle
8 meses atrás

Até estava a ir bem mas a sua faceta anti Hamilton atraiçoou-o.
O melhor exemplo não seria o Rosberg mas sim o Button.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Daniel Sousa
8 meses atrás

Mas eu nem falo em nomes…
Enfim…

Acusa me mas nem se olha ao espelho

Pity
Pity
8 meses atrás

Excelente corrida. Será que, depois da Holanda e da Itália, vamos continuar na senda das boas corridas? Faço votos para que sim. Como já previa, Verstappen é imune a todas as maldições existentes ou inventadas, mas hoje teve bastante trabalho para se livrar do Sainz e assumir o comando. Perez também fez uma boa corrida e, tal como Max, sofreu para se livrar dos Ferrari. A Ferrari esteve bem, acho que não poderiam ter feito mais, mas Leclerc tem de ser mais paciente, ia estragando tudo no final. De realçar as excelentes defesas do Sainz a todos os que lhe… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
8 meses atrás

Não foi uma penalização estúpida para o Russell pois segundo a Mercedes se tivesse devolvido a posição teria perdido mais do que 5 segundos.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  sr-dr-hhister
8 meses atrás

Eu acho que não perderia porque o Alpine estava muito lento. De qualquer maneira, se isso for verdade é conduta antidesportiva e lamentável por parte do Russel e da Mercedes – embora não me pareça que foi propositado.
Aliás gostei muito da corrida mas parece-me que houve alguma falta de bom senso nas abordagens para a curva 1 por parte de vários pilotos. Mas ok são corridas.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
8 meses atrás

(Países Baixos)
O Verstappen não se viu minimamente atrapalhado com o Sainz. Esperou pacientemente pela esperada falta de grip e ultrapassou-o logo que isso aconteceu. Na volta seguinte abriu 1.5s…

garantia4
garantia4
Reply to  Daniel Sousa
8 meses atrás

Nem mais. E tal sucedeu na volta 15.
Tal como o mexicano, que foi pacientemente pressionando os adversários sabendo que eles eram mais velozes no speed trap.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  garantia4
8 meses atrás

Sim, embora o Pérez tenha sentido um pouco mais de dificuldades porque estava com pressa para chegar ao segundo lugar.
Também nao tem as unhas do Verstappen, perdeu muitas voltas atrás de pilotos que podia e devia ter passado mais rápido. Trava muito mais cedo que pilotos como o Russel ou o Leclerc e isso custou-lhe muitas oportunidades de ultrapassagem. No final, com os carros a ficarem cada vez mais desequilibrados, o Pérez começou a passar mais fácil.

Pity
Pity
Reply to  Daniel Sousa
8 meses atrás

Holanda custa menos a dizer e a escrever 🙂 🙂

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
8 meses atrás

🤦🏻‍♂️

Cavaleiro do Asfalto
Cavaleiro do Asfalto
8 meses atrás

A «Catedral da Velocidade» italiana foi tomada pelo bispo Dom Max Emilian Verstappen. O jovem bispo tem vindo a impor-se no seio da Igreja Universal do Reino da Fórmula 1 e, como se vê, prega a rapidez em qualquer templo, capela, altar-mor, ou seja, em qualquer circuito dedicado ao culto da vitória. Injustamente acusado de «abusar» dos seus pares e dos líderes de outras seitas religiosas, Dom Max só abusa das vitórias, tendo atingido uma marca histórica – o primeiro bispo a celebrar dez missas consecutivas na supracitada Igreja Universal. Entretanto, esta marca histórica foi prontamente desvalorizada pelo líder da… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Cavaleiro do Asfalto
8 meses atrás

Um estilo “literário” muito divertido.

Cavaleiro do Asfalto
Cavaleiro do Asfalto
Reply to  Pity
8 meses atrás

Como não aprecio Red Bull, o meu slogan é: «A gelatina dá-te asas!» 😉

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