GP Hungria F1/TL3, uma novidade: Nicholas Latifi colocou a Williams no topo

Por a 30 Julho 2022 13:24

Com um registo feito nos derradeiros momentos da sessão, numa pista a secar a cada minuto que passava, depois de muita chuva no início e durante a maior parte da sessão, Nicholas Latifi (Williams FW44/Mercedes) foi o mais rápido, batendo Charles Leclerc (Ferrari F1-75) nos últimos segundos por 0.661s, com Alexander Albon (Williams FW44/Mercedes) em terceiro a 0.901s.

Isto só prova que a qualificação pode redundar em grandes surpresas, pois com as condições de pista a mudar muito rapidamente, o resultado da qualificação pode ser tão surpreendente quanto o deste Treino Livre 3.

Max Verstappen (Red Bull RB18), que nos últimos segundos da sessão passou momentaneamente pela frente, foi quarto na frente de George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes), que também conseguiu o seu melhor registo na fase final da sessão.

Sexto lugar para Fernando Alonso (Alpine A522/Renault) na frente de Carlos Sainz (Ferrari F1-75), seguindo-se Lando Norris (McLaren MCL36/Mercedes), Sebastian Vettel (Aston Martin AMR22/Mercedes) e Kevin Magnussen (Haas VF-22/Ferrari), que fechou o top 10.

A sessão começou com a pista muito molhada, mas com a pista suficientemente seca para se rodar, ou não demasiado húmida, se preferir. Poucos sinais de qualquer movimento, só se ouviam mesmo as ‘pistolas’ das rodas a funcionar.

Pouco depois os pilotos começaram a ir para a pista, e a comunicar o que por lá se passava. Leclerc corroborava Alonso ao dizer que “não há muito aquaplaning”.

Vale a pena lembrar que as equipas recebem um conjunto de pneus para chuva e intermédios, por isso não têm rédea solta para rodar com os conjuntos que quiserem e tiveram de poupar alguns para a qualificação.

Com 15 minutos de treino, Sainz achava “demasiado arriscado” trocar os pneus de chuva para intermédios, numa altura que a chuva aumentava.

Pierre Gasly entrou em aquaplaning na curva 4, e os registos do cronómetro permaneciam irrelevantes. Leclerc liderava na frente de Sainz, Vettel era terceiro na frente de Stroll.

A pista tinha apenas 22º Celsius, em comparação com os 49º de ontem.

A meio da sessão começa a aparecer uma linha mais seca, Vettel aproveitou e subiu para segundo.

Depois de mais de meia hora com a pista muito molhada, Pierre Gasly (Alpha Tauri) foi o primeiro a fazer um pião, no Setor 2 da pista.

A 20 minutos do final da sessão, Leclerc lideravam não havia sinais da Red Bull em pista.

Alonso e Russell foram os únicos dois suficientemente corajosos para experimentar os pneus intermédios, e Ocon também apareceu com as borrachas com a marca verde.

Sergio Perez e a Red Bull foram para a pista, Hamilton queixava-se da falta de aderência, a Mercedes está realmente a ‘lutar’ mais uma vez pelo aquecimento dos pneus.

Mas não só eles, Ricciardo também.

Leclerc fez um pião de 360º na saída da Curva 3, ‘dançando’ quase até meio, antes da curva 4.

Alonso foi para o segundo lugar, dois décimos atrás em Leclerc. A 10 minutos do fim da sessão, a Mercedes estava apenas à frente da Red Bull, que ainda não tinha registado tempos de volta representativos.

Já muito perto do final da sessão, Sebastian Vettel entrou em pião e saiu de pista. A sessão foi interrompida, reabriu quando faltavam cerca de 3m30s para o final da sessão, e foi aí que tudo se definiu já que a chuva abrandou a pista ficou com melhores condições e a Williams liderou a sua primeira sessão em muito tempo.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado