GP Hungria F1: Ferrari, uma questão de desaproveitamento…

Por a 1 Agosto 2022 11:23

Mais uma vez a Ferrari errou e, depois de ter arrancado com os seus carros entre os três primeiros lugares na grelha de partida, terminou sem nenhum dos seus pilotos no pódio.

A ‘Scuderia’ parece inventar formas de conseguir perder corridas e ficar aquém do potencial do seu monolugar devido a decisões de validade duvidosa…

Não importa discutir sequer se hoje a formação de Maranello tinha o monolugar mais rápido em pista ou não, mas antes perceber como foi possível quem nem Charles Leclerc nem Carlos Sainz tenham conseguido terminar entre os três primeiros num dia em que o melhor dos Red Bull alinhou no décimo posto e Max Verstappen, que acabou por triunfar, fez até um pião que o obrigou a ultrapassar por duas vezes o homem do carro número 16.

Com a pista mais fria do que o esperado, os pneus duros foram quase unanimemente colocados fora da equação logo na sexta-feira, dado ser difícil gerar temperatura para que pudessem funcionar corretamente.

No entanto, os estrategas colocaram-se numa situação em que os tinham de usar com Leclerc, dado a forma como desenharam estrategicamente a prova do monegasco.

Os dois pilotos da Ferrari iniciaram a prova com pneus médios e, estranhamente, quando pararam pela primeira vez mantiveram-se no mesmo composto, deixando bem claro que iriam parar mais uma vez.

Desta forma mostraram o seu jogo às suas adversárias, Mercedes e Red Bull, mas havia ainda a expectativa de que seriam os macios os escolhidos para realizar o derradeiro ‘stint’.

Max Verstappen e George Russell começaram a corrida com as borrachas marcadas a vermelho e, muito embora tivessem os seus carros pesados com tanques cheios, conseguiram fazer dezasseis voltas.

Leclerc era o mais rápido dos pilotos da Ferrari e parecia caminhar para um triunfo, mas no seu segundo ‘stint’ realizou apenas 19 voltas com os seus médios, menos duas que no primeiro, quando tinha o carro mais pesado.

Os estrategas da formação de Maranello precipitaram-se na ânsia de responder à Red Bull e a Verstappen, quando este parou na 38ª volta, tendo chamado Leclerc na seguinte.

Com 31 voltas ainda por realizar, era demasiado cedo para montar macios, então foi decidido colocar duros com intuito de que o monegasco fosse até ao fim e apostar numa quebra de performance das borrachas amarelas do holandês.

O problema foi que os pneumáticos colocados no carro de Leclerc nunca atingiram temperatura, ficando exposto aos seus perseguidores e perdendo posições para Verstappen e George Russell.

Chamar o seu piloto a dezasseis voltas do fim para montar pneus macios foi a prova cabal do erro da Ferrari que o admitiu à frente de toda a gente.

Mais uma vez os homens da ‘Scuderia’ erraram e transformaram aquilo que poderia ser um bom resultado num desfecho penoso. Agora vem as férias e Mattia Binotto tem de refletir profundamente sobre o que se passou na temporada de 2022.

Terão de ser feitas modificações profundas na estrutura da equipa de estratégia da Ferrari, ou na forma como opera. Não precisam de rolar cabeças, mas é necessário que algo mude porque continuar assim é desaproveitar o carro e os pilotos.

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NOTEAM1
NOTEAM1
1 ano atrás

A Ferrari caiu no engodo que a RB criou, foi tão simples quanto isto. Tem-se falado muito no desastre que tem sido a Ferrari em termos estratégicos, e vamos esquecendo o brilhantismo da RB e do seu Nº1 Max Verstappen. Em relação ao Leclerc, não estou certo que a estratégia normal passando de médios para os soft lhe garantisse a vitória, mas pelo menos não terminaria num penoso sexto lugar. Seja como for, não se pode esquecer o trabalho da RB. Desde logo ao conseguir trazer um carro para a Hungria que tivesse ritmo para ombrear com a Ferrari, o… Ler mais »

Pitão
Pitão
Reply to  NOTEAM1
1 ano atrás

A ferrari errou logo de inicio, deixou o Sainz livre para atacar o Russel, coisa que ele não fez, e o LEclerc tb não o pressionou (ao Sainz) para que este pudesse dar tudo, o que Sainz não fez, preferiu esperar que os Soft do Russel se degradassem, o que não aconteceu. Ora, logo aqui a Ferrari esteve mal, se o Sainz ao fim de 10 voltas não estava próximo o suficiente do Russel, deviam ter trocado de posições. (já agora, o Perez arrancou melhor que o Max, passou-o inclusive, mas a troca foi tão natural que nem apareceu na… Ler mais »

Last edited 1 ano atrás by Carlos Soares
NOTEAM1
NOTEAM1
Reply to  Pitão
1 ano atrás

Parece-me que o Leclerc não passou o Sainz na parte inicial, precisamente para estender o primeiro Stint o mais possível, e com isso, ficar em condições para atacar o Russell mais confortavelmente com um segundo jogo de pneus médios mais frescos.
Ou seja, até aqui tudo certo.
Tudo o que acontece a seguir ao momento da ultrapassagem ao Russell estou totalmente de acordo com o que diz.

Last edited 1 ano atrás by NOTEAM1 NOTEAM1
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
1 ano atrás

A estratégia da Ferrari é digna duma equipa do fundo do pelotão. Quantos campeonatos já foram ao ar por causa de erros estratégicos? Nem em segundo vão ficar!

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
1 ano atrás

Os estrategas (serão mesmo???…) da Ferrari parecem aqueles grupos de bêbados que se juntam todas as noites nos cafés, inevitavelmente bebem demais e acabam a noite a dizer que a terra é plana e o Homem nunca foi à Lua…

rmcracing
rmcracing
1 ano atrás

Enquanto o director desportivo da Ferrari for o Sr B(urr)inoto, não vão passar disto….

917/30
1 ano atrás

Se com pneus médios fazer (pouco mais ou menos) as mesmas voltas que outros com macios já é mau, pior ainda, é meter pneus duros num dia de temperaturas mais baixas, e isto depois de já se ter visto que os Alpine não estavam a andar com esses pneus. Muito mau!

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
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