GP França F1: O filme do Treino Livre 2

Por a 22 Julho 2022 17:05

Lewis Hamilton esteve de volta ao seu Mercedes depois de Nyck de Vries ter tido mais uma oportunidade na Fórmula 1 no primeiro treino livre, enquanto Valtteri Bottas substituiu Robert Kubica na Alfa Romeo. A Mercedes vai comparar os dados recolhidos no treino da hora de almoço durante a segunda sessão, com Toto Wolff a admitir que o desempenho do carro não foi tão positivo como queriam.

A McLaren transferiu o pacote de atualização para o carro de Lando Norris que foi utilizado anteriormente no de Daniel Ricciardo. Também a Red Bull esperava ter uma sessão mais calma do que a anterior.

12 pilotos entraram em pista com Bottas a liderar o pelotão para iniciar o segundo treino do GP de França. A Ferrari continuava a trabalhar no monolugar de Charles Leclerc depois do início da sessão.

Esteban Ocon foi o primeiro piloto a definir o ritmo do treino, registando, com pneus médios, o tempo de 1:35.600s. O seu companheiro de equipa, Fernando Alonso melhorou o tempo do francês, passando a liderar a tabela de tempos com 1:35.531s, também com pneus médios. Nesta altura, apenas Daniel Ricciardo, Lance Stroll e Nicholas Latifi escolhiam pneus duros para estarem em pista. 

George Russell, com o tempo de 1:34.810s, passou a liderar a tabela de tempos com pouco mais de 10 minutos da sessão, ultrapassando Kevin Magnussen, que tinha batido anteriormente o registo de Alonso. O companheiro de equipa do dinamarquês, Mick Schumacher perdeu o controlo do Haas VF-22 e fez um pião, conseguindo evitar o toque com as proteções do traçado francês. 

Já em pista depois da equipa ter estado a trabalhar até tarde no seu carro, Charles Leclerc colocou-se na liderança da sessão, com pneus médios, com o tempo de 1:34.182s. Por essa altura, Max Verstappen ainda não tinha nenhum tempo registado, mas Sergio Pérez fechava o top 5, atrás do monegasco, Russell, Pierre Gasly e Alexander Albon.

O neerlandês levou a Red Bull para o topo da tabela de tempos logo na sua primeira tentativa, com o tempo de 1:34.172s, menos 0.010s que o tempo de Leclerc. No entanto, com pneus macios e um novo fundo no Ferrari, Carlos Sainz bateu o registo do líder do campeonato por 0.850s, com o tempo de 1:33.322s. Faltavam ainda cerca de 40 minutos para o final da sessão.

Largando os pneus duros que montou no início da sessão, Lance Stroll subiu ao quarto lugar da tabela de tempos, a 1.273s do tempo de Sainz, selecionando o composto macio da Pirelli para a tentativa de volta rápida, sendo ultrapassado pouco depois pelo seu companheiro de equipa Sebastian Vettel (+1.193s) com o mesmo composto de pneus.

Na frente, e quase a meio da sessão, Leclerc recuperou o primeiro posto da tabela de tempos, depois de colocar pneus macios no Ferrari. O piloto monegasco bateu por 0.186s o tempo do seu companheiro de equipa, passando o tempo de referência a ser 1:33.136s.

Sainz respondeu a Leclerc e regressou à liderança da tabela de tempos (1:32.527s). Na mesma altura, Magnussen voltou a estabelecer um bom tempo, passando para o terceiro lugar. 

Na segunda metade da sessão, quando os tempos estavam a melhorar conforme os pilotos entravam em simulações de qualificação, Max Verstappen passou para o terceiro posto da tabela de tempos, não conseguindo bater os dois pilotos da Ferrari com os pneus macios, ficando a 0.550s de Sainz.

Na primeira tentativa de pneus macios, George Russell saltou para o quarto posto da tabela de tempos, a 0.764s do tempo do espanhol da Ferrari. Lando Norris, depois de abortar a sua primeira volta após um erro nas primeiras curvas, viu o seu tempo apagado por ter excedido os limites de pista. 

Depois de algum tempo parado na box, Sergio Pérez saiu para a pista com pneus macios e saltou para o décimo lugar na tabela de tempos, a mais de 1.5s do tempo de Sainz. 

À entrada dos últimos dez minutos os dois Ferrari continuavam a liderar a tabela de tempos, enquanto Max Verstappen era terceiro e queixou-se de subviragem, efeito que o piloto neerlandês não gosta no seus monolugares. Os dois Mercedes, com Russell na frente de Hamilton, fechavam o top 5. 

Os momentos finais ficaram marcados por simulações de corrida, com os pneus médios a serem novamente escolhidos pela maioria dos pilotos.

Mantém-se a ordem vigente, com Ferrari e Red Bull na frente, mas com a equipa de Max Verstappen e Sergio Pérez a ter de procurar soluções para diminuir a desvantagem para Charles Leclerc e Carlos Sainz. A Mercedes está por perto, seguindo-se McLaren e Alpha Tauri.

O terceiro treino está agendado para as 12 horas de amanhã e a sessão de qualificação tem início marcado para as 15 horas.

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