GP França F1: Estratégia da Alpine só beneficiou Alonso

Por a 21 Junho 2021 12:32

A Alpine apostou em duas estratégias diferentes para cada um dos seus pilotos. Fernando Alonso, que se qualificou em 9º, largou com pneus médios, trocando depois para os duros, enquanto Esteban Ocon, 11º na qualificação, saiu para a corrida com pneus duros, parando 10 voltas mais tarde que o seu colega de equipa, na volta 28.

Fernando Alonso começou bem a corrida ao partir do nono lugar da grelha e saltar para o sétimo lugar a meio da primeira volta. Na volta 18 parou para trocar para pneus duros e até final, o seu ritmo foi forte e foi capaz de subir de volta aos pontos. Nas últimas cinco voltas, Alonso esteve envolvido na batalha com Daniel Ricciardo e Pierre Gasly pelo sexto lugar, mas o espanhol teve de se contentar com o oitavo lugar.

“Começámos em nono e terminámos em oitavo e, no final, executámos a corrida como queríamos, por isso hoje estou contente com o resultado. Não esperávamos que os pneus se degradassem como o fizeram e os nossos pneus médios não duraram muito tempo no início da corrida. Fiquei um pouco preocupado, mas quando mudámos para o duros mostrámos um ritmo forte e levámos até ao fim e parecia que nas últimas voltas, poderíamos ultrapassar Gasly e Ricciardo. Já tivemos desempenhos semelhantes em alguns circuitos, tanto no sábado como no domingo, por isso penso que podemos estar um pouco mais relaxados que esta é a nossa verdadeira posição e não a que mostrámos no Mónaco”, confirmou Alonso depois da corrida.

Esteban também fez uma largada sólida com pneus duros, colocando pressão sobre ambos os McLarens à frente. Não foi capaz de manter o seu ritmo no primeiro stint e, depois de ter trocado de pneus para médios, na volta 28, o francês ficou fora dos pontos. A partir daí, não conseguiu avançar mais no terreno e terminou na décima quarta posição.

“Não encontrei ritmo com nenhum dos pneus, estavam a degradar-se muito rapidamente, e isso significou não sermos capazes de tentar chegar aos pontos. Vamos aprender com este fim de semana e seguir em frente. A próxima corrida é na próxima semana, e o nosso objetivo é regressarmos com força“, afirmou o piloto que estaria à espera de um grande resultado no “seu” circuito e frente ao “seu” público.

Para o diretor executivo da Alpine, Marcin Budkowski, a corrida foi “dominada pela gestão de pneus e o seu desgaste e foi uma história muito diferente para ambos os nossos carros. Tentámos uma estratégia inversa com Esteban, e ele teve mais desgaste no primeiro stint. Na altura em que parou, a sua corrida já estava comprometida.

Fernando teve uma boa partida e estava entre os dez primeiros na luta por toda a corrida. Também teve algum desgaste frontal, mas, conseguimos resolver isso no segundo stint com pneus duros e foi capaz de exercer alguma pressão sobre Gasly e Ricciardo na renhida batalha pelo sexto lugar. É bom voltar a correr com os nossos rivais na pista depois de duas corridas difíceis, mesmo se sentirmos que poderíamos ter conseguido mais pontos neste fim de semana”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
*RPMS*™
2 anos atrás

Os pneus médios degradaram-se bastante rápido e isso quase deitou tudo a perder.
Apenas a excelente recuperação que Alonso conseguiu fazer com os pneus duros é que permitiu à equipa somar pontos na sua corrida caseira.
Ocon é um piloto bastante rápido mas ainda não tem aquele “bocadinho mais” que Alonso sempre teve e que faz a diferença nestas alturas…

Cumprimentos

no-team
2 anos atrás

É verdade que beneficiou mais o Alonso que o Ocon, mas em defesa do piloto espanhol, esta foi a sua melhor performance desde que retornou à F1. Se noutras ocasiões, foi evidente que o Ocon tirou melhor partido do carro, desta vez foi o Alonso quem esteve sempre mais à vontade, começando logo na qualificação a desenhar o bom resultado que confirmou na corrida. Além disso, tal como aconteceu em Baku no restart, voltou a ter um mega arranque, uma das suas grandes valências no passado . A julgar pelas fracas performances recentes da Alpine, também pela performance do Ocon,… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Normal, ele já está a fazer de tudo para parar Ocon. Não conseguiu em pista, então agora começaram os jogos de bastidores. Deve ser coincidência que assim que assinou novo contrato, Ocon passou a levar com as estratégias manhosas… lol

*RPMS*™
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

A azia faz a cabeça inchada,
as pálas fazem ver mal,
o “heroizinho” foi comido de cebolada,
o comentário, é buçal.
Quando se é hater pequenino,
não se sabe o que dizer,
volta para a caverna meu menino,
é o melhor que tens a fazer!
Priceless… Cumprimentos

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado