GP EUA, F1: FIA vai discutir com pilotos episódio entre Raikkonen e Alonso

Por a 25 Outubro 2021 11:18

A FIA quer discutir a tomada de decisão por parte dos comissários sobre o episódio ocorrido entre Kimi Raikkonen e Fernando Alonso na curva 1 do Circuito das Américas. O espanhol é da opinião que o adversário manteve a posição, beneficiando de ter saído de pista e criticou novamente os comissários por tomarem decisões contraditórias durante a corrida. A Alpine prontamente comunicou com Michael Masi – o diretor de corrida não julga este tipo de incidentes, apenas o colégio de comissários tem essa função – que no final do GP afirmou fazer a questão de abordar o tema no próximo briefing com os pilotos, antes do GP do México. 

“Consigo compreender a sua frustração”, disse Masi em relação às críticas do piloto espanhol. “Não ouvi a sua frustração, mas consigo compreendê-la. A decisão a respeito dele e de Kimi na curva 1 foi certamente marginal. É algo que vamos discutir no próximo  briefing de pilotos com todos os pilotos. Penso que há duas partes na história, obviamente a ultrapassagem e a análise sobre o forçar a sair da pista. E depois o elemento subsequente da ultrapassagem. É algo que vamos discutir em grupo na próxima reunião.

Masi admitiu que a decisão de não aplicar nenhuma penalização à vantagem ganha por Raikkonen fora de pista, deveu-se ao facto de Alonso o ter forçado a sair. O homem da FIA ainda respondeu a uma questão lançada sobre a comunicação sarcástica de Alan Permane, da Alpine, dizendo que, “tenho uma boa relação com todos os diretores desportivos. Todos eles estão a lutar pela sua equipa e é isso que se espera”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
2 anos atrás

Se fosse gravilha Kimi tinha que tirar o pé mas é mais um problema do desenho dos limites da pista do que um problema dos pilotos.

JP INAU
JP INAU
Reply to  sr-dr-hhister
2 anos atrás

Então e a regra de deixar espaço? Esta é claramente uma zona cinzenta do regulamento e sempre será. Creio que ninguém me vai chamar velho por dizer que antigamente não havia polémica acerca destas situações e o maior exemplo é o GP da França em 1979 com a célebre luta Villeneuve/Arnoux. Há 3 coisas que se podem fazer: Fazer todas as escapatórias em gravilha com o risco que isso representa para o piloto em caso de capotanço, acabar com as escapatórias e promover mais as pistas urbanas e os muros de que tanto gostam os fans da Indycar, ou simplesmente… Ler mais »

Scb2
Scb2
Reply to  JP INAU
2 anos atrás

A primeira regra antes de todas é a do bom senso. Se a regra do deixar espaço for aplicada de forma cega em todas as situações, vamos ter ou penalizações a toda a hora, ou pilotos carneiros. Se há espaço um piloto digno desse nome vai tentar aproveitar.
Será uma zona cinzenta e será sempre polémico distinguir onde penalizar e onde não penalizar. Não há solução perfeita. Mas pior que essa solução, será andar sempre a mudar a regra e a sua interpretação consoante quem mais chora.

917/30
2 anos atrás

Nada a dizer, FA empurrou Kimi para fora e este não levantou o pé e passou. Foi giro de ver estes jovens (com soma de idades de 82 anos) a disputar um 13º lugar como se fosse o 1º.

NOTEAM1
NOTEAM1
2 anos atrás

Um fantástico circuito, que seria ainda melhor se não tivesse estas escapatórias absurdas, não há outra forma de as adjectivar. Neste caso específico, é claro que o Alonso “empurra” o Kimi, faz o que tem a fazer para proteger a sua posição, levando o “ice man” a efectivamente ultrapassar para além dos limites de pista estabelecidos pela própria direção de corrida. Estes critérios dúbios, um pouco ao sabor do momento, geram dúvidas legítimas nos pilotos e nos adeptos, ou respeitam os limites de pista ou não e é igual para todos. Uns perdem poles por passar centímetros para além da… Ler mais »

V8_scars
V8_scars
2 anos atrás

Alonso, que não é burro nenhum, esqueceu-se da manobra em tudo idêntica, mas nas posições opostas, que teve com o Giovinazzi, em que ultrapassou o italiano da Alfa por fora dos limites da pista e nem perguntou se devia ceder a posição novamente, tendo ainda ouvido o seu engenheiro a “bater palmas” pela manobra.
Se querem acabar com duvidas ponham gravilha, relva ou muros e assim já ninguém se atreve a passar metros fora da pista como se nada fosse.

Pity
Pity
2 anos atrás

Há uma diferença entre exceder os limites por ser empurrado e excedê-los por distração ou excesso de velocidade. Não me lembro (pode ter acontecido) de algum piloto ter sido penalizado por ser empurrado e, mesmo assim, manter a posição.
No caso Kimi x Alonso, este não tem razão, porque foi ele a empurrar o adversário. Já o caso Alonso x Giovinazzi foi diferente, este empurrou e passou, pelo que foi obrigado a ceder a posição. Acho que isto é tão simples de analisar, que nem devia ter discussão.

NOTEAM1
NOTEAM1
Reply to  Pity
2 anos atrás

https://www.youtube.com/watch?v=R71THxyTxxo
Fiquei um pouco confuso. Está a falar desta manobra?
Parece-me que está a falar da ultrapassagem do Alonso, mas antes, houve este momento, em tudo igual ao do embate entre o Alonso e o Kimi. No caso da primeira luta entre ambos, o Gio foi para lá dos limites da pista e forçado a ceder posição.
Eu pergunto onde está a consistência na aplicação da lei?

Last edited 2 anos atrás by NOTEAM1 NOTEAM1
RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

Estas situações estão tão bem definidas e são tão bem aplicadas que… semana sim, semana sim… a FIA tem de fazer esclarecimentos…
Quando se “embrulham” interesses com regras… dá nisto…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado