GP EUA F1: Fernando Alonso penalizado e perde pontos; Alpine contesta decisão

Por a 24 Outubro 2022 09:02

Fernando Alonso foi relegado para fora dos 10 primeiros classificados do Grande Prémio dos EUA depois de um protesto apresentado pela Haas. O colégios de comissários desportivos aceitou o protesto e penalizou o piloto espanhol da Alpine com um ‘stop&go’ de 10 segundos, convertido em 30 segundos adicionados ao seu tempo final. Assim, Alonso baixou do 7º lugar para o 15º posto da classificação. A Alpine contesta a penalização, e apesar de não poder recorrer da penalização de tempo, tentará encontrar uma solução para ser restituído o lugar original ao seu piloto.

Alonso terminou no sétimo lugar no Circuito das Américas depois de recuperar de um acidente a meio da corrida com Lance Stroll, mas após a corrida, a Haas apresentou um protesto sobre Alonso e Sergio Pérez, da Red Bull. A equipa norte-americana expressou os respetivos carros dos pilotos tinham estado em pista sem segurança durante a corrida, devido aos danos sofridos. Apontou ainda, as três ocasiões em que este ano foi mostrada a Kevin Magnussen a bandeira preta e laranja por ter sofrido danos na asa da frente.

Enquanto o protesto contra Pérez foi rejeitado pelo CCD, o protesto contra Alonso foi aceite e foi emitida uma penalização de 10 segundos de ‘stop&go’, convertida em penalização de 30 segundos.

As equipas não podem recorrer das penalizações por tempo, pelo que a Alpine tem de aceitar a decisão dos comissários, mas encontrou uma forma de tentar contestar a decisão, alegando que o protesto da Haas foi apresentado com vários minutos de atraso. O CCD considerou este facto ao avaliar os protestos da equipa norte-americana, mas aceitaram justificando que “o cumprimento do prazo não foi possível neste caso”.

Em comunicado a Alpine afirmou que: “a FIA tem o direito de mostrar a bandeira preta e laranja durante a corrida se considerarem insegura e, nesta ocasião, avaliaram o carro e decidiram não mostrar a bandeira. Além disso, após a corrida, o delegado técnico da FIA considerou o carro legal. A equipa também acredita que devido ao protesto ter sido apresentado 24 minutos depois do prazo especificado, não deveria ter sido aceite e, portanto, a penalização deveria ser considerada como inválida”.

Para já, como consequência da penalização imposta apenas ao piloto espanhol da Alpine, Sebastian Vettel sobe ao sétimo lugar, à frente de Kevin Magnussen, com Yuki Tsunoda em nono e Esteban Ocon a herdar o ponto do décimo lugar.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
AM1973
AM1973
1 ano atrás

Não consigo perceber a dualidade de critérios. O Pérez também deveria ter sido penalizado. Ou isso ou tinha de parar nas boxes. Todos vimos, nas repetições, parte da asa da frente do RB voar. E se tivesse atingido um comissário? Ou outro piloto? E o mesmo aconteceu com o espelho do Alonso. E porque não entrou o safety car para os comissários retirarem o referido espelho?

Thor
Thor
1 ano atrás

Felizmente nenhuma penalização apaga a corrida que o “velho” Alonso fez.

Honda Power
Honda Power
1 ano atrás

Todas estas situações, incluindo as do Magnussen, são irrisórias, quando comparadas com o que aconteceu o ano passado… quando um F1 se transformou num triciclo e fez praticamente uma volta completa. Não só foi permitido continuar, como ganhou a corrida. Palhaçada…

Scb
Scb
1 ano atrás

Todo esta situação é ridícula. A FIA (comissários, director de corrida) não tiveram tempo suficiente para verificar que o carro era um perigo e mostrar a bandeira laranja e preta? Um espelho a cair e ficar no meio da reta passou despercebido? E depois de a corrida terminar é que sai esta penalização e apenas ao Alonso? Pérez nada? Russell nada? (porque se o espelho de Alonso se aguentasse como a aleta de Russell aguento, já não era perigoso?).

zanas
zanas
1 ano atrás

Se os pontos retirados ao Alonso valecem o título na ultima corrida gostaria de ver qual seria a decisão da FIA! Mais uma vez “fortes com as equipas fracas e muito fracos com as equipas fortes”….

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado