GP Espanha F1: Max Verstappen explica mensagens de rádio
Max Verstappen terminou na segunda posição o Grande Prémio de Espanha. Durante a corrida, o holandês fez-se ouvir em “alto e bom som” nas comunicações rádio com a equipa, quando se queixava do estado dos seus pneus e da equipa se preocupar demasiado com a estratégia da Mercedes.
À f1.com, Verstappen explicou: “No final do dia não podemos controlar o que eles fazem (Mercedes). Apenas podemos tentar ter a estratégia mais rápida para nós. Eu queria parar e a equipa não me chamava. Estava com muitas dificuldades com os pneus e a perder tempo”.
“Por isso disse no rádio que não me interessava se saia atrás dos Racing Point, porque ia passá-los facilmente, porque éramos mais rápidos, especialmente com os pneus novos”.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
O Max tem uma excelente capacidade em simplificar as coisas. Bom raciocínio lógico. Enquanto a RB estava a pensar em gaps e targets, Max simplesmente pensou; “pneus gastos, perda de tempo, trocar pneus”. Simples.
Tmb nao e assim tao simples…
Quando se está a perder 1s por volta… é simples…
Não é assim tão simples, o target da equipa era o segundo lugar, ir mais cedo ás boxes significa ter pneus mais gastos no final da corrida e com isso ficar vulnerável a Bottas. A ideia da RB era perder algum tempo agora para depois ter melhores pneus mais para o final para poder defender-se de Bottas mais eficazmente. Acabou por não ser preciso por Bottas ter montado pneus suaves e não ter conseguido fazer nada com eles.
O problema é ter que recuperar o tempo perdido… ter pneus excelentes e estar a 15s do Bottas também não serve para nada…
‘Bono my tires are gone!’ 😀
Claro que a estratégia da Mercedes era deixar o Max ir primeiro às boxes e depois fazer a mesma opção. E a RB provocou a Mercedes com o Albon e pneus duros mas a Mercedes não respondeu. Sendo certo que com isso também obrigou a Mercedes a esperar para ver que pneus punham no Max. A Mercedes sabe que salvo um erro seu (ou dos pilotos) ou uma estratégia inesperada da RB tem capacidade para ganhar sempre. E portanto só tem de se preocupar com a estratégia. Se o Max tivesse entrado mais cedo, não alterava nada com o LH… Ler mais »
Com o retorno aos compostos “normais” à temporada, era expectável o retorno ao domínio Mercedes. Mas ficou evidente, que ao invés de banirem tudo e mais alguma coisa…a Pirelli pode rapidamente mexer nas prestações das equipas. Basta que a FIA e Liberty Media assim o queiram.
Ainda estou para perceber como ele ficou a frente do Bottas 😀
Muito fácil. Sempre que o Bottas se aproximou, porque teve de recuperar lugares e tempo, também degradou os pneus, ainda mais que o Max naturalmente. Se a isso juntarmos o facto do circuito também não ajudar quem vem atrás, que ou consegue aproximar-se rapidamente e passa à primeira ou segunda tentativa, ou nunca mais passa, e ainda a noção que ultrapassar o Max nunca é fácil, fica explicado porque o Bottas não passou. Pode-se juntar talvez a falta de coragem da Mercedes em tentar algo de diferente nas trocas de pneus.
O Max tinha um comportamento muito “histérico” nas comunicações rádio mas anda muito mais calmo (ou maduro, como preferirem), gostei de ver a evolução neste último GP… outros… eram, são e serão…
Fartou-se de chorar na rádio e saiu bem. Por isso está de parabéns junto com os seus pneus.